terça-feira, 31 de julho de 2012

O que é Quociente Eleitoral para eleger vereador?




O QUE É QUOCIENTE ELEITORAL?

POR QUE DETERMINADO CANDIDATO A VEREADOR DE UM PARTIDO "X" OBTEVE MAIS VOTOS E NÃO FOI ELEITO E OUTRO CANDIDATO DE UM PARTIDO "Y" OBTEVE MENOS VOTOS E FOI ELEITO?

POIS BEM, NO BRASIL, AS ELEIÇÕES PARA O CARGO DE VEREADOR SÃO DETERMINADAS POR "ELEIÇÕES PROPORCIONAIS", OU SEJA, HÁ QUE SE FAZER UM CÁLCULO MATEMÁTICO POUCO CONHECIDO: É O "QUOCIENTE ELEITORAL", QUE SE OBTÉM DIVIDINDO-SE O NÚMERO DE VOTOS VÁLIDOS (EXCLUINDO-SE OS NULOS E EM BRANCO) PELO NÚMERO DE VAGAS NA CÂMARA. ASSIM, PARA SE ALCANÇAR UMA VAGA, CADA PARTIDO/COLIGAÇÃO, OBRIGATORIAMENTE, DEVE SOMAR ENTRE TODOS OS SEUS CANDIDATOS A VEREADOR AQUELE QUOCIENTE ELEITORAL. PARA DETERMINAR O NÚMERO DE CADEIRAS QUE CADA PARTIDO/COLIGAÇÃO OCUPARÁ, ENCONTRANDO-SE AGORA O "QUOCIENTE PARTIDÁRIO", DIVIDE-SE A QUANTIDADE DE VOTO DE CADA PARTIDO/COLIGAÇÃO PELO QUOCIENTE ELEITORAL. POR FIM, O BRASIL UTILIZA O SISTEMA DE LISTA ABERTA, ASSIM, OS CANDIDATOS MAIS VOTADOS DENTRO DO PARTIDO/COLIGAÇÃO ESTARÃO ELEITOS.

EXEMPLO

O MUNICÍPIO DE MORRETES TEM 11 VAGAS NA CÂMARA DE VEREADOR. NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, EXCLUINDO-SE OS VOTOS NULOS E EM BRANCO, CONTABILIZARAM 11.000 VOTOS VÁLIDOS, ASSIM, O QUOCIENTE ELEITORAL SERÁ DE 1.000 VOTOS. LOGO, PARA QUE CADA PARTIDO/COLIGAÇÃO ELEJA UM VEREADOR, HÁ QUE ALCANÇAR 1.000 VOTOS (SOMA DE TODOS OS VOTOS OBTIDOS PELOS SEUS CANDIDATOS).
- PARTIDO "A": 1000 VOTOS. LOGO, O PARTIDO "A" CONSEGUIRÁ UMA CADEIRA;
- COLIGAÇÃO "B/C": 2000 VOTOS. DE IMEDIATO, ALCANÇOU DUAS CADEIRAS NA CÂMARA (DENTRE OS MAIS VOTADOS NA COLIGAÇÃO "B/C");
- PARTIDO "D": 5000 VOTOS.  O PARTIDO "D" TERÁ DIREITO A CINCO CADEIRAS (DENTRE OS MAIS VOTADOS NO PARTIDO "D");
- COLIGAÇÃO "E/F/G": 3000 VOTOS. A COLIGAÇÃO ALCANÇOU TRÊS CADEIRAS.

CONCLUSÃO:

AGORA, VAMOS IMAGINAR QUE NO PARTIDO "A" (OBTEVE 1000 VOTOS E UM ELEITO) O CANDIDATO JOÃO DOS ANZOIS TEVE 501 VOTOS E JOSÉ DOS PEIXES OBTIVERAM 499 VOTOS. LOGO, O PRIMEIRO CANDIDATO ESTARÁ ELEITO, MAS O SEGUNDO, EMBORA COM 499 VOTOS, NÃO.
VEJAMOS O PARTIDO "D" (OBTEVE 5000 VOTOS, CONQUISTANDO CINCO CADEIRAS): OS CANDIDATOS MAIS VOTADOS  TIVERAM, RESPECTIVAMENTE, 700, 600, 500, 400 E 300 VOTOS. LOGO, ESSES CINCO ESTARÃO ELEITOS. OBSERVE QUE, NESSE CASO, TANTO O QUARTO COLOCADO (400 VOTOS), QUANTO O QUINTO COLOCADO (300 VOTOS) FORAM MENOS VOTADOS QUE JOSÉ DOS ANZOIS QUE OBTEVE 499 VOTOS.

Entenda melhor

Forma de cálculo: número de votos válidos computados na eleição para vereador  (nominais e nas legendas) divididos pelo número de vagas, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um se superior (art. 106 do Código Eleitoral).

Exemplos:


a) - votos válidos = 11.455

- número de vagas = 11

b) - votos válidos = 11.458

- número de vagas = 11

1.1. Exemplo a: 11.455/11 = 1.041, 36 resultando quociente eleitoral igual a 1.041.


1.2. Exemplo b: 11.458/11 = 1.041,63 resultando quociente eleitoral igual a 1.042.



2. Quociente Partidário:


Forma de cálculo: número de votos válidos (nominais e de legendas) dados a cada partido ou coligação, divididos pelo quociente eleitoral (arts. 107 e 108 do Código Eleitoral).


Tomando-se o exemplo a, em que o número de votos válidos é 11.455, resultando quociente eleitoral de 1.041 votos, e que, por hipótese, o Partido "A" obteve 6.247 votos e a Coligação "B" 4.164 votos, computando-se os nominais e na legenda, o quociente partidário seria:


2.1. Partido "A" = 6.246/1.041 = 6 (seis) vagas


2.2. Coligação "B" = 4.164/1.041 = 4 (quatro) vagas


Somadas as vagas distribuídas - 10 (dez) - restaria 1 (uma) vaga a ser preenchida pelo cálculo das sobras.



3. Sobras:


Forma de cálculo: número de votos válidos (nominais e de legenda) dados a um partido ou coligação divididos pelo número de candidatos a que tem direito + 1.

Tomando-se como exemplo a única vaga a ser preenchida pelo cálculo das sobras no exemplo a, bem como a votação supra mencionada, a 11ª (décima primeira) vaga pertencerá ao partido ou a coligação que obtiver a maior média.

3.1. Partido "A" = 6.246/(6+1) = 6.246/7 = 892


3.2. Coligação "B" = 4.164/(4+1) = 4.164/5 = 833


No exemplo acima, o Partido "A", por ter a maior média de votos, terá a 11ª vaga.


Nota: na eventualidade de existência de mais vagas a serem distribuídas através das sobras, deve-se repetir o mesmo cálculo, para o partido ou coligação que obteve a vaga anterior.


Exemplo: Partido "A" = 6.246/(7+1) = 6.246/8 = 780


Conforme o exemplo acima, a próxima vaga seria da Coligação "B", uma vez que, refeito o cálculo do Partido "A", a média de votos obtida pela referida agremiação partidária seria inferior à da Coligação. 


Fonte TRE do RGS 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vereador Naldo denuncia mazelas em Pirabas

Vereador Naldo
Estou Vereador em São João de Pirabas e Indignado coma Real Situação do Município, pois sou um dos Denunciantes das Mazelas e Desmandos do Atual Prefeito, Senhor Claudio Barroso/PMDB, inclusive Originando Processos, abaixo relacionados:
- TCM sob o Nº 201013875-00 - Tendo um Funcionário da Corte prestando Serviço a Prefeitura e Empresa GBM, inclusa no Bojo do Processo, Senhor Anazildo de Moraes com Trafico de Influência.

- MP, sob o Nº 201010010796, inclusive com Pedido de Afastamento do Prefeito por Improbidade Administrativa e o Nº123000001607/2010-37, este declinado do MPF.

- MPF sob o Nº123000000122/2011-15 eNº123000001333/2010 em andamento.

- TRE sob o Nº8201/2012, Comodidade ao Eleitor Alguns Vereadores da Base Aliada levavam somente os Documentos para produzir a Transferência do Cidadão entregando posteriormente ao mesmo e por Captação Ilícitade Sufrágio, ou seja, compra de Voto.

Por todo o Exposto e por conta dessas Denuncias fui Intimidado, Ameaçado, minha Esposa sofreu Atentado e minha Filha foi Agredida em Julho de 2011, isso tudo feito pelo Cunhado do Prefeito, Senhor João Serafim, vulgo Jiboião, tomei as medidas Legais, procurando a Delegacia Local eo MP, onde Tramita o Processo. Solicitei junto a Superintendência da Policia Civildo Interior, Capanema/PA e ao próprio MP (Fórum de Santarém Novo) Garantia deVida com Proteção Policial, mas até hoje não obtive Resposta do referido Pedido.

Confesso que estou Triste e Preocupado, por tudo que Fiz e Sofri se Valeu a Pena Defender os Direitos, o Interesse do Povo Pirabensee o da Justiça de nosso Estado, pois Eles dizem nos quatro cantos de Pirabas que nada vai acontecer e o Pior que ainda vai concorrer a Eleição de 2012 comtodo o aparato da Administração Pública, pois é público e notório o uso da Maquina Administrativa nas suas andanças pelas Vilas com Promessas e enganaçõese as Instituições nada fazem. Leia a entrevista que o Vereador Naldo deu ao blog em 2011

Relação dos responsáveis no Pará que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade TCU



Segundo a alínea g do inciso I do art. 1º da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64, de 1990), o responsável que tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, não pode se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.
Impugnações
Candidatos, partidos políticos ou coligações podem utilizar as informações contidas na lista do TCU para impugnar o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes no prazo de cinco dias, contados da publicação do edital do pedido de registro. A impugnação deve ser feita com base em petição fundamentada.

Fonte Site do TSE

domingo, 29 de julho de 2012

Twitter na Olimpíadas: Dilma, Marina, Zé Dutra, Formiga e Ganso






Quem foi a anta do governo que criou essa polêmica? RT “: Marina minimiza polêmica por sua presença na cerimônia de abertura. 


foi a anta do que trabalha na



Essa História do PIG querer usar Marina para apagar a luz de Dilma em Londres é patético. As duas são grandes Brasileiras. Viva o Brasil!

















Ganso e Formiga é Ananindeua nas Olimpíadas

sábado, 28 de julho de 2012

Jovens articulam a criação do Partido Pirata do Brasil

Via Blog Parádebates
Foto: Rui Baiano Santana

O 31º partido político brasileiro pode estar saindo do papel, por meio de cem pessoas que debatem nesta semana, em Recife, o estatuto do Partido Pirata do Brasil.

É o primeiro passo para oficializar a sigla. Os "piratas" esperam concluir a regulariza­ção no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o primeiro semestre de 2014.

A exemplo de legendas "piratas" fundadas em países como Suécia e Ar­gentina, o partido defende, segundo seus organizadores brasileiros, valores como liberdade de troca de informações na internet e respeito à privacidade.

Segundo o coordenador, o servidor federal Alexsandro Albuquerque, a maioria dos interessados são jovens de até 30 anos, com formação em informática, história, geografia e direito.

Após o evento, o partido registrará a agremiação em cartório. Isso é necessário para reconhecer a sigla como pessoa jurídica e permitem o início da captação das assinaturas exigidas por lei --pouco menos de 500 mil eleitores.

Participem!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Artigo de Ana Júlia: Jatene está brincando com o povo

 

Ex governadora Ana Júlia   / Foto Rui Baiano Santana

 

 

Via Blog da Ana Júlia

As denúncias sobre a superlotação na Santa Casa de Misericórdia continuam. Agora, descobriu-se que os novos leitos de UTI anunciados pelo governador para desafogar o atendimento a bebês em situação de risco não passaram de pirotecnia. Na verdade, as máquinas foram montadas apenas para as filmagens e fotografias, sendo depois encaixotadas novamente.





Jatene está brincando com o povo. Ou melhor, com a vida do povo.

Em meu governo, enfrentamos um problema grave no mesmo hospital. É fato que o problema é oriundo da municipalização dos serviços de saúde, que aconteceu sem que os municípios tivessem estrutura para comportar estes serviços. Logo, ele só poderá ser combatido através de um apoio do governo estadual aos municípios, para que proporcionem uma atenção básica em saúde de qualidade. Para isso, instituímos o Programa de Atenção Básica, que repassava aos municípios recursos, ajudando a custear aos serviços de saúde. Mas este repasse já não é mais feito.

Instalamos também Unidades de Cuidados Intermediários em hospitais municipais e conveniados com o SUS, para dar a assistência necessária a parturientes com gravidez de risco, desafogando o atendimento na capital e salvando vidas. Foram inauguradas 6 UCIs Neo-Natais: Belém(Hospital Abelardo Santos), Abaetetuba, Ananindeua, Castanhal, Bragança e Parauapebas.

Ajudamos os municípios a aumentar as equipes do programa saúde da família. O programa, que atendia 21,64% da população de 119 municípios em 2006 passou a cobrir 41% em 137 municípios. Aplicamos ao longo de 4 anos cerca de 5,3 bilhões de reais na saúde pública, 37,5% a mais do que o governo anterior.

Cuidamos também da Santa Casa. Investimos na ampliação dos serviços de UTI, com a instalação de 18 novos leitos, dando um salto de quase 90% neste tipo de leitos do hospital. Fora o investimento na construção do novo prédio da Santa Casa. Orçada em R$ 110,8 milhões, a nova Santa Casa terá 180 novos leitos, quase duplicando a capacidade de atendimento do prédio atual, tornando-a moderna e capaz de satisfazer as necessidades da população.

Convém destacar que a obra, recebida por Jatene em andamento e com recursos garantidos, andou a passos de tartaruga. Recentemente ela tem aparecido na publicidade oficial como uma obra de Jatene. Mas o povo paraense sabe quem cuidou da saúde das nossas mulheres e crianças, não é mesmo?

Outros investimentos na Santa casa de Misericórdia:

Foram investidos R$ 12.563.249,66 na aquisição de equipamentos, reformas do prédio e capacitação de profissionais de todos os setores.

Investimentos de R$ 6.000.000,00 em obras de adaptação e novos equipamentos (ressonância magnética e tomógrafo) com capacidade de duplicar as tomografias e realizar 500 ressonâncias/mês.

Recuperação completa do Centro Obstétrico, Área de Pré - Parto, Parto e Pós Parto; com troca de mobiliários e equipamentos .

Reforma completa do centro cirúrgico e enfermarias - R$ 1.500.000,00 investidos.

Implantação do "Novo Espaço Acolher" para hospedar e atender as vitimas de "escalpelamento" e seus acompanhantes durante o tratamento (em espaço externo à área hospitalar).

Inauguração da "Nova UTI Pediátrica" que duplicou os leitos (de 5 para 10).

Implantação de novos programas de residência médica e contratação de 108 preceptores para todos os programas.

Ampliação das taxas de sobrevida de recém nascidos em todas as faixas de peso; ampliamos de 25% para 38,1% entre os mais graves (peso menor de 1.000 gr ) .

Criação do "Projeto Parceiras do Peito", para prevenção do câncer de mama.

Parceria com a AMAM de capacitação continuada de profissionais de saúde do Marajó (PROJETO SUSPENSO ATUALMENTE).

"Premiação Bronze" em qualidade de gestão - 2009 e 2010 .

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Procura-se Ivan Diniz, funcionário do Sintepp Pará, desaparecido desde 20/07/12 em Algodoal

Qualquer informação, entrar em contato com a direção do Sintepp Ananindeua fone 8262-2205

Veja o que os candidatos podem e não podem fazer

 

Via Agência Brasil

A regulamentação do que é permitido ou proibido nas campanhas eleitorais é feita pela Resolução 23.370/2011 do Tribunal Superior Eleitoral. A norma permite, por exemplo, a propaganda política por meio da internet, desde que o candidato tenha o site registrado na Justiça Eleitoral. No caso do Twitter, ele só pode enviar mensagens para os seus seguidores, ou seja, àquelas pessoas que, por iniciativa própria, optaram por acompanhar as mensagens do candidato.
De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos, partidos ou coligações podem enviar mensagens eletrônicas no celular. Contudo, caso o eleitor comunique à operadora que não deseja receber essas mensagens, os candidatos têm até 48 horas para suspender o serviço. Se isso não for feito, poderá ser aplicada multa de R$ 100 por mensagem enviada indevidamente.
A legislação prevê ainda que a veiculação de propaganda eleitoral em bens particulares deve ser espontânea e gratuita, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço para essa finalidade.
Comum em eleições passadas, atualmente é proibida na campanha eleitoral a confecção, uso, distribuição por comitê, candidato, ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor, respondendo o infrator, conforme o caso, pela prática de captação ilícita de voto e, se for o caso, pelo abuso de poder.
Também não é permitida propaganda em postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. O candidato flagrado descumprindo esta norma terá 48 horas para remover a propaganda e pode receber multa que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.
Durante todo o período eleitoral é vedada a promoção de "showmício". A legislação permite ao candidato usar carros de som e trios elétricos, desde que não haja shows com a participação de artistas. É proibido o uso de símbolos semelhantes aos governamentais e divulgar mentiras sobre candidatos ou partidos para influenciar o eleitor, bem como ofender outra pessoa durante a propaganda eleitoral, exceto se for após provocação ou em resposta à ofensa imediatamente anterior.
Agressão física, alterar ou danificar propaganda de outros candidatos, oferecer prêmios ou organizar sorteios e a divulgação de propaganda eleitoral em outdoors também é proibido. A legislação permite o uso de cavaletes e bonecos para divulgação, a chamada propaganda móvel. Nesse caso, o candidato deverá respeitar o horário das 6h às 22h para a propaganda.
Nos três meses que antecedem as eleições, a legislação eleitoral veda o repasse de dinheiro da União para os estados e municípios, ou dinheiro dos estados para os municípios, exceto se for para cumprir compromissos financeiros já agendados ou situações emergenciais.
Também é proibida a contratação de shows em inaugurações de obras com verba pública e a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas, no caso daqueles que disputam cargo no poder Executivo.
Papel do cidadão
O cidadão deve desempenhar papel decisivo na fiscalização das eleições, afirma o secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral, o juiz Carlos Henrique Braga. Segundo ele, apesar de a Justiça Eleitoral estar presente em todo o território nacional, ela não consegue estar ao mesmo tempo nos 5.568 municípios onde serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no próximo dia 7 de outubro.

De acordo com Braga, desde o início do processo, o eleitor deve acompanhar os passos dos candidatos e colaborar para a lisura do pleito. “O grande desafio da Justiça Eleitoral é garantir o processo de escolha completamente isento, sem qualquer mácula”, disse. “Então, temos ressaltado a importância do eleitor. Portanto, após deflagrado o processo eleitoral, o eleitor tem como utilizar de mecanismos que possibilitem a fiscalização”, completou Braga.
“Se o eleitor vir um cartaz colado em uma árvore, por exemplo, ele já pode acionar a Justiça Eleitoral. Em todos os sites da Justiça Eleitoral estamos ressaltando isso, em todos os estados temos os tribunais regionais, em todos os tribunais nos estados temos as ouvidorias e os links para as reclamações”, disse o secretário-geral do TSE.
Nas eleições municipais, o juiz eleitoral de cada cidade tem papel fundamental na fiscalização do processo. Ele é responsável por receber as denúncias e aplicar as penalidades. A comunicação ou denúncia à Justiça Eleitoral também pode ser feita por e-mail e diretamente ao promotor de Justiça Eleitoral. Além dos canais disponíveis no âmbito da Justiça eleitoral, o cidadão também pode fazer denúncias às Polícias Civil e Militar.
Os tribunais regionais eleitorais também atuam na fiscalização, assim como o órgão máximo da Justiça Eleitoral, o TSE. O secretário-geral, porém, recomenda aos eleitores que, primeiramente, façam suas eventuais denúncias ao juiz eleitoral ou ao promotor da Justiça Eleitoral para que a respostas ocorram de forma mais célere. Com informações da Agência Brasil.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Briga entre Serra e blogueiros esquenta Twitter

Via Blog da Dilma

Internautas veem como censura pedido de investigação do PSDB contra sites e blogs que recebem financiamentos públicos e levam a hashtag #SerraCensor aos Trending Topics---

247  – A briga entre o candidato do PSDB em São Paulo, José Serra, e os blogueiros Paulo Henrique Amorim e Luís Nassif agitou o Twitter na noite desta terça-feira. Após o PSDB ter entrado com ação na Procuradoria Geral Eleitoral pedindo investigação sobre o patrocínio de empresas públicas a sites e blogs "caracterizados por elogios excessivos ao PT e ao governo federal" e ataques à oposição, os usuários da rede social colocaram a hashtag #SerraCensor em terceiro lugar no Trending Topics – ranking de temas mais comentados naquele momento no microblog.
A maioria das mensagens tem tom de protesto contra a atitude de Serra, interpretada como censura pelos internautas. "O #SerraCensor, mesmo sem qualquer cargo, quer censurar a Internet. Imagina o que ele faria se tivesse sido eleito presidente em 2002", escreveu @stanleyburburin. A usuária que se identifica como @patimpudim também atacou: "#SerraCensor produzia grampos, "notas" para a imprensa e outros métodos "truculentos", como diz Ciro Gomes". Contra o movimento, o tuiteiro Iago José escreveu: "...o PSDB pediram [sic] apuração de verba pública p/ blogs! É diferente de censura, petralhas que se fazem de coitados". A onda pró-Serra criou a hashtag #ProcessaMesmoSerra.
Sobre a estratégia de Serra no mundo digital, o jornalista Leandro Fortes, da
revista CartaCapital, escreveu um artigo pelo qual opina que a blogosfera e as redes sociais são o calcanhar de aquiles do tucano. Como sempre foi um fiasco nesses meios, escreve Fortes, Serra e sua turma tentam emplacar a pecha de "nazista" aos blogueiros de quem já recebeu duras críticas. Já o blogueiro da revista Veja, Reinaldo Azevedo, alia-se ao candidato e ataca a "pistolagem de aluguel", alertando para o fato de que se nada for feito, "tudo é permitido".

Candidata pede voto de bike

Luiza Perdigão vai de Bike
 
Por Alberto Perdigão - editor do Blog da Dilma em Fortaleza - @FalaPerdigao
 
A candidata à prefeitura de Pentecoste (CE), Luiza Perdigão (PV)  inovou no corpo a corpo da campanha eleitoral, ao realizar, neste domingo (22), um passeio ciclístico pelas principais avenidas da cidade, a 87 quilômetros de Fortaleza. Segundo a organização, cerca de 500 simpatizantes participaram do ato político “por um Pentecoste mais alegre e mais saudável, com mais esporte e lazer para todos”. O passeio começou na praça do Centro Social Urbano, um local de encontro de jovens, percorreu nove quilômetros, e formou uma onda verde por onde passou. Muitos moradores foram para a rua assistir ao desfile, o primeiro do gênero na história da cidade. O trecho mais emocionante foi a travessia da parede do açude Pereira de Miranda (foto), um dos maiores do Ceará.Durante todo o trajeto, Luiza Perdigão pilotou uma bicicleta de dois lugares, levando no selim do acompanhante a candidata a vice-prefeito, Valéria Braga (PSD). “Você é o que se pode chamar uma vice da pesada”, brincou Luiza, ainda no meio do percurso. O passeio foi marcado pelos jingles da campanha, que os ciclistas acompanharam. E por uma gravação, em que Luiza fala do desejo de ser prefeita e completa: “Sou uma candidata nova na política. Que faz política de um jeito diferente. Por isso sou a esperança de um Pentecoste bom e justo para todos”. Ainda segundo os organizadores do passeio, outros momentos criativos estão sendo agendados pelo comitê da campanha.
 

       

terça-feira, 24 de julho de 2012

Priante quer impugnar candidatura de Edmilson*



Sobre o pedido de impugnação de Edmilson e Panzera



NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em respeito à população, a "Frente Belém nas Mãos do Povo" (PSOL-PCdoB-PSTU) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos para repor a verdade sobre o pedido de impugnação das candidaturas de Edmilson Rodrigues a prefeito, de Jorge Panzera a vice-prefeito e desta coligação:

1. Não há decisão judicial sobre o pedido de impugnação. A nossa campanha transcorre normalmente e dentro da legalidade.

2. Existe apenas o pedido perante a justiça eleitoral, formalizado pela coligação "Juntos por uma Belém Melhor", que tem José Priante (PMDB) como candidato a prefeito, e cujo objetivo é eliminar a forte concorrência de Edmilson, que lidera nas pesquisas de intenção de voto, com 47,6% (Pesquisa Doxa Comunicação Integrada Ltda, registro no TSE nº PA-00029), subtraindo, assim, o direito do povo de decidir nas urnas.

3. Os argumentos apresentados pela "Juntos por uma Belém Melhor" são extremamente frágeis, pois alega que não foram apresentados a ata digitalizada da convenção do PSOL, que escolheu Edmilson como candidato, bem como a certidão de quitação eleitoral do majoritário. Entretanto, essas pendências já foram sanadas por nossa assessoria jurídica, conforme permite a legislação eleitoral.

4. Vale salientar que a "Juntos por uma Belém Melhor" protocolou o pedido de impugnação após o prazo legal. Portanto, a expectativa de nossa assessoria jurídica é de que o referido pedido acabe sendo extinto sem o julgamento do mérito. Aguardamos a decisão judicial, cujo prazo de julgamento termina no próximo dia 5 de agosto.

5. Cientes de que esta não será a primeira tentativa unilateral de decidir as eleições municipais de 2012, antes do próximo dia sete de outubro, em flagrante atentado à democracia e ao voto universal, conclamamos a população a caminhar junto com Edmilson, em defesa da justiça, da transparência e da ética.


Frente Belém nas Mãos do Povo (PSOL-PCdoB-PSTU

Endereços de Blogs dos candidatos a Prefeito de Ananindeua






Luís Freitas (PT)


João Bernardes (PV)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A volta por cima de Guedes de Guedes

Deu no Blog do Hiroshi

Na política, os ventos  levam e trazem – brumas e brisas. Poeiras e lamas. Nomes e fatos.
Mais uma vez, o dinamismo do exercício da Política comprova essa paranoia de acontecimentos  imprevisíveis.
Ex-titular da SEPOF (Secretaria de Planejamento)  no governo Ana Júlia Carepa (PT), o economista Carlos Guedes de Guedes  já pode dizer que é o novo presidente do INCRA, em  substituição a Carlos Lacerda  -  publicada no DO a portaria de sua nomeação.
Saído do Pará quase enxotado por divergências internas, no governo petista, Guedes de Guedes agora vai ter que ser cortejado.
A posse do novo presidente do Incra está marcada para esta quarta-feira, 25.

domingo, 22 de julho de 2012

Casa que Pioneiro (PSDB) declarou ao TSE no valor de R$ 7 mil, na Cidade Nova, deve esquentar as eleições de Ananindeua em agosto

Foto área do Condomínio Lago Azul casas que valem mais de R$ 1 milhão de Reais/ Foto Eloi Raiol


O Castelo dos Maioranas do Grupo de Comunicação ORM (Globo) no Lago Azul/Foto Eloi Raiol
A casa no valor de R$ 7 mil, no Conjunto Cidade Nova (um dos mais valorizados da Região Metropolitana de Belém), que o presidente da ALEPA e candidato a prefeito Manuel Pioneiro (PSDB) declarou, como um de seus bens junto ao TSE, deve virar polêmica no embate eleitoral: não por questões fiscais, e sim por questões éticas e políticas. Pioneiro declarou que tem quatro casas na Cidade Nova e um lote no Conjunto Lago Azul, na BR-316, valendo R$ 120 mil. É, na verdade, um condomínio de luxo( fotos), o mais caro do Pará.

Veja a declaração completa, clique aqui.

Casa de Pioneiro na Cidade Nova:

CONJ CIDADE NOVA VI WE.75 N°972
7.347,60
CONJ. CIDADE NOVA VI WE.79 N°812
7.000,00
CIDADE NOVA VIII WE. 30 N°232
9.800,00
CONJ. CIDADE NOVA V WE. 64 N°622
12.000,00


PSOL segue exemplo do PT em busca de aliados


 

As novas alianças do PSOL

Por Adriano S. Ribeiro


De O Globo

Adoção de alianças pragmáticas nas eleições divide o partido

BRASÍLIA - Até recentemente visto como um partido radical de esquerda, o PSOL está começando a mudar. Registrada oficialmente em 2005, a legenda chega este ano à sua segunda eleição municipal com reais chances de eleger prefeitos em duas capitais — Belém e Macapá — e um acalorado debate interno sobre a ampliação das alianças pragmáticas com legendas sem qualquer afinidade programática. O cerne desse embate é justamente a campanha do candidato Clécio Vieira, pelo PSOL, à prefeitura de Macapá.

Capitaneado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o partido se uniu na capital do Amapá com PPS, tradicional aliado dos tucanos, PV, PCB e, para surpresa de alguns, com três partidos nanicos sem qualquer definição ideológica: PTC, PRTB e PMN. Cada um dos três tem um deputado federal, todos do baixíssimo clero da Câmara. Entre eles, Jaqueline Roriz, filha do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz.

A aliança na capital do Amapá provocou críticas dos setores mais radicais do partido, que já tem tendências e grupos internos, como no PT. Integrante da ala Corrente Socialista dos Trabalhadores, o ex-deputado federal Babá é uma das principais vozes contrárias ao acordo, que, segundo ele, teria sido rejeitado por 40% dos participantes do congresso da legenda.
— Isso é seguir a lógica que destruiu com o PT. Esse tal arco de alianças foi se ampliando de tal forma que hoje o PT está com o Paulo Maluf em São Paulo e com Sérgio Cabral e Eduardo Paes no Rio. Na verdade, eles querem uma política que conduza a um PT disfarçado. Isso nós não queremos no PSOL. Fomos expulsos do PT por manter nossas origens de não concordarmos com alianças com partidos da burguesia ou com esses pequenos partidos que na verdade são siglas de aluguel — opinou Babá.
A opinião do ex-deputado, porém, vem se tornando crescentemente minoritária no partido. Hoje um dos principais quadros da legenda no cenário nacional, o senador Randolfe Rodrigues lidera o movimento pela ampliação das alianças. Já apontado como provável pré-candidato do partido à Presidência da República em 2014, o jovem Randolfe vem trabalhando intensamente para diminuir o radicalismo no partido.
— Desde seu nascimento, o PSOL debate sobre o “vir a ser”: se seremos um PSTU turbinado ou se seremos uma alternativa real à esquerda. Se o PSOL sair bem das eleições deste ano, poderemos ser uma síntese que represente essa alternativa — diz o senador.
Apesar de apoiar a decisão da sigla tomada semana passada de proibir alianças com PSDB, DEM, PMDB, PR, PTB e PP, Randolfe não vê problemas em firmar alianças com os nanicos:
— Alguns desses partidos cumprem esse papel de partido de aluguel e até se vendem; outros, não. O PSOL tem de ter firmeza de princípios e flexibilidade na prática. Há espaço político enorme para uma posição política de esquerda.

A expectativa no partido é que as eleições de outubro sacramentem o rumo da legenda nos próximos anos. Caso o PSOL consiga bom resultado em Macapá e Belém, onde lançou Edmílson Rodrigues em aliança com o PCdoB, a tendência é que a tese mais pragmática prospere.
Para o presidente da legenda, deputado Ivan Valente (SP), a ampliação das alianças é um processo natural.
— Em 2008, o PSOL era uma antítese do PT. Era muito pequeno, mas hoje conseguiu se afirmar nacionalmente, e aí você pode abrir algumas exceções que não comprometem o partido.
Também dirigente do partido, Milton Temer (RJ) faz parte dos entusiastas das alianças locais, mas considera fundamental a existência de críticas internas a elas:
— Existe um embate e estou entre os que se alinham inteiramente com a operação que Randolfe faz no Amapá. Isso não é nenhuma tragédia, não vai mudar a linha ideológica do Clécio. Ter um caminho mais amplo é diferente de rendição — completou Temer.

sábado, 21 de julho de 2012

Edmilson Rodrigues do PSOL na frente com 47,6 %


Via Diário do Pará

Sai primeira pesquisa para prefeito de Belém


Sábado, 21/07/2012, 07:58:06 - Atualizado em 21/07/2012, 08:34:06

Tamanho da fonte: 

A primeira pesquisa eleitoral realizada em Belém, após o anúncio das candidaturas a prefeito, foi divulgada ontem. O candidato do Psol, Edmilson Rodrigues, que lidera a coligação Belém nas mãos do povo, aparece em primeiro lugar com 47,6% das intenções de votos. Em segundo lugar vem o candidato do PMDB, José Priante, que aparece com 18.6% das intenções de votos dos eleitores da capital paraense. O terceiro lugar é do candidato do PPS, Arnaldo Jordy, com 7.1% dos votos; o quarto lugar do candidato do PSDB, Zenaldo Coutinho, com 6.8% dos votos; no quinto lugar aparecem empatados com 4.3% o petista Alfredo Costa e o radialista Jeferson Lima (PP). Anivaldo Vale (PR) aparece na pesquisa com 3.1%, em sexto lugar.

O restante dos candidatos, Sérgio Pimentel (PSL), Lenir Campelo (PPL) e Marcos Rego (PRTB), não conseguiram nem 1% das intenções de votos em Belém, segundo aponta a pesquisa realizada pela Doxa Comunicação, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° 00029-2012.

Os números apontam que, se a eleição fosse realizada hoje, o candidato do Psol seria eleito em primeiro turno, já que a soma dos outros candidatos não alcançaria os votos de Edmilson Rodrigues.

Foram 627 entrevistas nos oito distritos administrativos de Belém, entre os dias 8 e 12 deste mês. A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos. O Instituto Amazônico de Planejamento e Gestão Urbana e Ambiental (Iagua) foi a entidade que encomendou a pesquisa eleitoral.

47,6% Edmilson Rodrigues (Psol)
18.6% José Priante (PMDB)
7.1% Arnaldo Jordy (PPS)
6.8% Zenaldo Coutinho (PSDB)
4.3% Alfredo Costa (PT)
4.3% Jeferson Lima (PP)
3.1% Anivaldo Vale (PR)

OUTROS

SérgioPimentel(PSL),Lenir Campelo(PPL)e Marcos Rego(PRTB), juntos, tem menos de 1%

A pesquisa foi realizada pela Doxa Comunicação, registrada no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) sob o N°00029-2012. Foram 627 entrevistas nos oito distritos administrativos de Belém, entre os dias 8 e 12 deste mês.

A pesquisa tem margem de errode 3% para mais ou para menos. O Instituto Amazônico de Planejamento e Gestão Urbana e Ambiental(Iagua)encomendou a pesquisa.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Crime organizado: Promotora ameaçada, juiz amedrontado e policial morto têm ligação com caso Cachoeira

Carlinhos Cachoeira "O Capo"
Lendo essa matéria, chegamos a conclusão que PCC, Conmando Vermelho, 3º Comando da Capital e  o Esquadrão da Morte, são apenas clubes de marginais pobres. Em relação a Organização Cachoeira.


Por Redação, com Vermelho.org - de Brasília e São Paulo


O senador Pedro Taques afirma que organização de Cachoeira integra o crime organizado

O magistrado Paulo Augusto Moreira Leite pediu para deixar o caso, a promotora Léa Batista foi ameaçada e o agente Wilton Tapajós foi enterrado, nesta quinta-feira, como mais uma vítima do crime organizado. Até agora, este é o saldo da Operação Monte Carlo, o que revela que a Polícia Federal pode ter desbaratado bem mais do que um esquema de jogos ilegais e achaques a poderosos, com apoio da imprensa. Há pouco mais de duas semanas, o juiz Paulo Augusto Moreira Leite, responsável pela prisão do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlos Cachoeira e de todos os seus comparsas, como os espiões Idalberto Matias e Jairo Martins, pediu para deixar a condução da Operação Monte Carlo. Estava amedrontado.

Depois disso, a Polícia Federal prendeu, em Anápolis, o cunhado de Cachoeira, Adriano Aprígio, que estaria enviando ameaças anônimas à promotora Léa Batista. Nesta quinta-feira, com dois tiros à queima-roupa, foi assassinado o policial federal Wilton Tapajós Macedo, num cemitério em Brasília. O que une os três personagens é o fato de terem participado da luta contra o crime organizado, na Operação Monte Carlo, a ação da policial federal de maior repercussão nos últimos anos por ter desbaratado uma quadrilha de jogos ilegais, mas também com ampla influência em todos os poderes, inclusive nos meios de comunicação.

Por ora, a polícia do Distrito Federal trabalha com a hipótese de latrocínio: roubo seguido de morte. Mas não descarta as hipóteses de queima de arquivo ou de vingança. Tido como policial exemplar, Wilton Tapajós Macedo trabalhou também em casos de pedofilia e tráfico de drogas, além da Operação Monte Carlo. Dos presos na Operação Monte Carlo, já foram soltos os policiais Jairo Martins e Dadá, bem como o diretor Claudio Abreu, da Delta, e o ex-vereador Wladimir Garcez. Cachoeira quase saiu da prisão por decisão do desembargador Tourinho Neto, do TRF, que resumiu o caso a um esquema de jogos, amplamente tolerado pela sociedade brasileira.

Após a prisão do cunhado de Cachoeira, que vinha ameaçando a promotora Léa Batista, Tourinho Neto foi duramente criticado pelo senador Pedro Taques (PDT/MT).

– Como fica agora o desembargador Tourinho Neto? Estamos diante do crime organizado, que ameaça servidores públicos – afirmou Taques, da tribuna do Senado.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Em qual desses candidatos você NÃO votaria de jeito nenhum para prefeito de Ananindeua?



Chicão (PMDB)

Edivaldo (PSOL)

Eliel Faustino (PR)

João Bernardes (PV)

Luís Freitas (PT)

Pioneiro (PSDB)

Vavá (PPS)

Prefeituras estão desvirtuando função do vereador, dizem especialistas

  
  Via Correio do Brasil
Especialistas entrevistados pela Agência Brasil afirmaram que a função do vereador está desvirtuada pelo fato de muitas prefeituras cooptarem os vereadores por meio da distribuição de cargos na administração local e do uso do dinheiro público. E acrescentaram o fator da falta de cultura política do eleitorado, que não acompanha o trabalho dos vereadores depois de empossados.

- A função das câmaras de Vereadores foi esvaziada. Os vereadores não cumprem seu papel, não fiscalizam. Quem legisla, de fato, é o [Poder] Executivo. [As prefeituras] não têm importância nenhuma para o eleitor – critica Cláudio Abramo, do site Transparência Brasil. “Os prefeitos ‘compram’ suas bases por meio da distribuição de cargos”, lamenta.
O cientista político Fábio Wanderley dos Reis, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais tende a concordar com Abramo. “Não tem nada que aconteça de relevante [nas câmaras de Vereadores]. O poder foi posto de lado e depois jogado fora”, disse Wanderley, ao comentar que vereadores “se ocupam mais em mudar nome de rua” ou escolher pessoas para prestar homenagem em sessões especiais.
O advogado Walter Costa Porto, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e historiador especializado em eleições no Brasil, porém, tem visão mais positiva dos vereadores e diz que eles participam da administração municipal. Costa Porto reconhece, porém, que o sistema de votação proporcional dentro de coligações partidárias cria uma disfunção grave. “O eleitor não sabe para onde vai seu voto. Ninguém conhece as listas partidárias. Vota em um candidato a vereador e elege outro.”
A representação local – câmaras dos Vereadores – é o sistema de eleitoral mais antigo do Brasil. Segundo Walter Costa Porto, a primeira eleição para os “conselhos da câmara” ocorreu em 1.535 vilas no interior do que hoje é o estado de São Paulo.
Para ele, apesar da antiguidade, o sistema eleitoral, associado ao desinteresse e desconhecimento dos eleitores, “faz da democracia no Brasil um simulacro [imitação]”. O problema se agrava com a impunidade concedida pelos próprios eleitores. “Falta educação cívica. Ninguém é punido pelo voto”, diz o advogado, ao salientar que é comum os eleitores esquecerem para quem foi seu voto para vereador, assim como para deputado estadual e deputado federal.
- O grau de politização é muito baixo. Muitos eleitores votam por obrigação. Há uma crise de confiança no Legislativo – afirma Carlos Eduardo Meirelles Matheus, líder do Comitê de Opinião Pública da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep) e ex-diretor do Instituto Gallup de Opinião Pública.
Apesar de crítico, Matheus ressalta que os vereadores exercem o mandato como “intermediários” entre os eleitores e a prefeitura. “Nas cidades maiores, eles trabalham pelos bairros e encaminham solicitações”. Ele diz que a proximidade dá “um pouco mais de transparência” aos mandatos dos vereadores.
De acordo com o site Transparência Brasil, o custo de funcionamento do Poder Legislativo no Brasil (câmaras de Vereadores, assembleias legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal) é, em média, R$ 115,27 por ano para cada um dos brasileiros que moram nas capitais. O valor varia de cidade em cidade.
- A Câmara de Vereadores mais cara por habitante é a de Palmas, capital do Tocantins, que custa anualmente R$ 83,10 para cada morador da cidade. A mais barata é a da capital paraense, Belém, com R$ 21,09 por ano”, descreve o site, que também monitora as propostas e votações nas duas maiores câmaras de Vereadores do país: São Paulo e Rio de Janeiro.
Os 68.544 vereadores que serão eleitos no dia 7 de outubro por cerca de 140 milhões de eleitores em 5.568 municípios terão a tarefa de fiscalizar as prefeituras municipais, além de criar e modificar leis restritas às cidades. Cabe a eles verificar, por exemplo, como o dinheiro público é aplicado e criar ou alterar o plano diretor de ocupação urbana de sua cidade.
Podem se candidatar a vereador os maiores de 18 anos que tenham título de eleitor há mais de um ano no município onde pretendem disputar o cargo e sejam filiados a um partido político há mais de um ano das eleições.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Joclau recebe apoio do Odair Corrêa ex vice-govenador do Pará

Joclau e Odair Corrêa

 Joclau,  que disputa uma vaga de vereador pelo PDT  de Ananindeua, com o número 12789, recebeu um apoio importante para sua campanha,  a do Superintendente da SRT (antiga DRT)  Pará, Odair Corrêa, que também foi vice-govenador do Pará, na gestão Ana Júlia. Joclau e gerente licenciado Agência dos Correios da Cidade Nova (CDD).

NOVA FOTO COMPROVA QUE LAMARCA FOI EXECUTADO

Via blog Náufrago da Utopia

A Folha de S. Paulo noticia (vide aqui): os ferimentos à bala evidenciados em foto por ela obtida comprovam o que todo mundo soube já na época e a Comissão de Mortos e Desaparecidos depois confirmou, a covarde execução do comandante Carlos Lamarca pelos militares, depois de o terem aprisionado com vida.



O mesmo destino teve o Zequinha (José Campos Barreto), cujo irmão Olival declarou: "Essas fotos, desconhecidas, mostram claramente que houve uma execução".



Elementar, meu caro Watson.



Chocante mesmo para mim foi saber que a indenização concedida à família de Lamarca pela Comissão de Anistia em junho de 2007 (ver aqui) até hoje não está sendo paga em função de uma liminar obtida pelos três clubes militares. OU SEJA, JÁ SE PASSARAM CINCO ANOS SEM QUE O MÉRITO DA QUESTÃO FOSSE JULGADO!!!



Por que os processos relacionados aos direitos de antigos resistentes demoram tanto? Já lá se vão cinco anos e meio que um mandado de segurança meu se arrasta no STJ e um ano e meio desde que saí vencedor no julgamento do mérito da questão por 9x0. O trâmite deveria ser agilizado até por força da minha condição de idoso. Mas...



Há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe nossa vã filosofia (Shakespeare).



FARSA DESMASCARADA




Outra versão que não se sustenta mais graças a uma foto encontrada nos arquivos macabros é a de que o engenheiro Raul Amaro Nin Ferreira teria morrido de uma doença no fígado. A imagem dele, 11 dias antes de ser assassinado pela repressão, é a de um homem em perfeitas condições de saúde.

O que também não constitui nenhuma novidade: o general Adyr Fiúza de Castro já havia reconhecido que Nin Ferreira, "quando foi entregue ao Exército, estava com umas marcas, havia sido chicoteado com fio no DOPS".

Ou seja, o bravo militar admitiu que a causa da morte foram as torturas, mas tentou jogar a culpa para o vizinho; quem detonou Nin Ferreira, na verdade, foi o DOI-Codi.