domingo, 27 de janeiro de 2013

El País faz manchete com falso Hugo Chávez entubado



O El País fez manchete nesta quinta-feira com um falso Hugo Chávez entubado e foi obrigado a retirar o jornal de circulação.

Da polémica, contudo, não se livra, uma vez que as reações de desagrado não tardaram, sobretudo do Governo venezuelano.

O El País reconheceu, já depois da sua publicação, a falsidade da imagem, retirando-a do site e interrompendo a circulação da edição impressa durante a madrugada.

A imagem, que o diretor do El Mundo disse no Twitter ter-lhe sido «oferecida» por cerca de 30 mil euros, foi retirada de um vídeo no Youtube, datado de 6 de janeiro de 2008, sob o título «Entubação em acromegalia».

«Ofereceram-nos esta foto ontem [quarta-feira], mas recusámos. Como se vê, outro jornal aceitou», escreveu na rede social Pedro J. Ramirez, ainda antes de a imagem ter sido retirada.

Identificado no vídeo como um homem de 48 anos, menos 10 que o presidente da Venezuela, o paciente, sem cabelo, tem parecenças físicas com Hugo Chávez, que recupera de intervenção cirúrgica a um cancro e complicações pós-operatórias em Cuba e não é visto há mais de seis semanas.

Foi também no Twitter que surgiu a primeira reação do Governo venezuelano, através do ministro Informação. «É tão grotesca quanto falsa a foto de Chávez entubado», lamentou Ernesto Villegas, que também partilhou o vídeo do Youtube em questão.

O mea culpa do El País chegaria pouco depois, através de um comunicado publicado no site do jornal.

«O El País retirou esta madrugada do seu site uma foto que mostrava um homem entubado numa cama de hospital e que uma agência de notícias fez chegar até ao jornal afirmando tratar-se de Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Chávez encontra-se hospitalizado em Cuba depois de ter sido operado a um cancro cujas características o Governo venezuelano nunca especificou. A foto esteve online no site do El País aproximadamente meia hora. No texto que acompanhava a foto, o El País reconhecia que não tinha sido possível verificar de forma independente as circunstâncias, o lugar ou a data a que correspondia a fotografia. Depois de constatar que a imagem não correspondia a Chávez, o El País parou de imediato a distribuição da edição impressa, fazendo chegar uma nova edição aos pontos de venda», lê-se no comunicado.

Horas antes da imagem do falso Chávez entubado surgir, a EFE adiantava que o El País iria publicar uma foto «de pouca qualidade, tirada há uns dias e com o rosto de Chávez, sem cabelo, em primeiro plano, e com uns tubos na boca», escreveu a agência espanhola, citando fonte do jornal.


Este é o vídeo de onde foi retirada a imagem:
 

Nenhum comentário: