terça-feira, 26 de outubro de 2010

Opinião do internauta: "Jader caiu na própria armadilha. Triste fim de um “grande líder”


Andrei Miranda( foto) – Cientista Social.

Ao contrário do que afirmam alguns Jaderistas em seus blogs da vida, em especial o deputado eleito Parsifal, acredito que “os joelhos dobrados” foram de Jader e não do Lula, e ao Temer coube o papel de tentar sensibilizar o Presidente a ouvir as súplicas do Barbalho. Afinal saberia já da data que entraria em pauta a votação do seu recurso. Nesse sentido, quem tem que andar implorando ajuda não é Lula não, pois Dilma sobe na intenção de voto e sem a ajuda dos Barbalhos tanto Pai quanto Filho em especial no Pará. Só os despeitados do PMDB acreditam que seria o contrário... Afinal esperam a todo custo salvar um "grande líder" em decadência, pois o campeão de votos ficou apenas em segundo lugar com o terceiro na sua cola.
Bye, bye Barbalho, não vai esquentar a cadeira de senador e já se pregou a pecha de não esforço por Dilma, ou seja, ficará sem máquina federal também no Pará em suas mãos... Triste fim do "grande líder" que vive agora de incertezas absolutas, pois a possível vitória de Jatene é sinal de que Helder não será governador, e ainda, Ananindeua será de Pioneiro fiel seguidor de Jatene... Isso se o Jatene ganhar. Parece-me que o "grande líder" se debate em suas dúvidas e incertezas sobre a melhor decisão a tomar, e ficar em cima do muro, sempre foi atribuído a sinal de fraqueza e as piores decisões, pois revela que o senhor das cartadas está agora de cartola vazia, ainda mais quando não consegue convencer seus próprios liderados, nem tampouco o Povo do Pará, já que seu candidato nem ameaçou a ir para o segundo turno.

O “grande líder” sofre desidratação em votos e em prestígio junto ao poder central, e bem mais, depois de tentar condicionar o seu apoio a Ana Júlia no Pará à orientação de ministros do STF por parte do presidente Lula, para que votassem favoravelmente ao seu recurso nessa mesma corte. Jader que tem grandes espaços da máquina federal no Pará, não foi capaz de reconhecer isso perante o presidente, e tomou a decisão de típicos caciques em declínio e desnorteados aos ver o seu mundo cair sem poder muito o que fazer, ou seja, resolveu fica olhando atônito os movimentos das coisas. O prestígio eleitoral consagrador não veio e o que restara do conseguido no passado desmancha-se no ar, por atitudes mesquinhas e personalistas, do tipo; “salve minha pele e resto deixa pra lá”. Jader caiu na própria armadilha. Triste fim de um “grande líder”, só resta saber de quem é esse líder.


7 comentários:

Anônimo disse...

Não querido, você está enganado. Jader é o grande lider e você tem que engolir essa. Apesar de toda artilharia contra ele da Rede Globo e da Afiliada TV Liberal, ele ainda foi eleito 1,8 milhões de votos. Engole essa sapo!

Anônimo disse...

Sua insensatez continua aguçada, afirmar que Jader não é o grande lider da política no Pará se traduz em insanidade mental.
Quem recebe 1.800.000 dos eleitores, que a cada dia eram bombardeados com notícias da inelegibilidade, dentre outras difamações, demonstra a grande liderança que possui.
Ao contrário, a incompotência da Governadora Ana Julia e governar e fazer alianças será fatal para sua reeleição.
Caso o STF decida contra o recurso do Lider JB,cometerá uma grande injustiça com o povo do Pará, que por livre e espontânea vontade preferiu o Jader, em detrimento do candidato da máquina governista.

Anônimo disse...

Minha cara anônima do dia 26/10, 13:32, respeito sua veneração, mais não posso deixar de dizer que, usar a artilharia de O Liberal contra Jader para justificar a desidratação do "campeão de votos" é no mínimo querer camuflar a realidade com pequenas e insustentadas desculpas, já que Jader tem também um poderoso veículo de comunição no Pará, pelo menos é isso que eles vivem dizendo baseado em pesquisas do Ibope, o que anularia qualquer artilharia do grupo Liberal contra este, não achas?.
Usar tal desculpa, é no mínimo reconhecer dois fatos; o primeiro, que o órgão de comunicação dos Barbalhos não são os mais influentes do Pará, ao ponto de fazer frente ao grupo Liberal, o outro é que, mesmo Jader divulgando nota e aparecendo nos seu órgãos de comunicação informando de sua candidatura, revelou que o Povo do Pará não levou muito a sério o que o seu "grande líder" falou, dando sinais de falta de credibilidade de sua palavra, sintoma de declínio de sua legitimidade enquanto liderança. O quadro me parece pior do que eu imaginava, além de descrédito na pessoa do "grande líder" e suas palavras, quero dizer seu "grande líder" anônima, o grupo de comunicação de Jader,me parece também que não é muito de se confiar, pelo menos foi isso que se tirou dessas eleições.
Quanto a "engolir o sapo", entendo que vivo numa sociedade democrática, onde os direitos da minoria devem ser preservados, e como a liderança de Jader não é maioria nesse Estado, sinto-me no dever de respeitar a sua veneração ao dito cujo, e não se preocupe, não é questão de "engolir sapo" não, é sim de respeito aos pricípios democráticos...
Desde já agradeço a contribuição para o debate!!

Andrei Miranda - Cientista Social

Anônimo disse...

Parabéns ao blog e ao sociólogo, pois conseguiram ter a "leitura" correta do ocaso de mais um dos "astros" da política nacional e paraense, o ex-candidato a senador Jader Barbalho, quando ontém no STF, teve sua candidatura cassada por sua vida pregressa de malinagens e safadezas juramentadas.

Esse episódio comemorado e muito por muitos de seus adversários e desafetos, nos revela vários aspectos, principalmente as pessoas de bem do Pará e do Brasil.
O primeiro deles é o inegável poder da mídia e, isso eles tem, e esse cidadão apesar dos pesares ainda teve 1.800 mil votos, demonstrando o quão é eficiente a capacidade de manipulação do cidadão comum, de bem e cumpridor de seus deveres.

O segundo aspecto é que essa liderança, uns dos que consagrou o famoso bordão "rouba mais faz", não conseguiu compreender que mesmo tendo o seu partido dentro do governo do estado fez através de seus meios de comunicação oposição sistemática ao governo, atacando de forma muita vezes irresponsável a governadora que diferente dele não tem processo algum a lhe macular sua vida pregressa.

O terceiro aspecto, julgo ser o mais emblemático, pois repito sua falta de "leitura" política precisa sobre essa conjuntura em que se vive, onde o Congresso nacional sim, pressionado pela opinião pública, aprovou a Lei da Ficha Limpa, faz com que a sociedade tenha a percepção feliz não porque este "nacional" teve o que merecia já a muito tempo, mas sobretudo porque uma lei de iniciativa popular vei para ficar.

A lei da Ficha Limpa é correta, abrangente, universalista, municipalista e moralizadora da coisa pública e diametralmente oposta aos argumentos reacionários, incoerentes e ultraconservadores de um ex-presidente do supremo que disse está analisando a "tese" da lei.

Ora na tese dele ele é contra a lei, primeiro porque ela oriunda de iniciativa popular, na sua visão não deve prosperar, chegando a ignonímia de afirmar se tratar da ditadura da maioria sobre a minoria. Segundo, que ela abre espaço à totalitarismos e regimes facistas, o que é um grandíssimo absurdo, só compatível com a visão dos tucanos que dizem o país está um caos e, portanto eles irão resolver, ou seja, mais uma vez a leitura sendo feita pela ótica das elites e de sua perda de poder para o povo.

E terceiro porque ela é encomendada, portanto casuística. Ora a lei atinge a todos, incluside no episódio em questão já tornou inelegíveis um tucano, um pmdebista e um petista, onde está o casuísmo. Será casuísmo esta lei retirar os maus políticos, mesmo que existam diferenciações entre eles e na lei permitindo ainda o amplo direito de defesa, o contraditório.

Não bastasse isso, quando não tinha mais como atacar a lei, este ministro do supremo resolveu atacar as emendas parlamentares do congresso nacional, responsabilidade dos legisladores que a ela não podem fugir no sentido de aperfeicoá-la. Não cabe ao supremo legislar e sim evitar em última instância os abusos as leis, as garantias individuais e coletivas da sociedade.

Portanto, paradoxalmente estou feliz e triste, ao mesmo tempo. Feliz, porque a lei começa a a sair do papel e se tornar uma realidade concreta, palpável dos interesses da maioria da sociedade. E triste porque, mais uma vez e, espero sinceramente, que seja última, que esse "nacional" (parafraseando o saudoso Juca, que deve está feliz... que Deus o tenha), a nos infelicitar com suas famosas malinagens, safadezas, seja na máquina pública, seja nos negócios e seja nas negociatas pessoais, sempre aprontando no sentido do enrrequicemento de seu polêmico patrimônio.

Minha dúvida é se estou mais triste ou mais feliz... afinal, na altura de nossas vidas, algumas vitórias são tão emblemáticas em nossas vidas que, superam o estresse e as angústias de nosso dia-a-dia.

Uma grande abraço ao blog, ao sociólogo e a todas as pessoas de bem de nosso estado e do Brasil.

Anônimo disse...

"O triste fim de policarpo quaresma". Não sou de sentir pena de ninguém, mas essa entrevista do Jader no Estadão me deu a impressão que o julgamento no STF mexeu com a cabeça dele. quando ele fala que em Janeiro de 2011 estará comprida sua sentença, beira ao ridículo ele renunciou para não ser cassado, então nenhuma lei estabelece que ele já cumpriu a lei, não é uma lei criminal (deveria ser) , tudo bem, se fosse, ele não estaria exercendo um mandato eletivo(deputado), então teria que diminuir o tempo que ele exerceu esse mandato, ai ele ainda teria uns 5 anos a cumpri, como a lei não é isso. deixa pra lá, deve ser uma matemática para levantar o astral dele e da sua turma. Outra coisa a raiva contra o Eduardo Cardozo, beira a birra de rapaz que perdeu a namorada para o amigo do outro, meu deus que sandice essa do Velho Jader.
Ele deve muito ao PT e ao presidente Lula, foi Lula que tirou ele a pecha de leproso (politicamente correto hanseniano) quando em um comício beijou a mão dele e levou ele e sua turma para o governo, ninguém no Brasil queria encostar em Jader, Lula o protegeu.

Sobre a afirmação do apoio a Jatene , Jader e o PMDB ficou no governo Ana por 3,5 anos, seu Jornal vez mais oposição a ao governo que o PSDB, hora, Jader boicotou o Governo Ana, todos sabem, no PT o PMDB é conhecido como cavalo de tróia.

Jader está jogando “o menino a água e a bacia fora”, com esse apoio a Jatene acaba de vez com a candidatura Helder 2014, do jeito que anda, vai perder a liderança. do partido no Pará. O PMDB nesse segundo turno virou “Lei de Murici”, cada um cuida de si. A nível estadual os tucanos vai estraçalhar o PMDB. A nível federal Dilma pela sua característica não vai dá o 2 º perdão a Jader, nem mandato ele tem mais.

Essa entrevista do Jader foi a pior peça política dos último dez anos para uma liderança populista, talvez, talvez olha mãe Dinah ai gente, Jader tenha ficado tipo Erasmo sozinho na Beira da Estrada.
Para terminar . vou falar de peito aberto. Sentir pena do Jader quando li essa entrevista Só Deus sabe o que deve está passado pela cabeça dele, e só seu medico sabe o calmante que ele deve estar tomado. Mas a condenação dele foi um marco na política brasileira, ficou um gostinho de ter orgulho de ser brasileiro. Só faltou ele culpar ACM, esse sim deve está comemorando no inferno no céu ou baixou em algum terreiro na Bahia, o triste fim de Jader, foi o velho Toninho Malvadez que empurrou Jader para esse triste fim.
Abraços

Antonio Maron Magalhãses - Londrina

Anônimo disse...

"O triste fim de policarpo quaresma". Não sou de sentir pena de ninguém, mas essa entrevista do Jader no Estadão me deu a impressão que o julgamento no STF mexeu com a cabeça dele. quando ele fala que em Janeiro de 2011 estará comprida sua sentença, beira ao ridículo ele renunciou para não ser cassado, então nenhuma lei estabelece que ele já cumpriu a lei, não é uma lei criminal (deveria ser) , tudo bem, se fosse, ele não estaria exercendo um mandato eletivo(deputado), então teria que diminuir o tempo que ele exerceu esse mandato, ai ele ainda teria uns 5 anos a cumpri, como a lei não é isso. deixa pra lá, deve ser uma matemática para levantar o astral dele e da sua turma. Outra coisa a raiva contra o Eduardo Cardozo, beira a birra de rapaz que perdeu a namorada para o amigo do outro, meu deus que sandice essa do Velho Jader.
Ele deve muito ao PT e ao presidente Lula, foi Lula que tirou ele a pecha de leproso (politicamente correto hanseniano) quando em um comício beijou a mão dele e levou ele e sua turma para o governo, ninguém no Brasil queria encostar em Jader, Lula o protegeu.

Sobre a afirmação do apoio a Jatene , Jader e o PMDB ficou no governo Ana por 3,5 anos, seu Jornal vez mais oposição a ao governo que o PSDB, hora, Jader boicotou o Governo Ana, todos sabem, no PT o PMDB é conhecido como cavalo de tróia.

Jader está jogando “o menino a água e a bacia fora”, com esse apoio a Jatene acaba de vez com a candidatura Helder 2014, do jeito que anda, vai perder a liderança. do partido no Pará. O PMDB nesse segundo turno virou “Lei de Murici”, cada um cuida de si. A nível estadual os tucanos vai estraçalhar o PMDB. A nível federal Dilma pela sua característica não vai dá o 2 º perdão a Jader, nem mandato ele tem mais.

Essa entrevista do Jader foi a pior peça política dos último dez anos para uma liderança populista, talvez, talvez olha mãe Dinah ai gente, Jader tenha ficado tipo Erasmo sozinho na Beira da Estrada.
Para terminar . vou falar de peito aberto. Sentir pena do Jader quando li essa entrevista Só Deus sabe o que deve está passado pela cabeça dele, e só seu medico sabe o calmante que ele deve estar tomado. Mas a condenação dele foi um marco na política brasileira, ficou um gostinho de ter orgulho de ser brasileiro. Só faltou ele culpar ACM, esse sim deve está comemorando no inferno no céu ou baixou em algum terreiro na Bahia, o triste fim de Jader, foi o velho Toninho Malvadez que empurrou Jader para esse triste fim.
Abraços

Antonio Maron Magalhãses - Londrina

Anônimo disse...

Editor do Blog se for publicar meu comentário favor corrigir.
Algumas erratas.

Jader e o PMDB ficou ( ficaram)

os tucanos vai (irão) estraçalhar

seu Jornal vez (fez) mais oposição


Antonio Maron Magalhãses - Londrina