sexta-feira, 20 de julho de 2018

PCdoB entende decisão do PT como ameaça e reage nas redes


O PCdoB interpretou o adiamento de convenções do PT em alguns estados como uma ameaça ao partido no Maranhão caso a legenda de Manuela D'Ávila escolha não apoiar Lula ou um outro indicado para a presidência

Por Renato Rovai  Revista Forum 
A Executiva Nacional do PT divulgou uma nota, nesta sexta-feira (20), em que determina o adiamento de encontros estaduais do partido para definir candidaturas e alianças nos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Tocantins e Rondônia.

O partido usou como justificativa para o adiamento das convenções o fato de que as negociações com o PSB e o PCdoB para uma aliança na corrida presidencial ainda não foram definidas.



O PCdoB interpretou o adiamento anunciado pelo PT como uma forma de chantagem ou ameaça diante da possibilidade de a legenda de Manuela D’Ávila não formalizar apoio a Lula ou ao indicado pelo PT para a presidência. Neste caso, de acordo com o entendimento do PCdoB, o PT estaria sinalizando que não o apoiaria no Maranhão caso o partido confirmasse uma aliança com um candidato de outro partido.

Essa insatisfação do PCdoB fica clara com o comentário do chefe de gabinete de Manuela D’Ávila, Marcio Cabral, que compartilhou a nota do PT.

“PT lança nota orientando estados a cancelarem convenções eleitorais em que discutia aliança com PSB e PCdoB, incluindo Maranhão. Chantagem não constrói unidade! Quer dizer que no Maranhão preferem estar do lado do atraso? Que feio!”, escreveu Cabral.

Quem também demonstrou insatisfação com a notícia foi Angela Albino, que já foi candidata à prefeitura de Florianópolis pelo PCdoB e hoje integra o comitê central do partido. “No dia do amigo, quando poderíamos estar comemorando 30 anos de amizade, receber uma punhalada nas costas dói. O PCdoB não merecia isso”, escreveu em seu Facebook.



Confira, abaixo, a íntegra da nota da Executiva do PT.

Resolução sobre Adiamento dos Encontros Estaduais dos Estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Tocantins e Rondônia,

Considerando que o processo de negociação com PSB e PCdoB quanto ao apoio formal à candidatura do PT à Presidência da República ainda está em andamento, sem perspectivas de conclusão no curto prazo;

Considerando que os Encontros Estaduais que podem ser afetados por esta negociação devem ser realizados após a conclusão da mesma;

A Comissão Executiva Nacional do PT decide:

Os Encontros Estaduais de Tática Eleitoral e Definição de Candidaturas do PT nos Estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Tocantins e Rondônia, ficam transferidos para o dia 02/08/2018.

São Paulo, 20 de julho de 2018.

Comissão Executiva Nacional do PT

Nenhum comentário: