quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Eu, sim, conheço Serra Pelada, Por Zé Carlos*

Foto: Sebastião Salgado

O senhor, presidente, não conhece. O senhor nem sabe como o Sebastião de Moura se fez "dono" daquela região.

Nos tempo dos militares, aquilo era muito feio, mal feito, violento, e as consequências estão lá até hoje.

O governo federal tem muitas dívidas com aquele povo e com o Pará. Primeiro, quite o que nos deve.

O senhor não tem que mandar o Exército para lá. Mande o Ministério da Saúde cuidar dos doentes. Depois, determine à Caixa Econômica que calcule as indenizações que os garimpeiros ganharam na Justiça e nunca receberam, porque o governo federal recorre sempre.

Quanto ao futuro, depende da apuração do que aconteceu entre a Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada e a Colossus.

Sentir saudades do período militar, tenho certeza que só alguns oportunistas, que viveram da miséria alheia, é que sentem.

Presidente Bolsanaro, consulte o Mandetta, o ministro da Saúde, que ele vai lhe dizer que lá tem índices altos de hansenianos, tuberculosos, soropositivos e muito mercúrio para ser retirado.

Presidente Bolsonaro, sabe quem ganhou com Serra Pelada? O militares comandados por Curió, que receberam barrancos como prêmios por suas participações na Guerrilha do Araguaia. E o governo federal, que foi o comprador de todo ouro que de lá foi retirado com um saldo de muitas vidas.

Lembro, por fim, que personagens-fantasmas de Serra Pelada ainda vagam pelo país. Um deles é o estuprador e bolinador de mulheres, João de Deus. 

Por isso, senhor presidente, eu digo: primeiro conheça Serra Pelada, para somente depois falar sobre ela.  *Presidente do Partido Verde no Pará

Nenhum comentário: