O Debate da RBA cumpriu seu papel, ajudou a democratizar as discussões. Os candidatos apresentaram algumas propostas de seus Programas de Governo para Ananindeua. O grande duelo entre Chicão e Pioneiro não aconteceu os dois estavam uma pilha de nervos.
Resumo da Ópera:
Vavá Costa (PPS) - Fala bem, tem boa dicção, mas perdeu tempo lendo.
João Bernardes (PV) - Falou simples, não complicou, apresentou propostas de governo.
Edivaldo Andrade (PSOL) - Ganhou experiência para o próximo debate.
Eliel Faustino (PR) - Conseguiu quebrar a polarização Pioneiro X Chicão
Chicão (PMDB) - Estava uma pilha de nervos, chegou a chamar Pioneiro de prefeito.
Pioneiro (PSDB) - É um político limitado, estava nervoso
Luís Freitas (PT), Nas considerações finais, achou seu discurso

11 comentários:
Meu caro Rui,
Assisti o debate e duas coisas me chamaram a atenção. Primeiro, achei o nível geral muito bom, embora tenha achado que o Eliel e o Luís tenham sido os mais felizes em suas colocações, daí terem se saido melhor.
Luís conseguiu passar o perfil de aliado do atual prefeito, mas mostrou que sua identificação é mesmo com o PT sendo, assim, aquele que está mais credenciado à parceria com o governo federal, pai de todas as políticas públicas que estão em andamento no município; já Eliel foi o rejeitado que conseguiu provar ser muito mais competitivo do que o "escolhido", tendo sido propositivo, com boa visão dos problemas do município e um deputado atuante, portanto, preparado para exercer o cargo que ora disputa.
Já Chicão naufragou totalmente ao tentar confrontar a gestão de Helder com a de Pioneiro, esta infinitamente mais bem avaliada que a do atual prefeito. Em vez de expor criticamente o por quê da boa avaliação do tucano, preferiu o confronto e aí teve um desempenho fraco.
A segunda coisa que chama a atenção é o pioneirismo(nada a ver com o tucano) da iniciativa da RBA, adotando 100% Ananindeua como seu município eleitoral. Enquanto o pemedebista Priante aparece até aqui consolidado no segundo lugar na disputa em Belém; Chicão pode ser derrotado ainda em primeiro turno ou ficar em terceiro ou quarto, apesar da máquina colocada a seu dispor. Logo, são fortes os indícios da pouca simpatia de Jader Barbalho pelo candidato de seu partido em Belém, daí seus meios de comunicação terem fechado suas portas a Priante. Chicão faz parte daquela criadagem leal e resignada, capaz de colocar-se à frente da bala, para que esta não atinja o patrão.
A mídia barbálhica, com seu gesto tresloucado, acabou prestando um grande serviço à população ao dar conhecimento do que se passa no segundo maior município do estado aonde algumas das decisões tomadas podem afetar diretamente o que ocorre no dia-a-dia da capital. Se alguém terá algo a lamentar certamente não será a população, mas o PMDB, pela aposta de risco que fez. Paciência!
Para mim o Eliel quebrou o Pioneiro com a pergunta das creches.
Se o debate determina-se a eleição, Pioneiro e Chicão estariam fora do 2 turno
Caro blogueiro, para o primeiro debate com Prefeitos em 67 anos de criação do munícipio de Ananindeua, fiquei alegre e triste, pois sou filho de Ananindeua e só aos 55 anos assistir um debate sobre os destinos políticos da minha Ananindeua, a 2 maior cidade do Pará, e na política, uma das últimas, com líderes populistas que se revezam no poder há 16 anos. Esse debate talvez abra caminho para se discutir o munícipio com respeito, e decretar o fim da política do asfalto. Chicão e Pioneiro realmente estavam nervosos, ia votar em um deles, não vou votar mais, fiquei indeciso. Eliel me chamou atenção, se mostrou preparado, Luís Freitas, demostrou ter domínio de algumas temas, João Bernardes não é mais um desconhecido para mim, abordou a questão da política do asfalto e os péssimos serviços dessa área feitos nas gestões Pioneiro e Helder (a famosa política do asfalto), Vavá Costa também sei agora quem é, Edivaldo Andrade do PSOL, precisa tomar uma aulas de debate com seu Prof. Edmilson Rodrigues. Achei que o blog deveria analisar mais o desempenho dos candidatos, ficou devendo.
Evaldo Macedo
Tem gente que deve ter algum problema msm com a mídia "barbalhíca", sempre veem um problema ao invés do que realmente é, vai ter tb na rede record e sbt. Caro amigo, é lei e nao pionerismo.
Achei o luis melhor msm. O chicao msm tendo muito a confrontar o pioneiro nao pegou no tranco.
Os melhores debatedores foram Eliel,Edivaldo pois se definiram em suas ideias, Ja pioneiro não conseguiu se desvencilhar da politica de maquiagem que foi gestão. Como diz o ditado e terra de cego caolho é rei,Assim ficou demonstrada no debate sua politica de pão e circo.Mas é aquela coisa debate não ganha eleição.
"O PT tem princípios, projeto de poder e vontade política. A cada nova eleição, o que está em jogo para nós não é uma simples vitória partidária, mas continuidade e consolidação de um projeto político que consegue conciliar crescimento e distribuição de renda, incluir pessoas, alimentar famintos e inserir o Brasil de forma soberana no cenário internacional.
O Brasil que emergiu do projeto político do PT se configura para o mundo como uma alternativa à política neoliberal que foi dominante até a eclosão da crise financeira internacional, em 2008.
O princípio fundamental é não jogar para os mais pobres a conta do prejuízo causado por um capital financeiro que dominou o mundo, especulou com as economias dos países e ganhou muito dinheiro. Os pobres não lucraram com a especulação e não devem pagar por ela.
A construção de um país mais justo não é apenas o resultado de medidas tomadas pelo governo federal, mas de uma concepção de articulação de políticas públicas que tem como executor primeiro o município. A descentralização dos recursos da Educação, da Saúde, e dos programas de transferência de renda; a articulação das ações de infraestrutura entre os entes federativos, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); a democratização do acesso de todos os municípios a obras de infraestrutura e aos programas sociais do governo; tudo é parte do projeto petista e de seus aliados.
A conquista de prefeituras é um passo importante para a consolidação de um modo de governar justo, inclusivo e transparente. Por isso é importante levamos par as ruas não simplesmente um pedido de voto. O eleitor deve entender que, com sua escolha , vai referendar um conjunto de políticas públicas que tem melhorado,e pode melhorar ainda mais, as condições de vida da população.
Nessas eleições vamos discutir política, pois a política é a alma da democracia. Mas vamos também debater políticas publicas, que são instrumentos para transformar um projeto político em realidade.
Os governos petistas avançaram na universalização da saúde, mas um país continental como o Brasil tem de enfrentar sempre novos desafios. O momento eleitoral é ideal para analisar o passado e aprimorar o que fizemos. É a ocasião em que todas as forças da sociedade se mobilizam num grande e democrático debate nacional."
Por Luis Inácio Lula da Silva.
É PT nêles! É 13! É Luis Freitas!
É triste ouvir de Jorge Amorim que Eliel é um bom candidato, um deputado atuante e preparado para assumir a prefeitura. Que teceria elogios a Luis Freitas até que já era esperado (ele é do PT)mas dizer que esses candidatos "fantoches" foram os mais felizes é ser mesmo muito apelativo.
O debate no geral foi fraco, o próprio mediador não se preparou. Os candidatos se demonstraram nervosos e a maioria teve dificuldade de elaborar até mesmo suas perguntas. As respostas em grande parte foram evasivas e incompletas, os candidatos não souberam encaixá-las dentro do tempo. João Bernardes e Vává Costa surpreenderam com a falta de coesão e coerência em relação ao que perguntavam e o que respondiam.Pioneiro, Chicão, Eliel e Luis Freitas em pouco se diferenciaram, pensei que o confronto entre eles fosse um tanto mais duro, já que representam dois lados que já passaram pela prefeitura: Chicão, Eliel e L.Freitas X Pioneiro. Edivaldo Andrade do Psol poderia ter sido mais contundente em suas críticas, usando seu tempo de perguntas e respostas para mostrar o que esses dois lados significam e que os quatro são "farinha do mesmo saco" ou "da mesma mandioca".
A quem mandou comentário às 16:07 de ontem, e até o próprio nome "esqueceu", lembro que não disse, e jamais diria, que Eliel "é bom candidato". A minha frase inicial mostra que ele e o Luís "foram mais felizes em suas colocações"... mais adiante afirmei ser ele mais competitivo, propositivo e mostrado ser mais atuante como deputado do que Chicão, nem que seja por malandragem.
Não há barbalhismo retórico que induza a pensar que isso significa te-lo como bom candidato.
Será que alguém duvida que o "coronel" Barbalho conhece os problemas do nosso estado? No entanto, todos sabem que as soluções apresentadas, defendidas e postas em prática por ele são nocivas, nefastas e deletérias, como mostrou o recente lobby em favor da Vale e pela navegabilidade plena do rio Tocantins bancada com dinheiro público, sendo a maior beneficiária aquela ex-estatal, ardil que o governo Dilma rechaçou de pronto e o dito coronel nunca mais tocou no assunto, como bom malandro que é.
Paro por aqui. Fica o reparo e a preocupação com a velhacaria revestida de 'abestamento', algo muito comum entre os espertos/otários dados a arte do engodo.
Mediador ruim, para começar a discutir aqui e que ninguem comentou!!!... 2 para mim ganharam esse debate, o Luis e o Eliel... O luis pois soube usar o governo Federal a seu favor e o Eliel pois soube cutucar o candidato amarelo na hora em que se precisou!!!... O maior derrotado foi o tucano... Falar de Edivaldo, vava e o candidasto verde é brincadeira ne?... São 3 candidatos que não da para se perder tempo avaliando... O que eu espero é que o nivel realmente melhore nos proximos 2 debates que se virão!!!... Principalmente com relação ao nosso candidato Luis.
Postar um comentário