segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Unidades de Pronto Atendimento de Ananindeua oferecem serviço 24 horas à população

 


Via Ananews 

O funcionamento conta com equipe multiprofissional e oferta raio-x, eletro, pequenas cirurgias, curativos, vacinação, entre outros serviços

O município de Ananindeua conta com oito Unidades de Pronto Atendimento. São elas: Daniel Berg (Icuí), Dom Helder Câmera (Cidade Nova), Nonato Sanova (Distrito Industrial), Marighella (Aurá), PAAR, Jaderlândia, Água Lindas e Guanabara. Dessas, todas passaram ou por manutenção de reparos em sua estrutura ou foram 100% reconstruídas pela atual gestão da Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Vale ressaltar que todas essas unidades citadas prestam serviço 24 horas à população de Ananindeua, de portas abertas (demanda espontânea).

Entenda o fluxo de atendimento

Ao chegar na unidade, o paciente, primeiramente, é acolhido pelos recepcionistas (os quais farão a ficha do paciente) e logo é encaminhado para a sala de triagem, onde o profissional de enfermagem fará a classificação de risco onde o estado de saúde será classificado como: vermelha (quando for emergência); laranja (quando for muito urgente); amarelo (quando for urgente); verde (quando não for grave); e azul (quando não for urgente).

Em seguida, o paciente passa pela avaliação médica com um profissional clínico geral, que o direcionará para os procedimentos adequados. Unidade de Pronto Antendimento do PAAR

Um exemplo para a compressão desse fluxo é a Unidade de Pronto Atendimento do PAAR (reinaugurada em Junho de 2024), a qual integra o Complexo de Saúde do PAAR (onde há, também, duas Clínicas Saúde da Família e uma Policlínica). O funcionamento é 24 horas e conta com uma equipe multiprofissional e oferta raio-x, eletro, pequenas cirurgias, curativos, vacinação, entre outros serviços. O horário que eu mais preciso é este horário de meio dia, do almoço, porque é o horário da minha folga. E aí, sempre que eu passo mal, eu venho aqui e encontro médico. A equipe toda está aqui presente e sempre sou atendida. Nunca deixei de ser atendida e nunca saí daqui insatisfeita", contou a dona de casa Alessandra Albuquerque, moradora do PAAR que aproveitou o horário do almoço para ir à Unidade de Pronto Atendimento do PAAR.

Gestora da unidade, Priscila Souza refonsrça: "somos uma unidade de pronto atendimento e trabalhamos com classificação de risco 24 horas. Somos uma equipe multiprofissional".

Ao visitar a Unidade de Pronto Atendimento do PAAR, a secretária municipal de saúde, Dayane Lima, constatou: "eletro funcionando, raio-x funcionando, estoque em dia, médico atendendo. Tudo isso 24 horas aqui na urgência do PAAR". Imagem ASCOM PMA.

Nenhum comentário: