quarta-feira, 17 de março de 2010

Opinião do internauta: Falsa polêmica em Ananindeua ,Casas Populares X Campus Universitário

Governo do Estado faz Helder Barbalho cair no “Rebolation”

Artigo Fernando Assunção - Acadêmico de Direito


Se criou uma grande polêmica (ou falsa polêmica) em Ananindeua, depois que a governadora resolveu doar aquele elefante branco -- a Granja do Governador (residência oficial dos governantes do Pará), que fica na entrada do Icuí -- para a construção de 1500 casas populares.
Ananindeua tem um grande déficit habitacional, a construção de casas populares naquela área terá vários aspectos:

Social, moradia para a população carente, geração de empregos diretos e indiretos,
Segurança. A derrubada do muro lateral na entrada do Bairro do Icuí que, segundo a polícia, colabora para o alto indice de violência no local.
Infra-estrutura: obras que irão beneficiar os moradores do conjunto e de todo bairro do Icui ajudando a tirar aquele povo da lama e sujeira, por descaso do governo municipal.
O prefeito Helder é contra, defende a instalação de um Campus Universitário. Afinal, quantas Escolas o Prefeito já construiu ? Recentemente, cortou o vale-alimentação dos professores da rede municipal.

A vinda de um Campus Universitário para o Município é uma boa idéia, mas não depende da boa vontade de ninguém nem de uma varinha mágica, envolve orçamento federal e cronograma das instituições de ensino superior federal, com a contratação via concursos de professores e outros profissionais e a ampliação de vagas para alunos, todo esse planejamento demoraria anos. Como as obras nesse município se alongam muito -- temos o exemplo do estádio municipal que “está pronto” na maquette há 3 anos -- parece que o prefeito quer marcar posição ou fazer politicagem.

Para surpresa da população de Ananindeua, a edição de sábado do Jornal Diário do Pará traz como matéria de primeira pagina “ Ananindeua vai ter 3.200 casas populares”, que na verdade é um projeto do governo federal, o “ minha casa, minha vida’, e que já tinha sido anunciado há um tempo atrás. Vamos admitir, parece que ação da governadora deu um choque de ânimo no governo Helder Barbalho, que vem sendo muito criticado pela população por falta de obras e serviços. Parece que o prefeito resolveu se mexer, tipo a dança do “rebolation’

Inexperiência:
A vinda à Ananindeua da Ministra Nicéia Freire, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, semana passada, para inaugurar junto com a governadora o Centro Maria do Pará, um espaço importante para as mulheres do município, na semana em que se comemorava 100 anos do Dia internacional da Mulher, não teve a participação do prefeito -- que estava no município -- e não deu o ar da sua graça. Até o Serra que é o Serra, de um partido de oposição ao governo Federal, participa das inaugurações que têm a presença de ministros do governo Lula. O prefeito foi no mínimo inexperiente, perdeu um grande momento de discutir com a ministra ações do governo federal para o município, fora a descortesia com a Governadora e com a Ministra, além das mulheres residentes no município que estavam presentes a inauguração. No dia seguinte o site da prefeitura informava sobre a inauguração de um centro similar.
Chego a conclusão que o prefeito entrou no “rebolation” e começou a dançar. Desculpe-me, a se mexer! No mais, o rebolation...

20 comentários:

Anônimo disse...

A grande polêmica é a especulação imobiliaria para área, estão construindo um condominio aonde era
o clube ipanema e assim com a construção de um campus universitário, imagine a valorização daquela área, com outros emprendimentos, seria bom alguém informar, como anda ás vendas de terrenos e casa por ali e quem são os compradores?


Humberto Costa - Morador da Cidade Nova VI

Lígia Saavedra disse...

Essa política herdada dos coronéis sempre foi respeitosa com os seus e para o povo a merda.
Baseada nestes fatos nada mais me espanta neste mundo Ananin.

Um terno abraço amazônico papa chibé

Miguel Taurino disse...

Muito me adimiro de pessoas do PT só passarem a ter essa postura agora. Há muitíssimo tempo sabemos quem são os Barbalhos.... E esses que agora tentam medir forças há pouquíssimo(e bem pouco mesmo) os defendiam com unhas e dentes, causava-me até "medo"! O que é isso? Sejamos coerentes! 'Cês são governos ou estão de sacanagem??

Marlon George disse...

Dá-lhe Fernando Bin Laden.

Anônimo disse...

É no mínimo estranho essa polêmica do campus universitário. Essa oligarquia Barbalho nunca se interessou com a educação do povo. Até porque povo esclarescido não vota nos partidos e políticos da burguesia conservadora. Tá ligado.

Anônimo disse...

Poxa fernando, imaginei que como acadêmico de Direito, fosses fundamentar teu questionamento, não obstante percebo que continuas, te igualando aos "leigos" em administração pública, que na falta de argumentos partem para o ataque!!
Volte a escrever, mas fundamente seu artigo, além de procurar melhorar na escrita, pois é fundamental num texto, que se propõe a atigir a "grande rede".

Na Ilharga disse...

Ah, quer dizer que o inoperante alcaide está batalhando para a construção de um campus de uma universidade pública próximo a um condomínio de luxo que está sendo construído?
Nem o cleptoalcaide D. Costa foi tão audacioso na sua missão de roubar dos pobres para favorecer os ricos. Caso isto tenha procedência, é urgente que o povo ananin vá às ruas pedir a renúncia desse farsante travestido de alcaide

Anônimo disse...

JOSE DE VASCONCELOS CUNHA
para mim


Prezado Companheiro,


Como acadêmico de direito o senhor precisa ter mais cuidado com o que diz e escreve, pois será cobrado por isso.

A questão das casas populares não é consenso em lugar nenhum, muito menos as "universidades do prefeito", mas é preciso fazer o debate em alto nível para não cairmos na vulgaridade.

Um abraço.


Zezé - PT-Ananindeua.

Anônimo disse...

Finalmente alguém teve coragem de peitar o Barbalhinho,já estava na hora,finalmente essa juventude botou a cara na rua e mostrou o que é capaz de fazer,acho que não devem parar por aí ,tem que ser feitas outras manifestações e mostrar o tamanho do Partido dos Trabalhadores, mostrar o que somos capazes de fazer.
Parabéns!!!! a essa juventude que teve coragem!!!!!

P.PAAR

Anônimo disse...

Quem diria, um governo que há anos luta por debates, por discussões, seja imperioso agora em decidir prontamente o que é melhor para o povo, imeginei que teriamos reuniões com a comunidade, debates na câmara municipal! mas pelo que vejo, não vai ser assim!!
Só uma perguntinha!! por que o governo do estado ainda não terminou as obras na estrada do icuí, bem ao lado do terreno em questão? se pra terminar uma simples rua já estamos há dois anos,imaginem a construção das casas!!!

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Camarada Zezé deixe de ser "pelego" você não faz uma critica aos Barbalhos, mas... não para de criticar o governo popular do PT.
Qual é mesmo seu partido?
Obs. Mandar recadinho, deixa isso para direita, abraços socialistas...

Fernando Assunção

Anônimo disse...

O jader foi governador duas vezes nunca trouxe um campus de universidade pra Ananindeua, agora so pra encrecar com a governadora o pmdb vem com esse papo furado, ate parece que eles tão preoucupado com a educação no governo jader existia ate aluno jacare no governo do filho dele ele tira beneficios dos professores.

Anônimo disse...

Zé Vasconcelos é humorista da Praça é Nossa, por isso é uma piada.

Anônimo disse...

Esse José Vasconcelos, não tem nada de humorista ele está mais para Cabo Anselmo.

Marcio Moreira

Marlon George disse...

Espero que seja um pólo de casas populares,como o projeto do Governo Lula "minha casa minha vida", pois é isso que a população carente de Ananindeua está precisando de imediato.A educação é fundamental; mas pode ser feito o pólo em outro lugar. Ananindeua tem mais de 300 ocupações e todas sem as mínimas condições de sobrevivência no que tange à infra-estrutura de saneamento, saúde, etc..
Marlon
obs.: quanto ao Zeze, continua pelego como sempre!

Anônimo disse...

É de imensa importância que diversos cidadãos de Ananindeua estejam envolvendo-se numa discussão tão importante para o futuro de nosso município, embora em espaço restrito pela circunstâncias de acessibilidade a tais espaços de relacionamentos e exposições de idéias e posicionamentos. No tocante a "falsa polêmica", que por sinal é um título bem adequado à situação que criou-se em relação a políticas tão importantes que poderão ser executadas em nosso municipio, sem escalas de hierarquia quanto a importância, já que ambas refletem carências extremas do municipio de Ananindeua.
Nesse contexto, é preciso ser o mais racional possível e aos governantes agir com responsabilidade. Os moradores de Ananindeua ficaram muito gratos sim, se o poder público municipal, agindo com competência conseguir os terrenos necessários para a construção de tais pólos para educação técnica e superior que irá impactar muito a vida de nossos estudantes com a oportunidade de qualificarem-se de maneira técnica e profissionalmente, afinal, perguntar não ofende:-"Onde seriam construídos tais pólos de educação se o Poder Público estadual não tivese a idéia de doar tal terreno para a construçãode casas populares?", "Qual seriaa alternativa que o Poder Público municipal daria para os nossos cidadãos?
Quém conhece a história de Ananindeua, sabe do inchaço populacional que este município sofreu sobretudo do final dos anos 80 e início dos anos 90, e com este aumento do fluxo migratório, a inexistência de politicas governamentais que pudessem responder a tal fluxo, seja no processo de regularização fundiária, ou na criação de infraestrutura básica para as ocupações irregulares e sem nenhuma condição de moradia digna por parte de seus ocupantes.
Por tais carências educacionais e de moradias dignas, é que essa polêmica se torna falsa diante da precariedade com que vivem a maioria de nossa população ananin.O Governo do Estado resolveu fazer casas populares, ao gestor municipal cabe empenhar-se de maneira "competente" e conseguir os terrenos necessários à contrução dos pólos educacionais, já que até onde se sabe, é só a isso que está incubido de fazer. Moradia Popular e educação, Ananindeua merece os dois!!!

Andrei Miranda- Cientista Social.

Anônimo disse...

Parabéns Fernando você foi muito feliz, é impensável que um prefeito de qualquer cidade, mesmo tendo divergências com a (o) governadora (or), deixe de receber, como autoridade municipal constituída, uma Ministra de Estado e a Governadora de seu Estado. É no minimo deselegante, para não dizer descortez eu diria até que é um ato de pouca inteligência e concordo contigo ... isso só se explica com a inexperiência da juventude do prefeito.
Quanto a questão central, as casas populares na granja Icuí, a posição da governadora é correta, pois o que temos ali é "elefante branco" que servia, tão somente, para as farras e politicagens dos antigos mandatários do poder.
Me causa espanto, tanta repercussão de uma falsa polêmica, pois a proposição da governadora, em nenhum momento, se contrapõem a criação de um campus da UEPA em nosso município. O debate de fundo da questão habitacional, que não é discutida com a população, está no fato de que deveemos enfrentar toda essa especulação imobiliária que está em curso em Ananindeua, seja com a autorização do prefeito, envolvendo interesses empresariais ligados a ele e ao PMDB, seja com conivência do secretario de meio ambiente que autoriza vários crimes ambientais, quando deveria proteger o meio ambiente.
Concordo com você, mais uma vez a prospota de moradias populares na granja Icuí, talvez esteja servindo para desocultar interesses, até então ocultos, que não leva em consideração a legislaçaõ urbanística-ambiental em nosso município. Precisamos enfrentar esse debate, o prefeito não pode anunciar como de sua gestão, contrução de casas do programa "Minha Casa Minha Vida" dizendo ser sua realização, os recursos são do governo federal, ou seja, se não há uma política habitacional séria que enfrente o problema real do déficit em nosso município, não se contraponha a governadora que na prática está apresentando uma proposta para irmos reduzindo este déficit.
Quanto ao campus universitário, Fernando, entendo que o prefeito deve ouvir os estudantes, me parece mais sensato, lógico que se procure uma área na BR-316, pois facilita a locomoção, a segurança e ainda permite que estudantes de outros municípios, que se deslocam para Belém, possam usufruir dessa importante obra educacional, como querem, corretamente, os líderes estudantis aqui de Ananindeua.
No mais, meu caro Fernando, não se preocupe com o falso discurso de que você tenha que ter postura de futuro advogado, até porque isso tem tempo, precisamos de lideranças estudantis como você ousado, combatente, dirigente... com uma pitada de razão e sensatez, para enfrentarmos as lutas que a conjuntura exige.
Um grande abraço camarada!!!

Anônimo disse...

Meu caro Zezé, sociológo, lutador das causas populares, oriundo das lutas reais do partido e dos movimentos sociais, faça suas críticas fundamentadas numa discussão mais de fundo da falsa polêmica entre as casas populares x campus universitário, e não se utilize de argumentos de direita para fazer juízo de valor a um lutador como você, deixe isso para a direita ou para os advogados o fazerem.
Quanto a falsa polêmica, você poderia contribuir mais do que simplesmente dizer que não é consenso a construção das casas ou do campus universitário do Prefeito.
Você, poderia como sociológo, discutir: a) o déficit habitacional em Ananindeua; b) as inúmeras ocupações sociais no município; c) o problema gravíssimo da especulação imobiliária, que faz com que prolifere verdadeiras fortalezas, condomínios fechados, segregados dos problemas sociais; d)a pauta do Conferência das Cidades (PDU, regulamentação da legislação urbanístico-ambiental, relação da PMA com o Ministério das Cidades, etc.); e) uma relação mais autonoma do PT com o governo Helder.
Enfim, meu caro Zezé, não chego aos críticos deste blog, quanto a sua postura, mas entendo que você pode e deve contribuir mais a esse debate do que, simplesmente ficar olhando de longe e criticando quem está na luta ral, tão somente, porque isso pode desagradar os interesses partidários. Isso meu caro signica a rendição, a capitulação da luta... eu, entendo que você não é assim... entendo que, embora tenhamos divergências, você como todos os petistas desse município, são construtores de sonhos, lutas e utopias!!!
VAMOS LUTAR COMPANHEIRO!!!

Anônimo disse...

Galera sem muda o rumo da prosa
Onde anda Ozarias Favacho

Anônimo disse...

Muito bom esse debete temos que alerta a sociedade dessa administração.
Me adimiro do PT não ter um posição contra essas falsas polemicas.

Magno Souza