segunda-feira, 21 de março de 2016

Debate na quarta-feira (23/03) com o diretor do filme: "João Batista, o Combatente do Povo". Deputado assassinado no centro de Belém


O Filme Longa Metragem - documentário, João Batista, o Combatente do Povo, baseado no livro: João Batista, mártir da luta pela reforma agrária, de Pedro César Batista, trata da vida do deputado João Carlos Batista. 
Na quarta-feira (23/03) acontecerá um debate com o diretor do filme João Castro, o escritor e jornalista Pedro Batista, e Francisco Urbano ex-presidente da Contag, na sede do Sindicato dos Professores da rede particular (Rui Barbosa 1331, entre Nazaré e Braz de Aguiaz) ás 19h.  Será a apresentado o Projeto de Captação de recursos para realização da obra
Para entender:

No dia 6 de dezembro de 1988, o deputado estadual constituinte João Carlos Batista foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e anunciou sua morte. Ele já havia sofrido três tentativas de homicídio e, constantemente ameaçado, desabafou denunciando que sua vida estava em perigo e que necessitava de proteção.
Três horas depois, às sete da noite, enquanto entrava na garagem de seu prédio no centro de Belém, Batista foi surpreendido por um pistoleiro que lhe deu um tiro à queima roupa na cabeça. Advogado de posseiros e defensor da luta pela reforma agrária, o deputado estadual de 36 anos foi morto na companhia da esposa e de três dos seus cinco filhos.
Na época, o crime comoveu o Estado por conta da brutalidade que poderia ter sido evitada. 24 anos depois, Batista empresta seu nome a um auditório na Alepa, a escolas, à história do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e a pilhas de um processo que se arrastou por anos e foi encerrado sem que os verdadeiros responsáveis pela sua morte fossem presos ou oficialmente identificados.

Sobre o diretor

Com mais de 30 anos de profissão, o Produtor e Diretor João de Castro tem vasta experiência na televisão e no cinema:
Diretor de Produção do premiado Programa Estação Ciência durante  14 anos, produziu mais de 520 programas com 30 minutos de  duração cada, com exibição em rede nacional, vencedor do prêmio de melhor  série sobre Ciência e Tecnologia no primeiro festival mundial de vídeo  cientifico, em Londres, concorrendo com a BBC.
Diretor de Produção da TV e Rádio Senado por 8 anos, durante a revisão constitucional.
Diretor de 20 vídeos do prêmio ODM 2008 para a UNESCO, em  parceria com a Universidade de Brasília.
Diretor da série Minuto de Cultura da TV Câmara, tendo produzido mais de 40 programas sobre arte e cultura.
Diretor da Série Documenta Ciência, 54 programas sobre ciência e tecnologia, com duração de  30 minutos cada. Programas em finalização.
Diretor de Produção e Produtor Executivo dos curtas-metragens A Cucaracha, de Pedro Lacerda; O Guarda Linhas, de Liloye Boubli; e  Metamorfose, de Ana Cristina Costa e Silva.
Diretor de Produção de documentário  para o canal francês Channel Four sobre os 100 primeiros dias do governo Lula em 2002, trabalho realizado com Nelson Pereira dos Santos

Nenhum comentário: