quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Opinião do Internauta: O debate - Jatene e sua maioria na Assembleia Legislativa do Pará





Jorge Amorim*








Há algumas coisa a considerar, meu caro Vicente Cidade.


Primeiro, saber como Simão se relacionará com o governo federal. Se adotar uma postura sectária, de evitar parcerias e desprezo pelo PAC para fugir da ideia de continuismo, terá muitos problemas dada a limitada capacidade de investimentos do Estado, só o discurso de herança maldita não justificará uma eventual inércia e a população cobrará em algum momento.
Segundo, há o fator Jader Barbalho. Será que ele continuará dando as cartas no PMDB, ou, caso fique sem mandato, sua liderança será posta em xeque, resvalando essa disputa no diálogo com o governo na medida em que ninguém se sentirá representado por ninguém.
Terceiro, PSDB e PMDB aproximaram-se bastante nas últimas eleições e isto dificulta o diálogo do partido de Jader nacionalmente, será que outras legendas, como o PR de Alfredo Nascimento, não aproveitarão esse vácuo para disputar espaços anteriormente ocupados por pemedebistas? E o PR é só um exemplo, mas por aí podem seguir PDT, PTB e o PSB.
Não quer dizer que esses partidos vão fazer oposição a Simão, principalmente na AL, porém indica que serão menos depentes do que foram em 2003/2006, quando muito do que foi realizado pelo governo estadual deu-se com verba federal, mas sob inteira responsabilidade política e administrativa local o que cacifava o controle da situação por Simão.
Como se prenuncia a formação de um governo confederado, uns de olho em 2012, outros de olho em uma possível criação de mais dois estados com áreas desmembradas do Pará e todos pensando seus futuros individualmente é provável que tenhamos um governo de arranjos e conveniências com reflexos negativos na população.

Editor do Blog na Ilharga.

4 comentários:

Bruno Calheiros Csr disse...

Rui corre uma historia ai que o vereador ananin do psc professor duarte seria o secretario de trabalho emprego e renda, indicação do zequinha marinho, e verdade isso?
oq vc tem de informes sobre essa noticia? abraços.

Na Ilharga disse...

Bruno, peço licença ao "xerife" Rui e vou logo dizendo o que sei.
Esse vereador é, de fato, a indicação do Zequinha Marinho, porém, isto pode causar grandes turbulências no PSC porque o pessoal do Lula, que dirigiu a Paratur e foi até o fim com Ana Julia, não aceitará tão passivamente a indicação, por isso Zequinha apressou-se a indicá-lo, para dar o golpe nos correligionários que não rezam por sua Bíblia. Barulho a vista

Bruno Calheiros Csr/Ms disse...

Grande companheiro Jorge amorim muito obrigado pelas informações e realmente vc tem razao, vem barulho forte a vista msm!!!

Ananindeuadebates disse...

Bruno respondido pelo nosso colega Jorge Amorim, que quebrou um galho. Com toda humildade, nunca tinha ouvindo falar no nome desse Vereador de Ananindeua alías o blog vai fazer uma enquete peguntando se os internautas conhece o nome de pelo menos 3 vereadores Ananin.

Rui Baiano.