Por Ivan Sampaio empresário e ex-presidente da ACIA*
Acompanhando as redes sociais, tentamos entender como a campanha se
desenrola de fato neste novo ambiente político, que busca, além da valorização
de candidatos, a execração com exposição de supostos vícios e defeitos dos
opositores.
Nas Redes Socias
No embate entre as pré-candidaturas de Helder e Marcio Miranda, marcado
por ataques de todos os lados, enuncia-se que a campanha está a todo vapor nas
redes sociais, onde, como dizia o Prêmio Nobel de Literatura Umberto Eco, tudo
é possível, pois foi dada voz aos imbecis e idiotas, que não primam pela
verdade e, por certo, contaminarão com fakes o novo palanque eletrônico
digital.
Grande Elenco
Entretanto, outras candidaturas não entraram na linha de tiro, como as de Fernando Carneiro (PSOL) e Paulo Rocha (PT), que são como artistas cujos nomes não protagonizam no cartaz do teatro, mas fazem parte do grande elenco e que, sem eles, o show teria suas limitações.
Fernando Carneiro do Psol
Grande Elenco
Entretanto, outras candidaturas não entraram na linha de tiro, como as de Fernando Carneiro (PSOL) e Paulo Rocha (PT), que são como artistas cujos nomes não protagonizam no cartaz do teatro, mas fazem parte do grande elenco e que, sem eles, o show teria suas limitações.
Fernando Carneiro do Psol
Mesmo não conseguindo se firmar como uma alternativa da esquerda ao PT,
o PSOL sofrerá para buscar espaços na difícil missão de eleger Edmilson
Rodrigues (federal) e Marinor Brito (estadual) e, mais ainda, para encaixar o
fraco nome de Fernando Carneiro ao governo, que entrará no jogo para compor o
palanque de estrelas mais reluzentes de seu partido.
Na Jaula dos leões
Na Jaula dos leões
Paulo Rocha tem realizado caravanas pelo estado, defendendo sua candidatura e a liberdade de Lula. Tem dialogado com setores formadores de opinião da sociedade paraense e é um forte nome eleitoral. Pela sua característica política e pessoal, não entra em embate com os seus adversários, deixando que se comam e se desgastem. Porém, se ficar afastado demais, deixando que a campanha ganhe contornos de polarização, arrisca-se a ficar de fora do segundo turno. No entanto, existe outra tese: sem entrar na jaula dos leões, poderá fazer uma campanha propositiva e atrair um eleitorado, que até parece ser diferente, mas que demonstra estar exaurido de arruaças pobres de ideias e cheias de projetos políticos mentirosos.
*Associação Comercial e Empresarial de Ananindeua, Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário