segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Ibope ouviu somente 812 eleitores no Pará. Os números podem estar perto do real, mas tem muita margem para não serem os reais















Deu no blog do Giorlando. *

O Ibope ouviu somente 812 eleitores no Pará. Os números podem estar perto do real, mas tem muita margem para não serem os reais. Erro de 3 p.p. é pouco, para mim é apenas uma referencia técnica usada pelo instituto, que sabe ser o Pará – por seus aspectos geográficos – um estado onde as eleições tornam-se atípicas. Na sua leitura da pesquisa do Ibope, eleitor paraense, aumente um pouco mais a margem de erro.

O Pará é gigante e as distâncias entre os municípios pesquisados – fora da região metropolitana – autorizam a entender que a influência de uma região sobre a outra não é grande. É maior ainda entre os municípios pesquisados e os que foram deixados de lado na amostragem.

O resultado do Ibope apresentado tem mais a ver, com certeza, com Belém e região Metropolitana. Ali, talvez, Ana Júlia deva aumentar – e melhorar – seus esforços de campanha. Em Marabá e Santarém e outros dois ou três municípios com eleitorado maior é preciso colocar os partidários para trabalhar mais.

É fundamental, prioritário, baixar a rejeição da candidata – e não do governo. Tudo o que se pensar na propaganda eleitoral deve visar a isso. E isso era para ser a lição básica por lá. A comparação governo por governo pode não ser suficiente para convencer o eleitor que ainda esteja reticente a votar na candidata do PT. Acho que a Link vai achar uma mensagem adequada para isso ainda esta semana. Ou pode ser tarde.

Se houver 2º turno (contra Jatene) Ana Júlia pode ser eleita – eu acredito que será -, mas se o Ibope estiver certo, ou bem perto de certo, vai ser muito complicado, uma dura batalha, a ser decidida pelas inclinações de Jader e de Almir, juntos ou separados. O pessoal que auxilia a governadora em busca da reeleição sabe que forma é bom na propaganda eleitoral, mas conteúdo e emoção sincera, dela, principalmente, são fundamentais. O pós-Ibope dá um contorno dramático à eleição no Pará, para o PT.

Leia sobre a pesquisa Ibope no Pará aqui.

*Jornalista Baiano/publicitário com longa experiência em marketing político

3 comentários:

Cláudia Castelo Martins disse...

O povo não permitirá retrocesso dos vendilhões do patrimônio público; dos assassinos da curva do S em Eldorado; do achatamento salarial de mais de 75% de nosso salário;da ausência da administração estadual nos municípios e que motivou o sentimento separatista existente; da insensibilidade para com a exclusão social e os mais necessitados. Está claro sim, a grande diferença existente entre o projeto de governo do PT e o do PSDB!Quanto a pesquisa, basta lembrar que este mesmo IBOPE já errou e feio aqui mesmo neste Estado, quando previu a vitória de Almir contra a própria Ana Júlia em 2006. A Globo e suas afiliadas tem dessas coisas! Não esquecer que uma das primeiras medidas do atual governo estadual foi o de acabar com a mamata da Tv Liberal, que usava as retransmissoras da Funtelpa e ainda recebia do governo tucano por usá-las. Passem mais tarde! Fora tucanada!

Anônimo disse...

ei Ruy pare com isso vc n anda nas ruas não a Ana não está fazendo campanha e a milintancia n vai fazer campanha p sustenar DaS que eles n foram chamados p discuti, e como chamar o Partido se nas eleições passadas o governo n estava nem ai p eleições dos candidatod do PT, companheiro é muito complicado defender um governo q vc n se sente avontade, + o nucleo de campanha tem q mudar e ir p rua fazer campanha se n esse JATEVE leva no 1º turno, alguma coisa tem q mudar.


Danilo Ananindeua

Anônimo disse...

se esse blog quer ter credibilidade tem que ser imparcial tem que deixar de ser um blog acervoço do pt