Ubiratan Diniz, era professor da UFPA, Bira como era conhecido, foi o filiado número 1 do PT Pará. Maranhense militou na AP (Ação Popular), e foi ativista do movimento secundarista na Ditadura. Foi candidato a prefeito de Ananindeaua pelo PT em 1996. Morreu ontem em consequência de uma cirurgia no coração. Seu velório acontece em uma capela na Tavares Bastos entre Almirante e Pedro A Cabral.
8 comentários:
De personalidade socialista, o professor Bira Diniz deixa um grande legado e ensinamentos preciosos no campo da luta popular ! Companheiro Bira Diniz, presente ! Hoje e sempre !
O "Bira da FASE" como também era conhecido. Vá em paz companheiro
Quero externar meu mais profundo e triste pesar. Conheci Bira no início do PT e depois convivi com ele na UFPA. Bira, como outros companheiros militantes pela reconstrução democrática e construção do Partido dos Trabalhadores tinha a marca de Jacó: a serenidade e a cordialidade daqueles que não acham que tudo está perdido, por outro o encanto pela construção do novo e a rebeldia necessária. Bira sempre tentou construir um PT independente das forças insolentes que arrebatam as almas do povo brasileiro. Bira vive!
Cumpriu a bela missão da militância na terra. Um militante é Sempre inspiração. Obrigada
Sra. Joana Chagas favor reenviar seu comentário. Equipe Ananindeuadebates
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SAUDOSO COMPANHEIRO DE LUTAS BIRA DINIZ.
É com tristeza que recebi a notícia do falecimento do estimado e grande companheiro de luta BIRA DINIZ.
Nos últimos 40 anos sempre estive perto do BIRA, no final da anos 70 com a sua participação na ANAMPOS (Articulação Nacional de Movimentos Populares e Sindical), na fundação da CBB (Comissão dos Bairros de Belém) em 1979, na fundação do PT no Pará em 1980, onde Bira foi seu 1° filiado, na Executiva do PT Pará em 1987 onde Bira foi Secretario Geral e eu Secretário de Organização, na Pró-Central de Movimentos Populares (CMP) no início de 1990 e essa parceria se estende pra Ananindeua nos anos 90 onde as Ongs FASE e CEPEPO conceberam um importante e estratégico projeto de formação em educação popular onde BIRA foi determinante do processo da luta em defesa da vida e das populações excluídas e marginalizada no Movimento Grito de Ananindeua (MGA).
Sua atuação forte e combativa levou a indicarmos a candidato a prefeito de Ananindeua nas eleições de 1996 onde a Frente Popular de Ananindeua (PT, PSB, PCdoB, PDT) elegeu 4 vereadores (3 do PT e 1 do PDT) e BIRA obteve 13% da votação majoritária ficando em 2° lugar e na eleição seguinte de 2000 foi candidato a vice na chapa com Luiz Araújo (PT/PCdoB).
Caro BIRA sentiremos sua ausência mas na certeza que continuaremos a luta por uma sociedade justa e igualitária que sempre foi seu desejo!
É com tristeza que recebo a notícia da partida desse grande homem. Certamente, deixa um legado de esperança por dias melhores. Seu otimismo, serenidade e cordialidade farão falta. Vá em paz, Prof. Bira.
O movimento popular perdeu um incansável camarada. Recebi seu apoio quando era militante do movimento estudantil na década de 1980 no antigo Departamento de administração da UFPA. Professor digno e criativo construiu uma trajetória política memorável. Deixou um belo exemplo de tenacidade e humanidade. Siga em paz e com a certeza do dever cumprido.
Postar um comentário