segunda-feira, 5 de julho de 2010

Entrevista com Oeiras, Presidente do PT Ananindeua: "Sou contrário ao processo de privatização".

Ananindeuadebates(AD) – O PT faz parte da Administração municipal, e tem a vice-prefeitura e duas secretarias no governo Helder Barbalho, sabemos que o governo é do PMDB. O PT tem alguma de suas políticas ( Banco do Povo, Orçamento Participativo etc..) implantado no governo municipal?
Oeiras- As duas políticas citada por vc ainda não foram implantadas no município de Ananindeua. Em março na primeira audiência da nova Executiva Municipal com o Prefeito, pautamos essas duas importantes políticas entre outras que historicamente o PT tem defendido, com a gestão e o controle social nos espaços institucional e governamental.

AD - Recentemente o governo Helder implantou uma medida muito impopular que depois de muita mobilização dos estudantes e sindicatos ele revogou, essa medida limitava meia-passagem para estudantes nos ônibus que circulam no município de Ananindeua. Qual foi à posição do PT diante desse Decreto do governo?

Oeiras- A posição do PT foi contrária ao Decreto. A meia passagem foi uma conquista da luta estudantil nos anos 80, inclusive com minha participação, a época eu era estudante secundarista. Por isso, vamos sempre reafirmar a manutenção histórica da universalização da meia passagem.

AD – O PMDB a nível estadual rompeu com o PT e entregou alguns cargos que tinha na administração estadual.
Aqui Ananindeua como anda a relação PT e PMDB?

Oeiras - O PT e o governo estadual buscaram reafirmar a composição vitoriosa das eleições passada. Mas Infelizmente esse processo não vingou, esperamos que no segundo turno estejamos junto com o PMDB, já que nacionalmente o PMDB através do Deputado Federal Michel Temer é o vice da companheira Dilma. Aqui em Ananindeua vamos continuar no Governo devido ao processo de coligação realizado em 2008.

AD – A eleição de 2010 deve ser um termômetro para 2012, onde teremos a sucessão do Prefeito Helder Barbalho. O PT faz parte do governo municipal, vai continuar na coligação, ou já pensa em tomar outro rumo?

Oeiras - A agenda eleitoral 2010 poderá ser um momento de afirmação e de construção partidária do PT de Ananindeua. Mas não podemos neste ano adiantar o processo eleitoral 2012, que seria um erro político. Em relação à coligação em 2012, o PT tem um arco de aliança prioritário com vários partidos, inclusive com o PMDB que é da base do Governo Lula. Dilma eleita o PMDB terá a vice presidência do Brasil. Portanto, estaremos abertos para marchar com os partidos aliados dentro de um programa de desenvolvimento sustentado para o município. Em relação ao outro rumo, o PT durante o processo de eleição direta (PED) em 2009, todas as teses das forças políticas que atuam no PT de Ananindeua, apontavam para a construção de uma linha de reorganização e fortalecimento do PT para ser uma alternativa de governo em 2012.

AD – O PT tem um grande desafio que é a reeleição da governadora Ana Júlia e a eleição do Deputado Paulo Rocha para o Senado. Ananindeua é o 2º colégio eleitoral do Estado. O PMDB tem a candidatura ao governo de Juvenil e o PSDB Jatene. Vc. acha que a Governadora Ana Júlia vai ser a mais votada em Ananindeua?

Oeiras - Acredito que sim. Historicamente sempre ganhamos em Ananindeua. Estamos nos preparando para essa batalha. A direção municipal esta unida e tem se debruçado na organização dos setoriais do partido, realizamos plenárias e estamos dialogando com diversos setores da sociedade, inclusive com os partidos aliados para organizamos um grande comitê da Frente Popular para ajudar na eleição da companheira Dilma Presidente, Ana Julia Governadora e companheiro Paulo Rocha para o senado

AD - O PR faz parte da coligação da chapa Ana Júlia (PT) – Anivaldo Vale (PR). Em Ananindeua a principal liderança do PR e o presidente da Câmara, Eliel Faustino, que é muito ligado ao Prefeito Helder Barbalho, que apóia Juvenil ao governo e Jader para o senado. O PT já conversou com o Eliel sobre a Campanha Ana Júlia e Paulo Rocha para o Senado?

Oeiras - Oficialmente o PT ainda não conversou com Eliel, mas como afirmei vamos construir um grande comitê da Frente Popular dos partidos que apóiam a reeleição de Ana e a eleição do Paulo Rocha para o senado e com certeza o PR estará conosco nesta eleição também em Ananindeua.

AD – No dia 30/06 o diretório Estadual do PT aprovou apoio ao Projeto de Lei (PL) PPA’s (Parcerias Públicas e Privadas) do Prefeito Duciomar, essa resolução impõe aos vereadores da legenda que votem favorável ao PL do prefeito. Na pratica isso abre caminho para a privatização dos serviços de água e esgoto de Belém e cobranças de pedágios nas pontes de Mosqueiro e Outeiro e etc. como dirigente do PT vc. apóia a decisão do diretório Estadual, e acha que a bancada dos vereadores do PT na Câmara de Belém deve votar favorável ao projeto de privatização?,

Oeiras - Tenho a informação que o DR aprovou uma resolução indicando ampliar o debate sobre o projeto do Prefeito de Belém. Sou contrário ao processo de privatização. A bancada municipal fechou decisão por unanimidade de votar contra ao projeto das PPPs. O líder da Bancada na CMB o vereador Otavio Pinheiro tem se dedicado a conversar com outros dirigentes do PT e do Governo para garantir a unidade partidária na luta contra a privatização dos serviços públicos da capital

9 comentários:

Anônimo disse...

O PT não morreu, nós continuaremos na resistência, não a privatização.

Carlindo Santos

Anônimo disse...

Eliel Faustino, desobedecendo o Helder Barbalho, fala sério Oeiras..

Marcos Cintra.

Na Ilharga disse...

Parabéns ao entrevistador e ao entrevistado pela clareza de ambos. Único reparo é a excessiva tolerância com o prefeito de Ananindeua, se comparado ao tratamento exigido ao de Belém, talvez fruto da participação(?) petista no governo ananin.
Porém, é importante notarmos que Hélder, Eliel e outros "herdeiros" seguem a política de clan, e não a partidária, logo, descendentes de coronel, coronel aspiram ser. Ou não?

Anônimo disse...

Em Ananindeua o PT andou com Helder Barbalho, esse mesmo filhote da SUDAM, que acabou de corta a meia-passagem dos estudantes.
JOCC Juventude do Campo e da Cidade.

JAIR PENA disse...

É hora de descontrair " O Oeiras ta gordo que nem um major"

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Camaradas,
Durante o governo do PT na PMB foi feito um estudo sobre a situação da COSANPA e do SAAEB, por conta da falta de definição dos marcos regulatórios dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, em todo o país e em particular nas regiões metropolitanas.
Essa polêmica, vocês lembram, se arrastou durante os dois governos democráticos populares e em 2006 foi aprovado o marco regulatório do saneamento ambiental, luta histórica de valorosos companheiros do PT, que militavam na SMAD (Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento) e que chegaram a propor a criação de uma setorial do saneamento, que não foi a frente.
Vários debates ocorreram nesse período, nas CMBs, nas ALEPAs, nas Universidades, nas ONGs, sempre alertando e acumulando informações de experiências ruins e desastrosas de privatização de abastecimento de água e esgotamento sanitário, vide a experiência de Manaus, de Tocantinhs com a SANEATINS, enfim todas com problemas que iam desde o aumento da tarifa, demissão de funcionários até a baixa qualidade do serviço aos usuários, onde não há manutenção adequada da rede e muito menos ampliação da rede, considerando o crescimento da populaçao, ou seja, não amplia, não mantêm direito e exclui a população carente, não adota tarifa social, etc.
Portanto, camaradas não tem como aceitar que a aprovação do PL na CMB, possa siginificar avanços a população, se ainda não conseguimos sequer universalizar o serviço. Hoje, há cerca de 250 a 300 mil pessoas que não tem acesso a água potável somente em Belém, como garantir esse direito básico, elementar com o serviço privatizado?
Precisamos aproveitar esse debate e inquirir o atual prefeito e o dirigente do SAAEB sobre o que foi investido nesses últimos 05 anos para reduzir o déficit de abastecimento de água e as metas para ampliar a rede de esgoto na cidade de Belém, considerando que o governo do PT deixou projetos e dinheiro em caixa, na CEF. O que foi feito desse recurso. Foi utilizado????????????????????????
E hoje, pasmem vocês os mesmos projetos aprovados naquela época, estão aguardando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prefeito não fez nem a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Tucunduba com recursos garantidos e o governo estadual acabou assumindo essa obra na 2ª fase do projeto.
Assim não dá, não podemos aceitar que por conta dessa aliança com esse falsário se deva abrir mão de princípio, de convicção. Afinal o que mudou quem era a contra a privatização agora está a favor, em cima de qual argumento... apoio do prefeito, não basta esse "bandido" não ter sido caçado pelo conjunto da obra a frente da prefeitura, será que não basta os recursos vultosos na mão desse "nacional" do ICMS, repassado pelo Governo do Estado. Isso não tem acordo, vamos lutar até o fim contra essa proposta indecente, imoral, excludente, inconsequente e antisocial.
VAMOS À LUTA COMPANHEIROS!!!!!!!!!

5 de julho de 2010 14:40

Anônimo disse...

Oeiras aqui para nós, a vice-prefeitura não tem nada a haver com o PT e o dois secretários na verdade são secretários do Helder, coloca ordem na casa. se não vc. vira mais um no meio da multidão.

Gerson Fernandes

JAIR PENA disse...

TEM UMA PARTE DO PT QUE MELHOR SERIA COLIGAR COM O PSOL,O VETOR DA ESQUERDA TA TORNO PRA DIREITA.É COMICO ONDE JA SE VIU VETOR TORTO.

Miguel Taurino disse...

É mesmo de entristecer e de indignar essa prática adotada pelo “governo popular” de Ana Júlia. Quem deveria dizer não a um projeto antipopular, como esse de Dudu prefere fazer palanque para tal e esquecer de vez seu compromisso com o povo. Nos últimos dias temos visto o que há de mais vergonhoso na história política do estado do Pará, coitados dos meus amigos petistas!! A aliança com o PTB de Duciomar (falsário, corrupto, corruptor, etc.) para a reeleição da candidata do PT ao governo vem ratificar de vez que não há mesmo compromisso em defender os interesses da nossa população. Não se assustem, caros leitores, quando em um eventual 2° turno aparecerem bem juntinhos Ana Júlia, Jáder Barbalho e Almir Gabriel.

Miguel Taurino