sexta-feira, 27 de maio de 2011

Audiência Pública sobre o PAC em Ananindeua: Governo Helder X Movimento Popular

Paulo Sergio, Sandra Batista, Pedro Soares, Zinda Nunes e Antonio Carlos    

Ontem (26/05), foi realizada na Câmara de Ananindeua Audiência Pública para discutir as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o projeto “Minha casa, minha vida” no município de Ananindeua. A audiência foi presidida pelo vereador Pedro Soares (PT). O debate colocou “frente a frente” o governo Helder (representado pela vice-prefeita Sandra Batista) e o movimento popular. De um lado o ``todo poderoso” secretário de saneamento e infra-estrutura municipal o Sr. Paulo Sergio, afirmando que as obras do PAC estão sendo realizadas, e serão entregues no prazo, do outro lado, os representantes do Movimento de Luta Popular (MLP), afirmam que as obras estão paradas, e onde existem as obras do PAC a população sofre com os atrasos e vivem no meio da lama. A Sra. Rita Gomes moradora do conjunto Jardelândia falou que as obras no conjunto eram para ser entregue em 2007, “vivemos na lama e o prefeito não dá resposta sobre a conclusão das obras”, o líder comunitário Francisco de Jesus do bairro do Aurá apresentou um slide com dados sobre a liberação de verbas via Caixa Econômica Federal, onde boa parte das verbas já teria sido empenhadas para o PAC de Ananindeua, segundo ele, o município poderá perder esses recursos se as obras não forem executadas no prazo. 

O secretário Paulo Sergio foi questionado pelo líder comunitário Marcelo Gomes, - o sr. não recebe a comunidade, só os empresários; Paulo Sergio disse que recebe a todos.

A secretária de Habitação do município a Dra. Zinda Nunes fez uma exposição sobre o projeto “Minha casa, minha vida” e informou que serão entregues esse ano a população várias unidades habitacionais do projeto do Governo Federal administrado pela Prefeitura de Ananindeua.

O representante do MLP o professor Antonio Carlos, disse que as obras do PAC estão ‘’emperradas’’ e que há questionamento sobre a aplicação dos recursos,  e que o MLP estaria entrando com uma representação contra o município junto ao Ministério Público Federal, para que o prefeito Helder Barbalho preste contas a população como estão sendo aplicados os recursos federais e o cronograma das Obras do PAC, que até agora não se tem informações. 




15 comentários:

Anônimo disse...

Defensor da verdade pq não sentastes lá na frente lá na Câmara Municipal, estava escondidinho lá atrás pq??

Toquinho disse...

Na ausência de oposição para questionar os desmandos em Ananindeua, faz-se necessário movimentos organizados da sosicedade civil, como o MLP pra cumprir esse papel. Portanto, tá de parabéns o MLP, e que os demais setores venham ingrossar a luta, pra passar a limpo Ananindeua.

Anônimo disse...

Fui a Audiência para :
1- Prestigiar o Vereador Pedro Soares a quem parabenizo pela iniciativa.
2- Ressaltar o Governo Lula e Dilma que através das verbas do PAC direcionadas aos municípios muito melhorará as condições de vida da população.
3- E por fim saudar que as áreas beneficiadas em muito ajudará a população principalmente das áreas alagadas.
Minha intenção foi capitalizar as obras com verbas federais e mostrar a importancia do saneamento na vida de quem precisa.
Não vejo que houve um confronto entre governo Helder e Movimento popular, não vi agressões. Vi o direito legítimo da população em querer ser informada do que acontece nas áreas do PAC.
Talvez o movimento popular esteja apático e os debates na Câmara não sejam tão entusiasmados no dia a dia que qualquer alteração já mexe com todo cotidiano diante de uma situação que deveria ser normal, seja qual for o governo.

Sandra Batista

Anônimo disse...

Mais uma questão não fui representar o Governo Helder, fui porque recebi convite da Cãmara Municipal e me manifestei diante da importância do PAC para o Município.
Quanto o atraso nas obras e o percentual executado ou não, quem responde por isso é o Secretário, porque sinceramente nãoa me é informado.

Sandra Batista

Ananindeuadebates disse...

Srª. Sandra Batista vice-prefeita do Município de Ananindeua, na formação da mesa da Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir O PAC, e o projeto "Minha casa, minha vida", a Srª foi chamada à mesa, como representantante da prefeitura, que tem como prefeito, o Sr. Helder Barbalho, sendo a senhora a segunda autoridade municipal de Ananindeua, concluímos que a senhora representava o governo Helder. O Espaço está aberto para seus esclarecimentos.

Nosso e-mail ananindeuadebates@gmail.com



Equipe Ananindeuadebate.

Anônimo disse...

Houve um erro por parte de quem me chamou a mesa.
Não tinha representação do Prefeito para representá-lo.Tinha apenas um convite que me foi enviado pela Câmara, diante das segundas intenções que reinam até nas relações cordiais entre companheiros, o que vc escreve me força a tomar mais cuidado em aceitar um convite da Câmara Municipal.
Tenho estado nas comunidades que me convidam falando sobre a importância do PAC tentando capitalizar para o Governo Federal o envio de verbas para as áreas selecionadas, como sendo os primeiros Governos Lula-Dilma a preocupar-se com as condições precárias e desumanas que vive o povo nas cidades.
Vc chegou atrasado na audiência e não viu o meu pronunciamento inicial. Disse que estava lá como Vice-Prefeita.

Anônimo disse...

O Pt de Ananindeua acho q esta sem rumo e também comando.

Anônimo disse...

Isso que é discussão estéril, perde-se um tempo danado pra saber quem fala pelo governo Helder. Participa e compõe o governo e não quer assumir nenhum ônus? Estranho, muito estranhoe esse comportamento.

Anônimo disse...

DEfinitvamente o Pt-ananin tá uma metamorfose ambulante, nem é pró nem é contra, não morde nem assopra, não fala nem desfala. É um disse me disse, que ninguém entende nada. Essa é a impressão que passa.

Anônimo disse...

O que tem a vê o lugar onde se senta, precisamos só de um bom ouvido e um bom entendimento, não achas anônimo das 07:08?

Anônimo disse...

Esse evento deveria aproveitar a oportunidade para discutir também a sociedade a questão dos fantasmas de Ananideua e cobrar ética na política. Não achas Rui?

Anônimo disse...

Esse vereador do PT de Ananideua parece um presidente no sistema parlamentarista, uma figura decorativa para eventos.

blog do Beto Andrade disse...

Tenho uma série de divergências com a companheira Sandra:
1 - O portal da prefeitura a coloca como sua representante no encontro, e não poderia ser diferente pois trata-se da VICE-PREFEITA do município, e onde quer que esteja REPRESENTA SIM o executivo;
2 - Até o portal da PMA foi mais "enfático" que a vice-prefeita quando destacou:..."Antônio Carlos, representante do Movimento de Luta Popular, disse que as informações mostradas precisavam ser fiscalizadas. “Os números mostrados de obras no município não refletem a realidade. Não observamos a realização dessas obras e não percebemos uma Prefeitura presente”, disse";
3 - Houve um grande desconforto, tanto para o vereador Pedro Soares (que presidiu a Audiência), quanto para os representantes do governo, que foram bombardeados por questionamentos e críticas dos participantes. O movimento lá presente DENUNCIOU o (des)prefeito Helder pelo ATRASO nas obras, mesmo com recursos já liberados há muito tempo!;
4 - Ninguém acredita que as obras sejam entregues até ano que vem, mesmo porque algumas datam de 2007. O que provavelmente acontecerá é a corrida enlouquecida para mostrar que se está trabalhando (após todo este período de letargia) e transformar parte da cidade em um "canteiro de obras" que não serão concluídas + servirão de palanque político;
5 - Sobre o Minha CAsa Minha Vida, o MLP DENUNCIOU com todas as letras que o Governo Lula-Dilma só beneficiou até aqui grandes coorporações e parte da classe média, relegando grandes parcelas populares ao descaso e abandono em relação à moradia;
6 - Só concordo com Sandra quando diz que o movimento está apático + iria além: os movimentos foram cooptados e amordaçados por este governo, ao ponto de hoje vermos, literalmente, a cidade indo por água abaixo por qualquer chuva, além de ser uma cidade do REMENDO. Quem anda em Ananindeua só não vê isso se nã quiser, ou se seu olhar estiver num nível de embrutecimento que esta nefasta paisagem passe desapercebida.
O movimento popular tenta se reorganizar!
Parabéns ao MLP pela inciativa, que foi encaminhada na Câmara pelo Pedro, a quem também parabenizo - apesar de considerar que sua fala ao final da Audiência foi infeliz, pois colocou sob "suspeita" a intenção dos que querem lutar, por considerá-los todos como pré-candidatos. Mesmo que sejam é legítimo sê-lo quando se é COLETIVO!
Parabéns À TODAS AS organizações que querem, verdadeiramente, lutar por um futuro mais digno e feliz.
VIVA A LUTA POPULAR!

Anônimo disse...

Ei como foi o encontro do Pt Ananindeua na cma?

Anônimo disse...

* A audiencia pública, não foi uma iniciativa do governo e sim do Movimento Popular. Isso demonstra que nao existe compromisso do governo em levar ao conhecimento da população os recursos federais investidos no municipio.
Tudo o que foi mostrado pelo sr. Secetário paulo Sergio, são beneficios que o programa MInha Casa Minha Vida exige que seja realizado ao entorno do emprendimento.
Aqui fica meu quetinonamento: O municipio nao tem arrecadação própria? Onde estão as obras realizadas pela prefeitura que nao sejam do PAC ou de investimento de recurso federal???
Minha indignação ficou maior ao perceber que as pessoas que ali estavam, com exceção de alguns movimentos de luta, acham que tudo está perfeito e que o prefeito está trabalhando maravilhosamente bem.
Nisso tudo quem perde é o proprio municipio que não tem investimentos e quando consegue do governo federal, não se sabe usar, subutiliza-se e depois vem com o discurso que nao tem apoio do governo federal.

ATÉ QUANDO ANANINDEUA VAI FICAR AMARGANDO ESSA SITUAÇÃO DE ABANDONO GERAL!!!