domingo, 20 de setembro de 2009

Entrevista da ministra Dilma a Folha de São Paulo domingo 20/09

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), em seu gabinete no CCBB, em Brasília

"Só tupiniquim usa tese falida do Estado mínimo", diz Dilma

VALDO CRUZ DA SUCURSAL DE BRASÍLIA Candidata à Presidência em 2010, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) diz que o Estado mínimo é uma "tese falida", que "só os tupiniquins" aplicam. Em sua opinião, quem defendia que o mercado solucionava tudo "está contra a corrente" e "contra a realidade". Principal auxiliar do presidente Lula, escolhida por ele para ser a candidata à sua sucessão, Dilma sai em defesa do chefe diante das críticas de que ele adotou uma política "intervencionista e estatizante". "Os empresários podem falar o que quiserem, que é democrático. O presidente da República não pode dar uma opiniãozinha que é intervencionista. Diríamos assim, não é justo", protestou Dilma, num tom exaltado, em entrevista à Folha, na última quinta-feira, em seu gabinete, todo ornamentado com imagens de santos. Bem-humorada, a ministra afirmou não aceitar a pecha de "intervencionista", mas não escondeu o sorriso ao dizer que "aceita" e "concorda" que o governo Lula seja classificado de nacionalista e estatizante."Esse país não pode ter vergonha mais de ser patriota" ou "que história é essa de nacionalista ser xingamento?" foram algumas de suas frases, sinalizando o tom que os petistas devem usar na disputa de 2010. Apesar de refutar a classificação de intervencionista, ela, a exemplo de Lula, cobra da Vale, uma empresa privada, maior compromisso com o país. "É uma empresa privada delicada", que não pode sair por aí "explorando recursos naturais do país e não devolver nada".


FOLHA - O ex-presidente FHC disse que é preciso fazer um país mais aberto, não ter uma pessoa só que manda, porque hoje parece que o Brasil depende de um homem só. O que a sra. acha?

DILMA ROUSSEFF - A quem ele está se referindo?
FOLHA - Ao presidente Lula.

DILMA - Se você acha isso, eu não tenho certeza. Se tem um presidente democrático, é o presidente Lula. Agora, ele jamais abrirá mão de suas obrigações. Entre as obrigações está mandar algumas coisas. Por exemplo, fazer o Bolsa Família. Ele mandou que não fizéssemos aventura nenhuma com a taxa de inflação.
FOLHA - A declaração de FHC embute a análise de que no governo Lula houve uma maior intervenção na economia, nas estatais, na vida das empresas.

DILMA - Tinha gente torcendo para ficarmos de braços cruzados na crise. Diziam: "o governo Lula sempre deu certo, mas nunca enfrentou uma crise internacional". Apareceu a maior crise dos últimos tempos, que estamos superando. Eu acho que quem defendia que o mercado solucionava tudo, o mercado provê, é capaz de legislar e garantir, está contra a corrente e contra a realidade. O que se viu no mundo nos últimos tempos é que a tese do Estado mínimo é uma tese falida, ninguém aplica, só os tupiniquins. Nós somos extremamente a favor do Estado que induz o crescimento, o desenvolvimento, que planeja.
FOLHA - Pela declaração do ex-presidente, a sra. avalia que eles não teriam seguido a mesma receita de vocês nessa crise?

DILMA - Eu não gosto de polemizar com um presidente, porque ele tem outro patamar. Agora, os que apostam e ficam numa discussão, que, além de enfadonha, é estéril, de que há uma oposição entre iniciativa privada e governo, gostam de discussão fundamentalista. É primário ficar nessa discussão de que o governo, para não ser chamado de intervencionista, seja um governo omisso, de braços cruzados, que não se interessa por resolver as questões da pobreza nem do desenvolvimento econômico.
FOLHA - Essa maior interferência do governo não levou a uma visão estatizante da economia e a um discurso eleitoreiro, como no pré-sal?

DILMA - As acusações são eleitoreiro, estatizante, intervencionista e nacionalista. Tem algumas que a gente aceita. Nacionalista a gente aceita. Esse país não pode ter vergonha mais de ser patriota. Eu não vi um americano ter vergonha de ser patriota, nunca vi um francês. Que história é essa de nacionalista ser xingamento?
FOLHA - Nacionalista vocês aceitam. E estatizante?

DILMA - Se é o aumento da capacidade de planejar o país, de ter parcerias com o setor privado, de o Estado ter se tornado o indutor do desenvolvimento, concordo.
FOLHA - Intervencionista?

DILMA - Não somos.
FOLHA - Mas eleitoreiro?

DILMA - Não. Sabemos que quem não tem projeto vai achar tudo eleitoreiro.
FOLHA - Quando o presidente pressiona um dirigente de empresa privada, como Roger Agnelli, da Vale, não é uma ingerência indevida?

DILMA - Você acha certo exportar minério de ferro e importar produtos siderúrgicos? Ela é uma empresa privada delicada. Porque ela está explorando recursos naturais do Brasil. Você não pode sair por aí explorando os recursos naturais e não devolver nada. O presidente ficou chocado com empresas que demitiram bastante na crise sem ter consideração pelos empregos do país.
FOLHA - Isso representa prejuízo para uma empresa privada.

DILMA - Não se trata de prejuízo, se trata do tamanho do lucro, a mesma coisa da Petrobras. O que vale para a Petrobras vale para a Vale. A preocupação com a riqueza nacional é uma obrigação do governo. Eu não acho que o presidente foi lá interferir na Vale. O presidente manifestou, assim como muitas vezes os empresários manifestam, seu descontentamento, e não implica uma interferência, a gente tem de democraticamente aceitar as observações, ser capaz inclusive de aprender com críticas. Por que o presidente não pode falar?
FOLHA - A sra. acha que uma empresa privada tem de abrir mão de uma parte do lucro..

.DILMA - Não estou discutindo isso. Estou discutindo é que ela, assim como a Petrobras, nem sempre pode. Se a Petrobras quiser o lucro dela só, vai fazer uma coisa monotônica.
FOLHA - O presidente pensou em tirar o Agnelli da Vale?

DILMA - Que eu saiba não. Ele não tem poder para isso. Como você disse, é uma empresa privada. O que ele fez foi externar seu descontentamento com a forma que demitiram gente. Ele não fez só para a Vale. Eu acho interessante essa história, os empresários podem falar o que quiserem que é democrático, o presidente não pode dar uma opiniãozinha que é intervencionista. Isso, diríamos assim, não é justo.
FOLHA - Durante o governo houve um grande processo de fusões de empresas no Brasil. Deu-se por um estímulo direto do governo Lula?

DILMA - São sinais dos tempos. Não tem nada de artificial. Ninguém falou "eu vou ali criar uma empresa fortíssima". As empresas estavam maduras. As que não se fundiram aqui compraram coisas lá fora.
FOLHA - A sra. defende um Banco Central independente, por lei?

DILMA - Não acho que seja necessário isso. Não vejo nenhum motivo para criar esse tipo de problema agora no Brasil, abrir esse tipo de discussão.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Marina, com o PT, seria a sucessora perfeita para Lula. Mulher, origem pobre, cresceu pelo próprio esforço, fez curso superior, é anganjada na luta verde, é inquestionavelmente honesta, passa uma imagem de pessoa simples, sinsera mas destemida. Já A Dilma me lembra Stalin...



Paulo Nunes

Anônimo disse...

ACHO AS DECLARAÇÕES DA DILMA CONTRADITÓRIAS, PORQUE AO MESMO TEMPO QUE CRITICA O ESTADO MÍNIMO,UM JARGÃO DA ESGOTADA POLÍTICA NEOLIBERAL, FAZ PARTE DE UM GOVERNO QUE ADOTOU A MESMA CARTILHA NEOLIBERAL, PRIVATIZANDO PORTOS, ESTRADAS, BANCOS E SEQUER TEVE A CORAGEM DE RETOMAR O CONTROLE ESTATAL DAS EMPRESAS PRIVATIZADAS PELOS TUCANOS, COMO A VALE DO RIO DOCE.
PARA SER MAIS COERENTE COM O DISCURSO NACIONALISTA, NO MÍNIMO O GOVERNO QUE TEM MAIORIA NO CONGRESSO DEVERIA USÁ-LA PARA ENCAMINHAR O PLEBISCITO DE REESTETIZAÇÃO DA VALE E NA DICUSSÃO DO MARCO REGULATÓRIO DO PRESAL NÃO FAZER CONCESSÕES AO CAPITAL INTERNACIONAL, RESERVANDO 30% ÀS EMPRESAS ESTRANGEIRAS, POR EXEMPLO.
DESSE JEITO FICA DIFÍCIL SE DIFERENCIAR DOS TUCANOS NAS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM. O POVO VAI FICAR ENTRE O NELIBERL ESCRACHADO (PSDB) E O NEOLIBERAL DISSIMULADO (PT). QUEM VAI ACABAR FATURANDO É UMA PROVÁVEL TERCEIRA VIA (MARINA, HELOISA OU CIRO). ALGUEM DUVIDA????

UM ABRAÇO BAIANO.
TOCO