sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MR-8 agora é o Partido Pátria Livre (PPL),


Curitiba(PR) –
Está nascendo no Brasil o Partido Pátria Livre (PPL), que se apresenta como nacionalista e prega o nacional-desenvolvimentismo. Na história, exalta figuras como Tiradentes e Getúlio Vargas. Sua principal bandeira atual é a defesa do petróleo do pré-sal para os brasileiros. Em relação à política nacional, apoia com entusiasmo o governo Lula (PT). No Paraná, fecha, também
com entusiasmo, com o governador Roberto Requião (PMDB).
Mário Bacellar Filho Depois de ter sido lançado nacionalmente em São Paulo, no dia 21 de abril (para lembrar Tiradentes), na última sexta-feira, dia 28, foi a vez do Paraná. Foi realizado em Curitiba o seu I Congresso Estadual, que escolheu o Diretório Estadual, presidido pelo velho militante de esquerda Mário Bacellar Filho. Os militantes paranaenses do novo partido Agora é lutar para atingir as 500 mil assinaturas e obter uma adesão significativa em pelo menos nove estados para, até 30 de setembro, conseguir o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que lhe dará condições de participar do processo eleitoral de 2010. O entusiasmo do encontro dá a indicação de que a meta será alcançada. Requião participou da abertura do congresso e fez um discurso exaltando o surgimento de um "partido ideológico" de esquerda. Desfiou muito à vontade seu ideário nacionalista e condenou, como de costume, o mercado, o deus do neoliberalismo que, atualmente, anda cabisbaixo, depois da crise do capitalismo. O PCdoB, Partido Comunista do Brasil, esteve representado (não confundir com o PCB, Partido Comunista Brasileiro, o Partidão, que hoje tem uma linha bem mais à esquerda). O Pátria Livre (PPL) é herdeiro do MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro, data da captura de Che Guevara - 1967 -, executado no dia seguinte)। Herança que os militantes do novo partido fazem questão de ressaltar. O MR-8 participou da luta armada contra a ditadura, inclusive do famoso seqüestro do embaixador dos Estados Unidos. Depois, já na abertura, adotou a luta mais institucional, eleitoral, de amplas alianças, dentro dos quadros do PMDB. Seu porta-voz mais notável é o jornal Hora do Povo.

Um comentário:

Anônimo disse...

caros editores do Blog, deve ter um pessoal em ananindeua se mobilizando... eu me lembro que um dos coordenadores da campanha do Helder Barbalho de prenome "babazinho", sempre estava comandando as equipes de rua e dos carros som, muito gente boa, é do MR-8.

Bruno Calheiros - CSR