terça-feira, 19 de abril de 2011

Eleições 2012: Pioneiro vem?

Pioneiro
A pergunta que mais se faz nos bastidores políticos de Ananindeua é se o deputado Manuel Pioneiro vem candidato a prefeito de Ananindeua em 2012. Nas ruas já se ouve “o homem tá eleito“.
Segundo uma fonte do Blog com acento no staff de Pioneiro, o gabinete da presidência da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) parece o Círio de Ananindeua, com tanta gente das bandas ananin fazendo romaria no local. São vereadores, secretários do governo Helder e puxa-sacos tradicionais da política ananin. Pioneiro ainda não se posicionou.

Há uma pedra no caminho

Com a CPI da Bandalheira da ALEPA batendo em sua porta e ele tendo a missão dada por Jatene de engavetar, pode ser uma pedra no seu caminho, o desgaste de não deixar que se apurem as maracutaias na ALEPA. Isso poderia prejudicá-lo na disputa ananin.

Existem alguns cenários com os quais se especulam sobre os destinos políticos do presidente da ALEPA. Vejamos alguns:

1- No acordo em que a maioria do PMDB traiu Ana Júlia e apoiou Jatene, houve o compromisso de Pioneiro não ser candidato, deixando Ananindeua para os Barbalhos.

2- Especula-se que o orçamento da ALEPA é menos complicado e menos vigiado pelo Ministério Público (MP). Ficando à frente da Casa por dois mandatos, Pioneiro teria uma grande vitrine para ser candidato a senador em 2014, com apoio do PMDB. Aí seria rifado o senador Mario Couto (PSDB)?

3- O Acordão - ele seria candidato único, sendo que Chicão seria seu vice. PMDB limava o PT ananin.

4- Candidato a prefeito imbatível disputando com Chicão ou Eliel.

Cenários e especulações à parte, a única certeza é que as eleições 2012 passa por Pioneiro, que conseguiu consolidar a imagem de maior político populista das terras ananin. Vem de uma trajetória em que sua 1ª. eleição para vereador de Ananindeua foi manchada por denúncias de uso de títulos fraudados, até sua eleição para prefeito em 1996, quando realiza um mandato de política do asfalto pelo voto, e o crescimento desordenado do município, sem políticas públicas e sociais. Pioneiro, conhecido como boiadeiro e festeiro, realizou mais shows públicos do que construiu salas de aula ou postos de saúde. Hoje Ananindeua tem zero de tratamento de esgoto, irresponsabilidade que não começou no governo Helder e sim na gestão Pioneiro. Uma das marcas da sua gestão, que perdura até hoje, é a submissão dos vereadores ananin com algumas raras exceções. Como dizia o saudoso vereador Tonico Vicente, “com Pioneiro, a Câmara de Ananindeua só tem uma política: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Entra prefeito e sai prefeito e esse dito é sempre atual.

H
elder  o que faz?
O segundo cacique político do município, o prefeito Helder Barbalho, tem em seu currículo ter derrotado Pioneiro em uma eleição (sem o apoio da ex-governadora Ana Júlia não ganharia). Deve estar esperando a decisão de Pioneiro, para poder se mexer, com índices baixíssimos de popularidade e enfrentando uma rebelião na sua base, a disputa entre os deputados Chicão e Eliel. Essa disputa tem saído do controle do centralizador Helder. Um dos maiores exemplos é o dossiê que chegou ao Sintepp sobre as denúncias de que existem funcionários fantasmas na Secretaria de Educação. O “dossiê fogo amigo”, como está sendo denominado, está sob investigação do Ministério Público.

A volta dos que não foram

Eleições se aproximando e Helder pode estar perdendo seu curral de políticos. Aliás, não tão seu. Na verdade, uma grande parte desses políticos que hoje estão no cercado do prefeito tem origem no curral de Pioneiro, agora eles ensaiam o caminho de volta. Talvez o prefeito Helder fique tipo Erasmo, “sozinho na beira da estrada”. Mas, como diz um velho político paraense, “na política do Pará, boi avoa”, é esperar para ver.


6 comentários:

Anônimo disse...

Vcs. esqueçeram de um detalhe o PSol vai ter candidato e vai colocar os bois políticos de Ananindeua para Voar.

Na Ilharga disse...

Se for o Luís Araújo então, teremos nova "avalanche" de votos.
Mas, voltando ao mundo real, penso que Pioneiro foi ungido a presidente da AL exatamente para ter um trunfo político nas mãos que sustente sua candidatura à prefeitura de Ananindeua; e não para abrir mão desta, como querem fazer crer os bizus barbálhicos.
Penso, também, que Simão pode abrir mão do comando da AL, no biênio 2012-2014, até para manter o PMDB na aliança que levará o atual governador à nova disputa. Obviamente, isto ensejará alguns ressentimentos contra o escolhido, entrando aí a habilidade do tucano no apagar dos incêndios, consequentemente para fazer desses insatisfeitos seus fieis aliados.
Infelizmnte, é assim que funciona.

Anônimo disse...

Extra! Policia invadiu a ALEPA e levou três presos é a bandeilheira da ADM de Domingos Juvenil, Pioneiro se cuida.

Cabinho da cidade nova.

Anônimo disse...

Égua Cabinho da cidade nova!

Eu entendi "pioneiro se suicida". Era bom de mais p ser verdade!

Guilherme disse...

Depois dessa não tem como não ser aberta a CPI da ALEPA. Vai sobrar prá muita gente. Precisamos não perder o foco e lutarmos de todas as formas para que a Verdade apareça.

JAIR PENA disse...

Até agora os dois jornais tão caladinhos! Não é estranho?Blog da Franssinete Florenzano: Escândalo na Alepa http://t.co/YGrrHbR