sábado, 4 de fevereiro de 2012

Prévias do PT Belém: Por que Alfredo Costa?

Prof. Emerson Caldas
Por Um Mandato Popular e Participativo
Prof. Emerson Caldas *

“Não me entrego sem lutar, 
tenho ainda coração,
não aprendi a me render,
que caia o inimigo então” (Renato Russo)






O dilema colocado para as eleições 2012 em Belém é a definição sobre como construir um parêntese na longa história de dominação das elites nesta cidade, constituído uma alternativa para sair definitivamente deste modelo de dominação neoliberal (herdado destas elites), e garantir a construção de uma Belém solidária, justa e soberana na perspectiva de um desenvolvimento humano, social, econômico e sustentável com participação Popular e controle social.
“Entende-se aqui como mandato, todo espaço político conquistado coletivamente, seja no parlamento, no executivo e nos movimentos sociais. Os mandatos possuem diferentes envergaduras sociais, graus de responsabilidade e autonomia, no entanto, em qualquer caso, seu exercício deve obrigatoriamente ser expressão das elaborações e estratégias do coletivo, deve seguir o papel e os objetivos traçados coletivamente, prestar contas políticas e financeiras à sociedade e ser avaliado pelo coletivo político, partidário e social que o conquistou, em contrapartida deve merecer do mesmo coletivo suporte e apoio político para que reúna as condições necessárias para desempenhar seu papel estratégico. Enfim, o mandato tem que ser uma “caixa de ressonância ideológica”. Tem que polarizar e reafirmar a nossa concepção de socialismo.” (Coletivo Monique Lopes- COCAMOLO)

O futuro passa por nós. Não percebê-lo por ignorância ou distração é permitir a massificação de uma visão de sociedade que permanece acreditando que as políticas estruturais dos grandes projetos são o verdadeiro sinônimo de desenvolvimento e de gestão, em detrimento das políticas sociais que são vistas como meros instrumentos assistencialistas. Um governo democrático e popular, precisa construir no imaginário do povo de Belém um sentimento de pertencimento que permita ao mesmo defender com afinco o nosso projeto de governo e de sociedade.

Um mandato com participação popular e o controle social só será possível se houver compromisso de fato com a radicalização da democracia, visando constituir uma nova cultura política, novos mecanismos horizontais de tomadas de decisões política e um exercício não opressor do poder, baseado na disputa de projetos, garantindo a pluralidade e o respeito a todos os seguimentos construtores deste mandato. 

Neste sentido, acredito que nas prévias do PT, quem apresentou o melhor projeto para representar o partido na difícil batalha que serão as eleições 2012, com condição de construir democraticamente com participação popular e controle social é o companheiro Alfredo Costa.

No Domingo dia 5 de fevereiro, nas prévias do PT, por um Mandato Popular e Participativo vote Alfredo Costa Prefeito, pois segundo um provérbio de um autor desconhecido : “ As palavras convencem, mas são as ações que arrastam”.


Administrador Social e membro do diretório Estadual do PT  Pará


Nenhum comentário: