Via Ascom do Ministro Hélder Barbalho
Um
total de cinco empresas nacionais apresentaram propostas para executar a
obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, na Hidrovia Tocantins.
Foram abertas agora há pouco, as propostas para o edital de licitação
aberto em outubro do ano passado pelo Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT). O ministro dos Portos, Helder
Barbalho, acompanhou o processo de abertura das propostas em Brasília,
juntamente com o senador Paulo Rocha, e o diretor geral do Dnit, Valter
Casimiro Silveira.
As
propostas foram feitas com base no valor global de R$ 560.650.363,14, e
tiveram variação de pouco mais de R$ 40 milhões entre o maior e o menor
valor proposto.
Para
Helder Barbalho, a licitação foi um sucesso. “É uma grande vitória para
a população do Pará. Temos finalmente a viabilidade de navegação
integral no Tocantins. O novo canal de navegação vai abrir portas para
novos investimentos e mais emprego no Pará. Parabenizo o Dnit pela
realização de um processo que vai mudar o perfil econômico do Estado”.
O
Pedral tem 43 quilômetros de extensão e está localizado entre a Ilha do
Bogéa e o município de Santa Terezinha do Tauri, no Pará. A obra vai
viabilizar o tráfego contínuo de embarcações e comboios em um trecho de
500 quilômetros, desde Marabá até a foz do rio. Aumentar a
navegabilidade da hidrovia do Tocantins vai facilitar o escoamento da
produção agrícola, pecuária e mineral que tem o Porto de Vila do
Conde/PA como destino.
O
empreendimento representa mais um passo em direção à mudança na matriz
de transportes brasileira. O transporte hidroviário é mais econômico e
sustentável, porque reduz custos e diminui a emissão de poluentes ao
retirar as carretas das rodovias. Isso aumenta a competitividade do
produto brasileiro no exterior.
Um comentário:
A empresa que deu o menor lance não possui atestado de comprovação de experiência neste tipo de obra. O DNIT está ciente disso e por isso até hoje não homologou o resultado da licitação.
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