quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Lei municipal determina que todo transporte público coletivo de Ananindeua tem que ter lixeiras

Já está vigor a lei municipal que determina que todo transporte público coletivo do município de Ananindeua deverá ter, no mínimo, duas lixeiras internas em cada veículo.
O projeto de lei é de autoria do vereador Fábio Figueiras, onde ele afirma que “o Poder Público tem papel fundamental no processo da elaboração de políticas públicas que efetivamente contribuam para a preservação do meio ambiente”. Ainda de acordo com o parlamentar, “o objetivo dessa medida é a manutenção da limpeza das vias públicas da cidade, diminuindo, inclusive o investimento com limpeza, assim como impede a concentração de lixo em bueiros e tubulações”.
A Lei está tendo uma boa aceitação por parte da população:
Para a professora Gabriela Bastos, a lei é muito boa, pois é uma forma das pessoas não jogarem mais lixos pelas janelas dos coletivos. “Infelizmente a maioria das pessoas não tem consciência do prejuízo que ocorre quando jogam lixos nas ruas. Para que essas lixeiras sejam instaladas, deve haver fiscalização”, disse Bastos.
Já a cabeleireira Elidiana Barreto se preocupa com a limpeza interna dos ônibus. “Essa lei é ótima, pois somente assim vamos acabar com tanta sujeira dentro dos ônibus. As pessoas não conservam os veículos, quebrando as cadeiras, pichando as paredes, colando chicletes. Então essa lei veio em boa hora”, finalizou.
De acordo com a lei, a empresa que não instalar as lixeiras nos coletivos será multada no valor de R$500,00 (quinhentos reais) por veículo. E caso haja reincidência, o valor da multa será o dobro do estipulado.
Agora você já sabe: todo transporte público coletivo de Ananindeua tem que ter lixeiras. E se caso não houver, denuncie à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA).

Nenhum comentário: