quinta-feira, 19 de julho de 2018

Polarização Helder X Marcio Miranda pode beneficiar Paulo Rocha



Por Ivan Sampaio empresário e ex-presidente da ACIA*

Acompanhando as redes sociais, tentamos entender como a campanha se desenrola de fato neste novo ambiente político, que busca, além da valorização de candidatos, a execração com exposição de supostos vícios e defeitos dos opositores.

Nas Redes Socias


No embate entre as pré-candidaturas de Helder e Marcio Miranda, marcado por ataques de todos os lados, enuncia-se que a campanha está a todo vapor nas redes sociais, onde, como dizia o Prêmio Nobel de Literatura Umberto Eco, tudo é possível, pois foi dada voz aos imbecis e idiotas, que não primam pela verdade e, por certo, contaminarão com fakes o novo palanque eletrônico digital.

Grande Elenco
 
Entretanto, outras candidaturas não entraram na linha de tiro, como as de Fernando Carneiro (PSOL) e Paulo Rocha (PT), que são como artistas cujos nomes não protagonizam no cartaz do teatro, mas fazem parte do grande elenco e que, sem eles, o show teria suas limitações. 



Fernando Carneiro do Psol

Mesmo não conseguindo se firmar como uma alternativa da esquerda ao PT, o PSOL sofrerá para buscar espaços na difícil missão de eleger Edmilson Rodrigues (federal) e Marinor Brito (estadual) e, mais ainda, para encaixar o fraco nome de Fernando Carneiro ao governo, que entrará no jogo para compor o palanque de  estrelas mais reluzentes de seu partido.

Na  Jaula dos leões


Paulo Rocha tem realizado caravanas pelo estado, defendendo sua candidatura e a liberdade de Lula. Tem dialogado com setores formadores de opinião da sociedade paraense e é um forte nome eleitoral. Pela sua característica política e pessoal, não entra em embate com os seus adversários, deixando que se comam e se desgastem.  Porém, se ficar afastado demais, deixando que a campanha ganhe contornos de polarização, arrisca-se a ficar de fora do segundo turno. No entanto, existe outra tese: sem entrar na jaula dos leões, poderá fazer uma campanha propositiva e atrair um eleitorado, que até parece ser diferente, mas que demonstra estar exaurido de arruaças pobres de ideias e cheias de projetos políticos mentirosos.

*Associação Comercial e Empresarial  de Ananindeua, Pará

Nenhum comentário: