terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Entrevista com o Vereador Pedro Soares presidente do PT Ananindeua

Ananindeuadebates – Vereador Pedro Soares, sua gestão como presidente do PT de Ananindeua está terminando, foi realizado o PED (eleição interna do PT ) que elegeu a nova direção municipal e o presidente do PT ANANINDEUA para o período de 2010 a 2013. Qual a sua avaliação de sua gestão e como vc. deixa o PT para o seu sucessor na presidência do partido?

Pedro Soares – Eu tenho uma avaliação que a minha gestão foi uma das melhores que o Partido já teve, em termos de organização e de estruturação do espaço físico. Hoje o PT tem uma sede que funciona em horário comercial, temos um auditório à disposição da militância, temos o blog
www.ptananindeua.blogspot.com, e o www.twitter/ptananindeua. Nós somos a primeiro diretório do PT no Pará a estar no TWITTER e talvez o único diretório municipal de partido no Pará a estar na rede de miniblog/ twitter. Com essa ferramenta tecnológica democratizamos a informação para a militância e para a sociedade de Ananindeua e do Pará, e porque não dizer para o mundo rss.. via a rede mundial de computadores. Hoje nós temos um cronograma e uma agenda financeira: cada militante do PT tem que contribuir financeiramente e politicamente com o partido, conseguimos na minha gestão fazer com que boa parte desses militantes contribuísse financeiramente com o partido. Temos outra questão, que é eleitoral: quando assumi a presidência, o PT não tinha vereador, nenhum militante em cargos eletivos no município, um equívoco da gestão passada foi a desfiliação do vereador Muca, eleito pelo PT . É um episódio para não esquecermos,
pois era o único parlamentar do PT em Ananindeua.

Hoje nós temos a vice-prefeita que é do PT, a vinda da companheira Sandra Batista foi uma decisão a nível estadual,, mas nós tomamos em conjunto com a direção PT Estadual, o objetivo de trazer a companheira Sandra para se filiar ao PT, para compor a chapa com o PMDB e reconquistamos um espaço na Câmara de Ananindeua.

A minha avaliação é que o PT hoje deu um salto de qualidade, com todas as dificuldades que tivemos e temos, que também as outras gestões também tiveram.
Mesmo com as divisões internas do partido, o que faz parte da cultura e da democracia petistas, mas a minha avaliação é que minha gestão foi superior às gestões passadas e a gestão que virá será superior a minha, nós temos avançado e qualificado as gestões do PT Ananindeua.


AD – Vereador Pedro Soares, o PT acabou de sair do PED (eleição interna do PT) aqui em Ananindeua... a eleição para presidente foi para o 2º turno e o candidato Beto Ribeiro renunciou à sua candidatura e Oeiras da tendência (Unidade da luta) foi aclamado como presidente do PT. Qual é a avaliação que o Sr. faz do processo eleitoral do PED, e sobre a desistência do candidato Beto Ribeiro que o sr. apoiava?

Pedro Soares – O Campo majoritário (reúne as tendências Unidade na Luta, PT pravaler, e AS) tem um papel estratégico na condução do PT, foi assim quando decidimos lá no 5º Congresso nacional do PT fazer alianças nacionais com vários partidos para garantir a vitória de Lula à presidência do Brasil. Em um debate histórico, a mesma decisão a nível estadual quando referendamos junto com a DS o apoio do PMDB a nossa candidata ao governo estadual no 2º turno, aqui no Pará, o que garantiu a eleição de Ana Júlia, e aqui em Ananindeua não é diferente.
Quanto ao resultado do PED, ele acabou sendo o seguinte: consolida-se o pensamento do campo Majoritário, hoje CNB (Construindo um Novo Brasil), da política de
aliança como forma de conquistar o Poder e construir o socialismo. A decisão do 1º turno mostrou isso, o Beto Ribeiro foi o primeiro colocado, José Oeiras o segundo , ambos do Campo Majoritário, se vc. fizer um cálculo da Executiva do PT, dos 8 dirigentes 6 são do Campo Majoritário, não há uma diferença ideológica entre Beto Ribeiro e José Oeiras, ambos do CNB, portanto qualquer um dos dois que ganhasse o PED daria a mesma condução ao PT. Com pequenas diferenças.

Qual é o meu esforço com relação a esse resultado? Eu considero uma vitória minha, Pedro Soares, como presidente e também como uma vitória de todo partido, conseguir fazer que o PT tenha uma composição na qual todas as forças políticas vão fazer parte. Eu fui eleito presidente em uma disputa acirrada, e com alguns entraves que ficaram para minha gestão. Oeiras foi aclamado presidente, primeiro por um ato nobre do Beto Ribeiro, 1 º colocado no primeiro turno que renunciou em nome da unidade do partido, e isso refletiu no sentimento de toda militância que não quer uma disputa, que o partido unido para disputas de poder.

AD – Vereador Pedro Soares, o PT participou efetivamente da reeleição do Prefeito Helder, faz parte da composição da administração com a vice-prefeitura. Qual a sua avaliação da participação do PT nesse 2º mandato do Helder? Contempla o peso político do PT? Outra pergunta: nós avaliamos a reeleição do prefeito Helder -- que não foi fácil, todos sabemos -- e que também a participação do PT na chapa foi importante para garantir a reeleição no 1º turno. Qual é a sua avaliação da participação referente ao espaço administrativo do PT no governo municipal?, Mais outra pergunta: o PT tem vários projetos como o bolsa-escola, banco do povo, orçamento participativo e até agora não teve nenhum desses projetos implantados nessa gestão. O PT apresentou alguma dessas propostas ao prefeito?

Pedro Soares -- Na verdade, mesmo nós tendo indicado a vice, o governo é do Helder e ele é do PMDB, a vice-prefeita tem uma limitação. A constituição mesmo define qual é o papel do Prefeito e do seu vice, a minha avaliação em relação à eleição é que o PT foi fundamental, sem o PT provavelmente o Helder não ganharia essa eleição no primeiro turno e teríamos uma eleição muito dura no 2º turno. Falei recentemente em uma reunião com Helder que foi o PT quem garantiu a sua vitória, qualquer candidato petista, mesmo que não tivesse se empenhado em fazer a campanha, teria pelo menos 8 mil votos, que foi o que o companheiro Luis Freitas teve na eleição de 2004, portanto levaria a eleição para o 2º turno, seria perigoso para Helder.

Outro detalhe importante: não sei se foi por falha da nossa gestão, a vinda da vice-prefeita foi uma decisão estadual, mesmo tendo uma participação da direção estadual do PT a decisão final foi nossa de coligarmos, porém não discutimos um programa de governo, estamos colaborando com a administração Helder com o mesmo espaço do 1º mandato. Estávamos à frente da Secretaria de Negócios e Meio Ambiente, que foi desmembrada ficando o secretário Felippe Bastos só com a pasta de Meio Ambiente. A Secretaria de Convivência e Cidadania, da qual faz parte o Demutran tem à frente o companheiro Luís Freitas, que hoje responde pela parte de Segurança Pública Municipal, Acreditamos que hoje o Partido tem quadros qualificados para ajudar o Prefeito Helder nas políticas publicas para a melhoria de vida da população, a nova Direção e seu presidente deve sentar com o prefeito e apresentar os projetos como orçamento participativo, banco do povo e bolsa escola, e cobrar as propostas políticas administrativas, encaminhadas pela direção na minha gestão, no inicio do 2º mandato do prefeito.


AD – O Prefeito Helder está no seu segundo mandato e não será candidato a prefeito em 2012... já começam a surgir nomes, como o do presidente da Câmara de Ananindeua, do deputado Chicão, atual Secretário de Obras do Estado. Esses nomes ligados ao Helder, do outro lado o ex-prefeito Pioneiro, eterno candidato... o PT está se preparando para essa disputa ? Tem alguns nomes que sempre aparecem nos debates internos, segundo nossas fontes, como o da vice-prefeita Sandra Batista, do Secretário Luis Freitas, o do vereador Pedro Soares e do advogado Newton Pereira... ou o PT vai seguir junto com o campo do prefeito Helder Barbalho?

Pedro Soares – Primeiro, o PT em todas as eleições teve candidatura própria, com exceção da eleição de 2008 em que fez a Sandra Batista vice-prefeita , não só coligamos com PMDB por causa da aliança estadual e nacional, mas também porque não tínhamos um nome construído para a disputa do Executivo municipal. O companheiro Luis Freitas, que tem uma história e deu uma contribuição importante em 2004, mas nesse intervalo até 2008 acabou não acompanhando o debate para ser candidato. Minha avaliação é que o PT tem que fazer, sim, um debate de candidatura própria, levando em consideração que temos parceria no município, no Estado e no governo federal. Agora o partido tem um projeto estadual, tem um projeto nacional, precisa debater e deixar claro que tem um projeto municipal.

Em relação aos nomes, primeiro eu acho muito cedo, mas o que eu defendo no PT é que, temos que ter autonomia, e isso significa que o candidato tem que ter mandato, e quem tem mandato no PT é a vice-prefeita, que é naturalmente pré-candidata. Se a Sandra colocar o seu nome à disposição do partido --e ainda não tive essa conversa com ela - se ela disser "sou candidata", ai eu marcharei junto com ela para essa disputa. Segundo, se Sandra falar "não sou candidata, tenho outros assuntos", eu colocarei meu nome à disposição do Partido para essa disputa. As outras lideranças, por mais importantes que sejam, no momento que vc. está sem um mandato, ou está nomeado por terceiros, vc. acaba tendo uma limitação para construir uma campanha, necessita de construção diária e cotidiana. Para mim, ter um mandato é determinante para a disputa de 2012.

AD – Vereador Pedro Soares, o Sr. é do mesmo partido da governadora Ana Júlia. Ananindeua sempre foi tratado como um primo pobre de Belém pelas administrações tucanas. Fale sinceramente, esse tratamento continua sendo de primo pobre?

Pedro Soares – Pelo contrário, hoje nós temos uma grande quantidade de famílias de empreendedores sendo financiados pelo Créd-Pará e eu tenho acompanhado dia a dia todas as entregas de micro-crédito, que é operado aqui pela Secretaria de Segurança Econômica do governo Helder, com política de recursos do Banpará. Tivemos recentemente a inauguração da agencia do Banpará na Cidade Nova, nós temos um conjunto de políticas do governo do estado na gestão Ana Júlia e quem opera é a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, tivemos várias ruas asfaltadas e pavimentadas com o apoio financeiro do Governo do Estado, 2.500 bolsas trabalhos, um progrma de inclusão social do jovem no mercado de trabalho, que é uma marca vitoriosa do governo Ana Júlia, a regularização fundiária no município em parceria com o governo do estado, a implantação de um batalhão da Policia militar no PAAR – Curuçambá. Podemos afirmar que hoje Ananindeua entrou no mapa do Brasil através das políticas públicas dos governos Ana Júlia e Lula.

AD – Pedro Soares, para terminar... qual o legado que sua administração, à frente do PT deixa.

Pedro Soares – O principal legado é a organização interna administrativa do Partido, o segundo grande legado e tão importante como o primeiro é ter chegado ao Poder Executivo, nós elegemos -- a partir de uma estratégia liderada por mim e por Beto Ribeiro -- a vice-prefeita, e hoje nós estamos efetivamente no poder executivo, além de ter um mandato na Câmara municipal de Ananindeua. Recebemos o PT sem mandato, então ter um mandato parlamentar na Câmara de Ananindeua, e a vice prefeita do município é um patrimônio inesquecível, chegarmos ao final do meu mandato com o partido unificado, chegando ao ponto do candidato que foi o primeiro mais votado no 1º Turno do PED renunciar em favor da unidade partidária. Foi o que fez Beto Ribeiro, isso é para mim um grande patrimônio, e deixar o PT organizado financeiramente também. Quando assumi, o PT tinha dificuldades de organização, de arrecadação, hoje o partido tem uma vida própria, está quite junto ao diretório estadual. Por fim, antes de eu assumir a presidência do PT, se dizia, o candidato vai ser o Helder ou o Pioneiro, hoje pode ser um candidato indicado pelo Helder ou ser o Pioneiro, mas hoje o PT faz parte do bloco de poder. Eu diria que o PSDB saiu como o grande perdedor no ultimo pleito municipal e deve ser derrotado no próximo pleito estadual pela coligação encabeçada pela Governadora Ana Júlia.

Outra coisa: eu acredito que o PT e o PMDB são o centro de debate para a eleição de 2012 em Ananindeua, nesse item nós temos um excelente diálogo com o deputado Chicão, temos um diálogo com o PMDB através do prefeito Helder, e uma boa relação com o presidente da Câmara, o vereador Eliel Faustino, mesmo sendo ele do PR mas faz parte do mesmo bloco do prefeito. Eu acredito que esses grupos políticos devem decidir a eleição, marchando juntos ou separados no 1º turno , mas se encontrando no 2º turno. Eu acredito muito nesse cenário, uma vez que o Pioneiro é do PSDB e (o partido) é o nosso principal adversário político a nível nacional, estadual e municipal. E, para terminar, o grande legado é ser militante do Partido do presidente Lula, que vai eleger Dilma presidente, e da Governadora Ana Júlia, que irá se reeleger e assim continuaremos trazendo recursos para o município de Ananindeua.

Aproveito para agradecer esse espaço democrático que é o blog ananindeuadebates, e desejar Feliz Natal e um próspero Ano Novo para a população de Ananindeua e do Pará.

Fotos e entrevista: Eduardo Bueres e Rui Santana

14 comentários:

Anônimo disse...

A entrevista foi boa, só que o Pedro não falou a verdade sobre as propostas do PT para Ananindeua. Foi feito um programa de governo PTista e entregue ao PMDB. Tínhamos uma equipe do PT para elaborar as propostas e foi feito. Agora se o Hélder não acatou, é outra história...
Marlon George

Anônimo disse...

Parabéns Vereador, vc. teve um grande crescimento político.

Prof. Ramiro Santos

Anônimo disse...

Mas um pouco e PT Ananindeua começa na "minha, eu, meu" gestão do Pedro
1.eu....
2.na minha ....
3.quando assumi a presidência....
4.a minha ....
5.mas a minha....
6.é que minha gestão....
7.a minha....
8.o meu ....
9.eu ....
10.uma vitória minha...
11.eu fui eleito...
12.por mim...
13.do meu...
14.para mim...
15.quando assumi...
16.eu assumi...
17.eu ...
18.eu ...
19.minha ...
20.eu ...
21.ai eu...
22.eu ...
23.meu nome...
24.eu ...
25.isso é para mim...
26.eu assumir...
27.eu ...
28.eu ...
29.eu ...

Égua, e ele ainda quer ser o "meu, minha, eu" candidato a prefeito...

Anônimo disse...

ele esqueceu de falar q é melhor p ele o PMDB do q o PT...
ei Pedro...

Anônimo disse...

Aos poucos começa a se definir o quadro de disputas internas para 2010. Depois da vice, Sandra Batista, e da Unidade na Luta (secretário Luís Freitas), agora o PT pra Valer lança o nome do vereador Pedro Soares. A antecipação é salutar desde que todos os candidatos pensem o Partido maior do que qualquer disputa pessoal ou de grupo.

Leidemar Oliveira

Anônimo disse...

Pena que o vereador tenha dito no debate do PED que devíamos esquecer 2012 pois o PT não esta preparado para assumir ou disputar as eleições municipais.
Disse que devíamos nos preparar só em 2016.Ou seja, qdo ele e seu projeto pessoal estiverem prontos.
É pena este acordo esquisito com o Chicão via sua execelentíssima esposa, que quando o vê vira macaca de auditório.

Blog do Joclau disse...

Gostei da entrevista!! O Pedro foi um bom Presidente!!...só acho que as vezes confudia as coisas .. usou a Sede do Partido como extensão de seu escritório político...mais tudo bem!! Não é facil conciliar atuação parlamentar com direção partidária ...mas até que foi boa... parabéns!!

A propósito ...Ruy ...vc não publicaram um comentário meu sobre Frei Beto... será que foi por eu ter citado a governadora...desculpa então!! Não sabia que não podia..

Anônimo disse...

2012 TEM OUROS NOMES QUE PODERÃO SURGIR, PEDRO. SUA GESTÃO NÃO TEVE PULSO PARA FIRMAR A PARTICIPAÇÃO DO PT NESSE GOVERNO. AS PESSOAS FICARAM, REMANESCENTE DO 2º MANDATO E NEM AO MENOS O DIRETÓRIO FOI CONVOCADO PARA DELIBERAR SOBRA A ATUAL PARTICIPAÇÃO DO PT NO ATUAL GOVERNO HELDER. EM RELAÇÃO AO PED. O BETO NÃO TERIA A MENOR CHANCE NO SEG TURNO. ELE RENUNCIOU PORQUE SABIA QUE É A ÚNICA FORMA DE CONSEGUIR FICAR NA EXECUTIVA O CAMPO SABIAMENTE COMPUTA MAIS UMA VAGA. O VEREADOR NÃO É CONSEQUENCIA DA GESTÃO, É COINSIDENCIA. FOI O SUOR DOS MILITANTES E CANDIDATOS QUE SOMARAM OS VOTOS O QUE RESULTOU EM APENAS UM VEREADOR. A VICE PODERIA SER PREFEITA OU PREFEITO SE TEVÉSSEMOS CANDIDATOS. AS SECRETÁRIAS REDUZIRA E VOCE DIZ QUE CRESCEMOS! AS TENDENCIAS NAO DISCUTIRAM COMPOSIÇÃO E VOCE DIZ QUE AVANÇAMOS..

Artur Dias disse...

Eu já tinha visto que os políticos de Ananindeua eram jecas, mas, por incrível que pareça, o vereador Pedro "Ego" Soares superou todas as expectativas!!!
"Eu" pra cá, "eu" pra lá... Elogio em boca própria é vitupério, ensina o povo. O PT apagou aquela antiga imagem de partido combativo e popular, mas em Ananindeua, ele conseguiu fazer a gente confundir essa discurseira do vereador com as loucuras do Odorico Paraguassu.

Anônimo disse...

Caros anônimos, heterônimos, e cara-limpas. Mostrem-me outros prováveis nomes do PT que podem entrar no cenário 212. O PT é grande. Nós precisamos entender que temos um projeto diferenciado, mas isso se faz com prática, ética e democracia. Fomos pequenos na última eleição. O Pedro vê diferente. Tem o direito de fantasiar. Muitos fazem isso.
O Pedro e o Beto formam a dupla do milagre do pão. O primeiro vira vereador com 900 votos, presidente com 20 votos e o segundo vira presidente com 12 votos e queria ser presidente também com o milagre, mas vai pra executiva pela bondade do Luís e este sabe que tudo fica em casa.
A esquerda assustou a hegemonia dos ‘’ caras’’, quase leva, não fosse a traição de setores da DS e tática confusa da Sandra Batista. E esta não soube ser a grande articuladora deste campo. O CSR compreendeu o quadro.

Anônimo disse...

STARLIM não morreu... Ressuscitou em Ananindeua e Virou PEDRO EU...EU...

Anônimo disse...

Qual foi mesmo a grande contribuição do vereador e presidente do PT, Pedro Soares, neste primeiro ano de seu mandato, para as lutas dos movimentos sociais, a fiscalização do poder executivo e o fortalecimento do PT? Pela entrevista NADA! A bem da verdade, a entrevista é um grande EMBUSTE!

Anônimo disse...

STARLIN não morreu... Ressuscitou em Ananindeua e virou PEDRO EU...EU...

Anônimo disse...

Faço uso deste espaço para fazer as seguintes colocações:
1- Se me lembro das aulas de português, o plural prevê o "nós". O "eu" quer dizer singular, apenas um, ou seja, jamais será coletivo. Acho que o presidente faltou a estas aulas;
2- Estruturar o PT com duas secretarias, uma vice-prefeitura, um vereador e cerca de 30 assessores e DAS's é fácil. Difícil foi para os companheiros Luís e Beto manterem o PT vivo com apenas um ou nenhum cargo de confiança/eletivo do quadro partidário;
3- Sandra Batista só disputou a eleição porque o companheiro Luís Freitas retirou seu nome, já que sua madrinha (ou ex, sei lá) Ana Júlia usou sua poderosa caneta para intervir em favor da afilhada que, aliás, filou-se em Ananindeua na calada da noite, trazida, por Newton Pereira, o então presidente, Beto e, advinhem, o vice, Pedro Soares. O Mais gozado é que quem montou o comitê de campanha da vice-prefeita e articulou o recurso para seu funcionamento foram nossos secretários Filippe Bastos e Luís Freitas.
4- O real motivo da retirada de Beto do 2º turno do PED foi a certeza de que a Unidade na Luta construiu maioria inquestionável para ultrapassar os DEZ VOTOS (!!!) de diferença entre ele e Oeiras. E mais... para manter a unidade partidária e o equilíbrio de forças, novamente a Unidade na Luta entrou em cena e CEDEU uma vaga sua na Executiva para Beto, que não fez nenhuma, e está defendendo uma Executiva de 09 membros para que o CSR tenha seu merecido assento;
5- Todos os companheiros têm sua importância, mas o grande articulador do PT em Ananindeua é o companheiro Luís Freitas, por isso TODAS as forças internas do Partido o procuram na hora de se estabelecer negociações, seja com a Prefeitura de Ananindeua, haja vista sua influência e a relação tranquila construída com o prefeito, ou internamente, prova disto é que o próprio Pedro Soares o procurou para que Oeiras retirasse seu nome do 2º turno do PED e em troca ele (Pedro) e Beto o apoiariam (Luís) para a disputa majoritária em 2012. Proposta refutada.
6- Por fim, se o debate é democrático, como eu creio que seja, devemos afirmar que quem saiu ganhando foi o PT, porque fortaleceu o processo interno com uma eleição legítima.

Por um PT construído para nós.

Leiliane Barros