sábado, 4 de fevereiro de 2012

Prévias do PT Belém : Por que Puty?

Prof. Glaydson Canelas
OPTEI PUTY
        Glaydson Canelas, Cristina Leão, Alcir Silva, Cosmo Cabral, Ray Barreto, Jorge Coutinho, Mauro Santos, Pedro Jr, Paulo Lessa, Fabio Brito, Marcio Mamede, Symmy Larrat, Milene Lauande, Silvana Ramalho.






No dia 01 de fevereiro foi o debate final das prévias do PT Belém, realizado na Nipo Brasileira.  Os dois pré-candidatos fizeram discurso pontuando a unidade do partido, a sua historia, problemas e alternativas para Belém. Cláudio Puty ressaltou que o PT deve ser fortalecido e independente nessas eleições, lamentando a tentativa de infiltração de outros partidos nas prévias e ressaltando que nós devemos defender o nosso legado. “Quero ser prefeito de Belém para defender o legado do ex-presidente Lula e da nossa presidenta Dilma e de Ana Julia".
O resultado maior do debate foi à construção da unidade do PT e o clima de empolgação da militância para entrar na campanha, mas enfim foi possível definir qual candidato optar para quem quer o PT em Belém em 2012.
Afinal o Partido dos Trabalhadores (PT) tem uma história relevante de atuação política orientada à participação ativa nos processos de construção das políticas públicas na cidade de Belém. Esta atuação ocorreu no âmbito do movimento sindical, no movimento estudantil, nas lutas das mulheres, dos movimentos em defesa dos direitos humanos, nos movimentos sociais de bairros, em outras frentes de atuação política.
Esta história impõe ao Partido dos Trabalhadores (PT) o compromisso de apresentação de uma candidatura forte para disputa das eleições a prefeitura de Belém em 2012. Não é aceitável, sequer por hipótese, admitir que o Partido apresente uma candidatura frágil, sem densidade eleitoral ou capacidade propositiva, de modo a viabilizar acordos de cúpula que resultem em composições com partidos tradicionais, contrariando a posição já manifesta pela militância partidária.
Nestes termos, a opção pela Candidatura Puty, para além dos debates das tendências e seus interesses, representa a certeza de que o Partido dos Trabalhadores (PT) terá uma candidatura própria a Prefeitura de Belém. Uma candidatura eleitoralmente forte, capaz de construir alianças com os partidos políticos de esquerda, com postura política de esquerda que enfrente o PMDB e seja alternativa viável contra Edmilson e por isso poderá mobilizar a militância petista, capaz de conseguir afirmar a tradição de voto petista tantas vezes manifesta pelo eleitorado da nossa capital.
Além disso, a candidatura Puty representa a escolha por candidatura capaz de apresentar uma agenda de políticas públicas com uma clara configuração de esquerda. Uma agenda marcada por iniciativas orientadas a geração de emprego, ao fortalecimento da escola pública de ensino fundamental, a garantia de atendimento qualificado da população na rede municipal de saúde, a ênfase nas ações de regularização fundiária e habitação popular, a redução dos custos do transporte coletivo no orçamento das famílias, a afirmação de políticas ambientais orientadas a qualidade vida da população da cidade, o fortalecimento da transparência dos atos de gestão e de participação popular no âmbito das políticas públicas.
Portanto, cabe reconhecer que tanto Alfredo quanto Puty são companheiros sérios, com história de luta e conhecimento dos problemas de Belém, que sabem da necessidade de renovar a forma de relação com partidos aliados, mas para além dos debates e dos interesses estratégicos das tendências, hoje a candidatura Puty é a candidatura capaz de viabilizar uma participação competitiva, vitoriosa, do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições para Prefeitura de Belém em 2012.

3 comentários:

JAIRPENA disse...

GOSTARIA DE SABER QUEM ESTÁ POR TRAS DAS MATERIAS DETONANDO O PUTY QUE SAIU NA RBA? É ISSO QUE CHAMAM DE UNIDADE PARTIDARIA? JADER A SERVIÇO DE QUEM?

Anônimo disse...

Petistas Clássicos,

Fico entusiasmada com a cristalina vontade política do PT, essencialmnete dos seus militantes, em resgatar os valores éticos, cidadães e de unidade por uma sociedade mais justa do ponto de vista social e antropologico. Infelizmente me causou espanto e grandes ressalvas o governo catastrofico de Ana Julia Carepa, capitaniada pelo Sr. Claudio Puty,que demonstrou pereptoriamente que não possui habilidade alguma para gerenciar grandes desafios como foi o caso do PMDB e agora recentemente veio a tona, apesar de ainda não julgado, o fato do tráfico de influencia e indicios de compra de votos utilizando a maquina estatal a epoca de Chefe da Casa Civil, isso me causa tristeza, pois esse rapaz que foi buscar fora tanto conhecimento com seus doutoramente, na verdade se monstrou o que na essencia: um COLLORZINHO mais maquiado para enganar e levar adiante esta ambição desenfreada que exala em seus discursos tendeciosos. Temos que ter muito cuidado com isso. Boa sorte aos militantes e viva ao PT.

Alberto

UFPA

Anônimo disse...

alfrafraco ou sputynique seria um desastre para a capital da amazonia................. o jeito é edmilsom rodrigues prefeito e não se fala mais nisso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Movimento as inocentes de Belém!!!!!!!!!!!!!!!!