terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PERSEGUIDO PELO GOVERNO DOS EUA, MILITANTE DA INTERNET SE MATA

Pescado do Blog Evidentemente

Aaron Swartz

Criador do RSS, Reddit e Creative Commons suicida-se aos 26 anos, sob os efeitos da máquina de moer do Departamento de Justiça dos EUA


Por Magaly Pazello, especial para o Viomundo, de 14/01/2013



Este foi um final de semana muito triste, perdemos Selarón no Rio de Janeiro e, em Nova York, aos 26 anos, Aaron Swartz se suicidou.


A internet perdeu um de seus mais brilhantes sonhadores, ativista, prodígio da computação, escritor. Essa perda trágica repercute intensamente pela internet, como uma onda de dor, espanto e indignação. Mais e mais sites publicam relatos, declarações, notícias.


Esse rapaz, os quais os sites de notícia não se cansam de sublinhar que sofria de depressão, sofreu os efeitos da máquina de moer do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Acusado de “roubar” milhões de artigos científicos ele enfrentava um processo judicial que poderia resultar em 35 anos de prisão caso fosse considerado culpado. No centro desse processo se instalou uma séria controvérsia que deixa uma marca indelével sobre o direito de todas as pessoas ao acesso ao conhecimento e à informação, ao livre exercício dos direitos civis e das liberdades individuais.

Clicar para ler todo o artigo: “A internet perdeu um de seus mais brilhantes sonhadores”

Um comentário:

Anônimo disse...

Com todos os garis trabalhando a cidade já se encontra um caos, imagina sem eles que de fato limpam a cidade com toda a dificuldade que eles enfretam no dia a dia. Não é por ai Sr. Prefeito que se começa um boa administração e sim cortando os DAS dos gabinetes. E dizer que o novo Secretariado é Tecnico é substimar a nossa inteligencia. Um coronel pra SESAN?
Um desatualizado na DLP. O da Cultura sem comentários, o Meio Ambiente nas mãos dos Begot "de novo", melhor parar por aqui já que o Prefeito está perdendo os poucos cabelos tentando achar "qualificados" para terminar de compor o restante do seu Secretariado!
Boa Sorte... Pra nós!