quarta-feira, 6 de outubro de 2010

De Belém a Marilía


Mestrando em Direito do Univem integra direção da Fepodi

No último Encontro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito no Brasil (Conpedi), realizado em junho deste ano, Newton Carlos Freire Pereira (foto), mestrando do Univem, foi indicado a compor a direção da Federação Nacional de Pós-graduandos em Direito (Fepodi), como membro colaborador da diretoria executiva.

Dentre as atividades desenvolvidas, consta a participação na elaboração do estatuto social e na constituição da diretoria provisória, inclusive com a realização de três reuniões da executiva, em Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Sua vinculação à direção da Fepodi estende-se até fevereiro de 2011, quando deve concluir o mestrado no Univem. Para saber mais sobre a Fepodi, acesse o site http://fepodi.webnode.com.br/ ou visualize o estatuto em http://fepodi.webnode.com.br/estatuto/.

Pereira mora e trabalha em Belém, mas tem sido figura constante em Marília nos últimos tempos. Prestes a concluir o mestrado, ele conta que a vida é corrida, mas que o prazer em atuar na área e cursar uma conceituada pós-graduação compensa o esforço.

Na capital paraense, o mestrando do Univem exerce a advocacia em escritório próprio, prestando assessoria para prefeituras municipais na área de Direito Administrativo, especialmente em licitações e contratos. Paralelamente, exerceu a atividade docente na educação superior, mas os compromissos profissionais no interior do estado, que demandam longas viagens de barco, fizeram-no afastar-se da sala de aula neste primeiro semestre. “Gosto muito da docência e pretendo retornar em 2011, já com o título de mestre em Direito de Estado pelo Univem”, revela.

E por que é que Pereira veio tão longe buscar aperfeiçoamento e titulação? Ele conta que conheceu o Univem através do professor Vanderlei Portes, mestre em Direito pela casa, ex-coordenador do curso de Direito da Faculdade Ideal de Belém. Em dezembro de 2008, veio a Marília para prestigiar a defesa da dissertação do amigo e ficou encantando com o Univem. “Na oportunidade, conheci os professores-doutores Lafayette Pozzoli e Raquel Ferraroni Sanches, hoje minha orientadora”, lembra.

“A decisão pelo mestrado do Univem ocorreu pelas boas referências e em função da abordagem filosófica e propedêutica da linha de pesquisa do programa, em oposição à proposta de mestrado dogmático ou positivista”, enfatiza.

Pereira deve fazer sua defesa até dezembro deste ano, mas já adianta: “Mesmo quando terminar o mestrado, pretendo visitar Marília sempre que possível, pois esta é uma cidade que aprendi a amar.”

2 comentários:

Ronaldo disse...

O companheiro pererinha, sempre tem muita dedicação ao que faz, eu pude encontra-lo caminhando aqui no PAAR na campanha do Mário Cardoso.
Parabens companheiro, precisamos de gente para dirigir nosso partido.
Ronaldo

Anônimo disse...

Um grande abraço Pereira vc. faz parte do PT, sério o PT de Ananindeua que um dia vai dar certo.

abraços

Aroldo Lima