quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Reflexões sobre o racismo no Brasil



Via Blog Livros e Afins - Antigo QueroTerUm​Blog!

Esse artigo de Fatima Tardelli trata de forma aprofundada um assunto de extrema importância: o no Brasil. O artigo causa profunda reflexão sobre temas que precisam ser abordados:
- A negação sistemática do racismo, o racismo disfarçado, as manifestações nas redes sociais sobre a impossibilidade de um branco ‘bonito’ ser mendigo (caso do mendigo ‘gato’ de Curitiba), o racismo no , a falsa ideia de muitos de que no Brasil não há racismo, os padrões de beleza como perpetuadores do racismo, o caso do ministro Joaquim Barbosa.
“(…) o negro saiu da Senzala para ficar preso numa condição de miserabilidade e exclusão, tendo assim permanecido até os dias de hoje. Claro que toda vez que alguém aponta isso aparecem aqueles que dizem ‘não é bem assim, basta esforço, veja o Joaquim Barbosa’. Pois é: usar alguns exemplos estatisticamente irrelevantes JAMAIS mudarão um cenário em que a maioria das pessoas negras vive em exclusão”.
“Apesar de muitos usarem esses mesmos argumentos (não se esforçam o suficiente) todo mundo conhece os padrões (brancos com mais oportunidades), afinal, não é esse padrão que levou muitos a se ‘surpreenderem’ com um branco mendigo? Se assim não for, porque então não assumiram imediatamente (como fariam se o mendigo fosse negro) que o mendigo branco é mendigo porque ‘não se esforçou o suficiente’?
“(…) antes de dizer ‘tudo é racismo, tudo é homofobia, vocês estão ficando histéricos’, pense se o problema está em quem enxerga o racismo/homofobia/misoginia em tudo ou naqueles que não enxergam isso em NADA”.
Leia o artigo na íntegra no blog Bule Voador

2 comentários:

Anônimo disse...

Ao TRE, MP, MPF, PF, Governador, Presidenta, CNMP, CNJ e ao PAPA.

Cadê a transparência nas Urnas Eletrônicas, estão com medo de abrirem a "caixa preta", pois há muitas denuncias pelo Pará a fora, em Belém consta até Representação no Juizado, MPF e PF, por conta de dois Funcionários, Programadores do TRE (5º andar) que "manipularam" os Resultados.
Já em São João de Pirabas, o Pilantra do Prefeito, Cláudio Barroso/PMDB, foi Reeleito através de um Esquema Criminoso de Transferência de Títulos com anuência de um Funcionário do Cartório Eleitoral de Primavera/PA, as Provas já estão nas mãos da Justiça desde o final da Eleição, agora falta só o obvio, anular os votos dos Candidatos Eleitos, pasmem Nove Vereadores do lado do Pilantra e este se Cassado e Preso, devolvendo todo o Dinheiro Público que desviou durante sua Administração, estamos de OLHO em tudo.
O anonimato neste momento é obvio.

olenilton disse...

sou contra o racismo, a minha unica tristeza é saber que o estado é o pior e mais perigoso racista no mundo principalmente no brasil, que pratica da lei de cota é maior discriminação ja vista depois do do nacismo e o apartheid, chamaram a minha vó e meu irmão e eu de burros, eles não tem raciocinio, são inferiores tudo porque os Pais de minha mãe são indios e os pais de meu pai são negros por esse motivo tiveram que criar cotas para negros e indios. pagos os meus impostos em dia justento essa cambada de safado para ser tratado desse jeito. a unica cota que sou a favor é de alunos de escola publica, isso porque o governo é incompetente na educação