quarta-feira, 31 de maio de 2017

Câmara de Ananindeua debate defesa animal e saúde pública



Via Ascom CMA. Ações em prol do bem-estar animal exigem políticas públicas, como nas áreas de educação e saúde para, por exemplo, conscientizar a população sobre os direitos dos animais e controlar as doenças transmitidas por eles aos humanos, as chamadas zoonoses. 
Pensando em questões como essas, a Câmara Municipal de Ananindeua realiza no dia 1º de junho, às 9h, a audiência pública “Defesa Animal e Saúde Pública”, para discutir, junto ao poder público e à sociedade, a situação dos animais no município e propor soluções para as dificuldades levantadas. 
Para a sessão, requerida pelo presidente da Câmara, Dr. Daniel Santos, estão previstas as participações dos vereadores; das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Meio Ambiente; do Fórum Permanente de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais do Pará; do Ministério Público Estadual; da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-PA; do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará; do Sindicato dos Médicos Veterinários do Pará; além de ativistas, protetores de animais e comunidade interessada. A ideia é, a partir da audiência, criar grupos de trabalho específicos para cada área que exigir intervenções.
De acordo com Dr. Daniel, é preciso avançar nas discussões envolvendo animais e saúde pública em Ananindeua. “Precisamos começar a articular a criação de um Centro de Controle de Zoonoses no município e em políticas de castração para diminuir a população de cães e gatos nas ruas. Mas, para além disso, precisamos pensar também numa educação ambiental humanitária nas escolas, para que nossas crianças e adolescentes tenham um outro olhar sobre os animais de todos os tipos, para tratá-los com respeito e dignidade. Entendo que os animais também têm direitos e sou muito sensível a essa causa”, afirma.
Ações conjuntas – A audiência compõe a programação da 1ª Ação Animal de Ananindeua, que acontece no dia 3 de junho no Complexo do 8, das 8h às 14h, com consultas veterinárias gratuitas, vacinação antirrábica e múltipla e orientações jurídicas sobre os direitos dos animais. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua, da Câmara Municipal de Ananindeua, do Fórum Permanente de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais do Pará e do Sindicato dos Médicos Veterinários do Pará .

Serviço:Audiência pública “Defesa Animal e Saúde Pública”
Dia: 1º de junho de 2017
Hora: 9h
Local: Plenário João Nunes, da Câmara Municipal de Ananindeua (Avenida Zacarias de Assunção, nº 134, próximo à Prefeitura)


Nenhum comentário: