sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A ESQUERDA NO PARÁ, MEMÓRIAS - Movimento Estudantil


Da esquerda: Gerson Dumont, Arroyo, Marcílio, Fernando Maia, Elias Araújo, João Índio, Harlison (agachado).

Era 1984, estávamos em campanha pela meia-passagem e fazíamos piquete em frente a garagem de ônibus da Rio Guamá, em Belém. Na verdade era um piquete invertido, para que os ônibus saissem. Acontece que, como a empresa sabia que faríamos a Operação Pula Roleta, eles recolheram os ônibus deixando os estudantes sem transporte. Por isso fomos até a garagem que ficava em frente ao campus. Irritados, os estudantes começaram a quebrar alguns ônibus que ainda circulavam. A empresa chamou o choque da PM que já estava de plantão e rapidamente chegou ao local. A foto mostra, em destaque, o Benatti, então estudante de Direito, hoje Dr. em Direito Agrário e presidente do Iterpa. De costas, no primeiro plano, Kátia, estudante de Letras na época. A f oto também registra a garra dos estudantes que não se intimidaram e enfrentaram a polícia deixando um soldado sem capacete. Foi lindo, bons tempos em que sonhar era suficiente para lutar por um mundo mais justo. (Arroyo)


Intregantes da Chapa Moara DCE da UFPª anos Oitenta


Apartir da esquerda e do alto: Sergio Darwh, psicólogo; Marilza, professora e pedagoga; Roberto Barreto, Dr. em Matemática e pres. do Conselho Estadual de Educação do Pará; Arroyo, Msc. em Economia ex-chefe de gabinete da Governadora Ana Júlia Carepa; Fernando Maia, Ex-Secretário de Meio Ambiente do Governo do Povo ; Jorge Picanço, geólogo; Elias de Paula Araújo, coordenador do Fundo Nacional de Meio Ambiente (MMA/Gov Federal); Chiquinho (em memória), Comunicação, no céu, com certeza; Lurdinha, socióloga; Lílian, assistente social; Inês, consultora em turismo; Jacqueline Freire, Dra. em Desenvolvimento e Consultora do Unicef; Rita, odontóloga; Adelaide, médica em SP; Concha, socióloga em SP; Jarbas Vasconcelos, advogado sênior do Escritório Jarbas Vasconcelos de Direito do Trabalho; Zé Roberto, advogado; Carlos Botelho, advogado e Consultor Geral do Estado do Pará; Hilton Silva, Pós Doutor em Antropologia Médica e pesquisador do Museu Nacional; Afonso, engenheiro civil, mora em Macapá.



Foto do material da campanha da chapa Travessia nas eleições para o DCE da UFPA em 1983. A chapa era presidida por Rômulo (Medicina) e tinha como integrantes João Carlos (Geologia), Lula (Direito), Ricardo (Psicologia), Gerson (Sociologia), Sandra (S. Social), Zé Macedo (Eng. Civil), Tatsuo (Histótia), Ieda (Comunicação), Ivana (Nutrição).




Fonte: confrariacaminhando.blogspot.com


3 comentários:

Anônimo disse...

"A história é uma carro alegre cheia de gente contente que atropela o indiferente e passa por ciam de quem a nega"
parabéns ao blog por fazer o resagate da nossa Histótia.

Paulo Azevedo. UFPª

Anônimo disse...

parabéns por este brilhante trabalho. é a memória do movimento.
Manuel Bazane

EDUARDOBUERES disse...

Fantastico,camaradas...! so faltou o mano Caetano mandando "caminhando contra o vento..." Tomara que a atual juventude de sangue preso, que vive a doutrina tecnobréga, entenda que tomar o presente participando com vigor dos movimentos sociais, em especial do estudantil,é construir o futuro, é fazer história.
Um molotov nessa raça de bundão !

Eduardo Bueres - Agrupamento PENSAMENTO E RESISTENCIA SOCIALÍSTA do Partido dos Trabalhadores