terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Entrevista com diretor do Stafpa Cliff Puget


Entrevista com o diretor do STAFPA Cliff Puget: Ele fala da participação da Delegação do Pará (STAFPA e ASSEMPA - 48 membros) no XII CONFASER (Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil) Realizado de 23 a 26 de novembro de 2015 em Bento Gonçalves - RGS

Stafpa – Cliff como foi a participação dessa Delegação no Congresso?

Cliff Puget – O CONFASER foi importante para categoria dos Extensionistas Rurais de todo o Brasil, e particularmente para nós do STAFPA, pois foi a primeira vez que participamos representando oficialmente o nosso Sindicato, foram oito representantes, sendo cinco como Delegados. No Congresso fomos eleitos como representantes da FASER para a Coordenação da Região Norte ( Cliff e Luís Régis), Conselho Fiscal (Ambrosina – suplente) e Executiva Nacional (Raimundo Ribeiro) . Temos hoje a tarefa nada fácil de representar os nossos colegas da região Norte para fazermos da FASER uma entidade que cada vez mais possa desempenhar suas atribuições em consonância com os verdadeiros anseios da classe Extensionista da região Amazônica. O evento foi muito enriquecedor, pois abordou temas atuais e da conjuntura do setor. Tivemos grandes temas, sendo o tema Central, Extensão Rural e Inclusão Social, os demais temas debatidos foram: Estado da Arte da Extensão Rural, Qualidade de Vida e de Trabalho, Momento do Movimento Sindical, Direito do Trabalhador, Extensionistas da ATER Pública (Oficial e ONG’S), Sucessão Familiar Hereditária e Geracional, Novas Institucionalidades, Educação para a Agricultura Familiar, Soberania e Segurança Alimentar e Gestão Pública da Água. Como se vê houve uma gama de temas abordados e debatidos por Extensionistas de várias unidades da Federação, com representação de todas as cinco regiões que compõe o nosso imenso Brasil, além de outros profissionais renomados de diversas Universidades, Institutos de Pesquisa, Itaipu Binacional, Senado Federal, MDA, e outras. Nós Extensionistas Rurais não podemos dar as costas para essa realidade que vivemos hoje no nosso país. Por isso nossa atuação junto com os agricultores é cobrar do Governo Federal a implementação de mais políticas públicas que venham de encontro a resolução de graves problemas que ainda atingem o meio rural de nosso país, ocasionando sérias consequências a toda população, como por exemplo a questão da gestão de nossos recursos hídricos, bem como a produção de alimentos limpos.
Vale ressaltar que houve uma participação bastante significativa no CONFASER da Delegação do Pará, pois os nossos colegas não mediram esforços e se fizeram presentes em todas as discussões dos variados temas abordados, inclusive houve a apresentação de quatro Moções, que abordam temas como a gestão de nossos recursos hídricos, educação no meio rural e remuneração dos serviços prestados pela Extensão Rural.

STAFPA - E a questão Sindical como foi debatida no CONFASER ?

Cliff – A conjuntura sindical foi um dos temas pautados. Um dos debates foi, como o movimento sindical vai enfrentar essa crise que o país está passando, especificamente o setor dos servidores públicos. Para dar um exemplo, na Bahia o governo extinguiu com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário). Uma das possíveis ações da FASER é constituir uma comissão de dirigentes para ir na Bahia, conversar com as autoridades do setor para tentar reverter esse quadro, que levou a demissão de mais de mil trabalhadores (as); Hoje também enfrentamos, a pouca participação dos servidores nas entidades sindicais, precisamos discutir o fortalecimento das nossas entidades, sempre digo que o sindicato é a última trincheira que o servidor tem para se defender de políticas nocivas a sua sobrevivência. Se você não fortalecer o seu sindicato a sua associação, como você vai defender suas reivindicações, junto aos gestores do setor público agropecuário e demais setores? Esse foi um debate muito grande lá no Congresso.

O CONFASER contou com a participação de mais de 500 trabalhadores da Extensão Rural de mais de vinte unidades da federação. Por ocasião da eleição para a nova Executiva Nacional, ficou o companheiro Carlos José de Carvalho da Emater/PR, como o novo Coordenador Geral da FASER (Federação dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil).

Stafpa – Obrigado Cliff

Nenhum comentário: