segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O chá de cadeira que Jatene tomou de Serra


O plaboy Aécio em Ananindeua

Um tucano de alta plumagem baixou em terras ananis semana passada, o mineiro Aécio Neves. Veio cobrir um buraco deixado por Serra, que resolveu dar um bolo em Simão Jatene e se vingar.
No 1º turno Jatene se escondia da candidatura de Serra como o diabo da cruz. Com Serra em baixa nas pesquisas, os tucanos paraenses não queriam saber do homem. No programa eleitoral dos tucanos papa-xibé, Lula era o cara.

A Operação "Tucano na Gaiola"

No 1 º turno houve a operação “Tucano na Gaiola”. Serra, que estava em baixa nas pesquisas no 1º turno, precisava de qualquer votinho. Decidiu vir a Belém. O sinal vermelho bateu no comitê de Jatene: gritou um chefe de alguma coisa da campanha Jatene: “O que é que esse cara vem fazer aqui?” Foi montada a operação “Tucano na Gaiola”, pensada e coordenada pelo próprio Jatene: Serra não poderia em hipótese alguma circular por Belém. Jatene estava bem nas pesquisas e Serra poderia tirar votos. Os bastidores da operação: Serra ficaria confinado em Valdecans e partiria para o interior e, de lá, de volta a Sampa, não poderia nem dormir no Pará, nem falar muito, no popular Bico Fechado! Em seu blog, a jornalista Rita Soares relata a tarefa difícil que foi tirar umas palavrinhas do Homem... clique aqui e leia a entrevista de Serra a Rita Soares


Serra sai da UTI

O candidato demotucano, amparado na muleta de Marina Silva, sai da UTI eleitoral e chega ao segundo turno. Jatene volta a ser Serra desde criancinha, a tucanagem papa-xibé, que apostou que ganharia a eleição no Pará no 1º turno, fica desolada. E resolve, finalmente, fazer campanha para Serra. Na semana passada, anunciaram com toda pompa a vinda de Serra ao Pará. Mas os planos Serra mudam ele volta a ser o paulista aristocrata (o famoso “mil caras”). E os tucanos paraenses agora precisam de Serra para tentar diminuir o estrago que foi a vinda de Dilma e Lula ao Pará. O comício de Ana Júlia em Ananindeua teve um impacto muito grande na população de Belém e Região Metropolitana. Os tucanos sabem disso através de pesquisas internas, que mostram agora um equilíbrio na disputa na Região Metropolitana.

Jatene o dorminhoco

Serra desiste de vir ao Pará. A cúpula tucana se reúne e desencadeia a operação “Tucano fora da Gaiola”: a missão é comandada pelo próprio Jatene, que abandona a agenda de campanha no Pará, e vai a São Paulo convencer Serra a vir ao Pará. Simão, como bom pescador, tem paciência para esperar. Dizem, à boca pequena, que o homem tomou o maior chá de cadeira que um político paraense já experimentou em toda história. Mas, como diz o Almir Gabriel, o homem é chegado a uma preguicinha. Dizem que Jatene tirou uma boa madorna sentado na cadeira, no corredor do Comitê Central serrista (com aquele friozinho de São Paulo, não deu outra, dizem que seu ronco era ouvido por todo o comitê).

A vingança de Serra

Jatene é acordado pelo boy do comitê, para anunciar que Serra não poderia recebê-lo, pois não estava em São Paulo. Ainda meio sonolento Jatene então pensou: “O que é que vou dizer para o PIG do Pará?” Nesse momento, viu o Flexa dando altas gargalhadas com Aécio Neves, o assunto era o ronco de Jatene. Ele ficou meio invocado, mas como precisava de uma solução, falou baixinho: “Lá pra frente, eu ferro esse careca do açaí”. Mirou em Aécio, deu aquele sorisso falso, baixou a cabeça e pensou: “Esse playboy quase que foi candidato a presidente, vai dar para quebrar um galho, não posso chegar no Pará com a gaiola vazia”. Chegou para Aécio e falou: “Você é meu eterno candidato a presidente, vamos Aécio! vamos juntos! o Pará te abraça!” Orly Bezerra cutucou, “menos Jatene! menos! não tem nenhum eleitor aqui, não estamos filmando para o programa eleitoral”. Aécio falou então que topava, condicionou, porém, a vinda, só se for em Belém, nada de interiozinho (o mineiro lembrou o constrangimento que Serra passou no 1º turno). Flexa falou: “Bem, só vamos dar uma passada em Ananindeua, a 2ª maior cidade do Pará, a traição lá está correndo solta, todo o PMDB agora é Jatene desde criança, temos que agradar aquelas crianças”. Jatene pensou, “poxa! ainda tem esses caras do PMDB, já não basta aquele deputado chato, com aquelas dancinhas ridículas do meu lado, agora vem todo o cavalo de tróia, saíram do estacionamento do governo Ana Júlia e agora querem botar no meu estacionamento, me aguardem!” Aécio aceitou, logo ele, que é chegado a uma farra, e detesta passar o final de semana em Minas, não ia perder essa boca livre. E ainda conhecer, de quebra, o Pará que Acelera.

(Esse é um texto de ficção, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência).

Um comentário:

Newton Pereira disse...

E Rui, você como baiano é um bom contador de "causos".

Newton Pereira