sábado, 11 de janeiro de 2025

Ananindeua entra na pauta do clima: Secretaria de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, unidades de conservação, crédito de carbono

Ilha João Pilatos 

Dr.Daniel criou nesta sexta feira (10)  um grande pacote de leis que inclui uma nova politica municipal. Destacamos:

Enfrentamento às Mudanças Climáticas

Foi criada uma Secretaria Extraordinária para cuidar do assunto. Temos que destacar três fatos muito importantes que estão na lei:

Numa só canetada, o Dr, Daniel criou 17 novos parques e Bosques municipais. Assim como o Parque Danúbio e o Seringal  pretende preservar essas 17 áreas. O impressionante são os números...

Hoje são 5 hectares protegidos pelo município, na soma da área do Danúbio e do Seringal, com as novas áreas serão quase 8 mil hectares, cerca de 41% do território de Ananindeua.  A lei que cria a Secretaria de Enfrentamento às Mudanças Climáticas define a política de créditos de carbono:

Política Municipal de Comercialização de Créditos de Carbono  -

A dimensão de mercado, relacionada à comercialização de créditos de carbono no mercado voluntário, e que incluirá o planejamento de mecanismos de transação de créditos para empresas e iniciativas locais que busquem compensar suas emissões de carbono;  dimensão de não mercado, com vistas a promover a captura de carbono através de práticas sustentáveis de manejo de resíduos e conservação ambiental, especialmente em áreas de preservação, recuperação de áreas degradadas e proteção de unidades de conservação; dimensão de mercado regulado de carbono, a ser implementada conforme regulamentação federal, assegurando que o município esteja preparado para integrar-se ao mercado regulado de carbono quando houver regulação a nível nacional. 

 Pagamento por Serviços Ambientais 

 São beneficiários das políticas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no município de Ananindeua: agricultores familiares, que adotem práticas de produção sustentável e de baixo impacto ambiental;  ativistas e promotores de políticas de alimentação saudável e consumo sustentável, que contribuam para a conscientização ambiental e a redução de resíduos urbanos. É um grande avanço para o município essa nova política ambiental.

Nenhum comentário: