segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

PESQUISA INDICA SEGUNDO TURNO EM ANANINDEUA EM 2020.

Apesar do candidato oficial do atual prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB), liderar a pesquisa de intenção de votos (acesse aqui), realizada pelo Instituto Doxa, uma análise mais aprofundada revela que a decisão pode ir para o segundo turno das eleições 2020.

No levantamento, cujo o campo foi feito no período de 06 a 08 novembro/2019, o deputado Médico Daniel (MDB, ex-PSDB), aparece em primeiro lugar, tanto na espontânea, quanto na estimulada. Porém, no momento da coleta de dados, outros pré-candidatos ainda não haviam divulgados seus nomes para a disputa.

Nomes já conhecidos como o do deputado Miro Sanova, do vice-prefeito de Ananindeua, Carlito Begot, do Deputado Eliel Faustino, do Professor Beto Andrade, do Capitão Marcony e do advogado Newton Pereira (PT), que é a novidade nesse pleito e é apoiado pelo ex-presidente Lula, ainda não tinham anunciado suas pré-candidaturas.

Outro dado importante mostrado pela pesquisa é que 58,5% dos eleitores de Ananindeua ainda não decidiram em quem votar. Ou seja, a eleição ainda está aberta e qualquer resultado pode acontecer, dependendo do desenrolar das campanhas.

TRANSFERÊNCIAS E SURPRESAS

Os grandes cabos eleitorais dessa campanha serão o prefeito Pioneiro, o governador Hélder, o Presidente Bolsonaro e o Presidente Lula. A capacidade desses caciques em transferir votos para seus candidatos pode mudar o cenário dessa eleição.

Nessa corrida eleitoral, Pioneiro já sai em desvantagem em função da pífia gestão que vem fazendo em Ananindeua. O Governador tem força e prestígio, mas pode tá apostando num cavalo paraguaio, que tem muito a explicar para a sociedade. O presidente Bolsonaro será uma incógnita, pois sua avaliação vem caindo.

O fator novo é o presidente Lula, que agora livre, faz uma corrida de recuperação em contínuo crescimento, pode alavancar seus candidatos municipais, especialmente em Ananindeua, que é  considerada prioridade no mapa do PT nacional.

PREFEITO NÃO ELEGE SUCESSOR APÓS SEGUNDO MANDATO

O fato interessante sobre as eleições em Ananindeua é que nunca um prefeito elegeu seu sucessor. Isso ocorreu com o Pioneiro em 2004, é com o Helder em 2012. Será que em 2020 o eleitor vai manter a tradição? Será que os 24 anos dos mesmos grupos se revezando no poder (16 anos de Pioneiro e 8 anos de Hélder) já não cansaram a população? Será que chegou a hora de gente nova governando o município?

Aguardemos os próximos capítulos.

2 comentários:

José Luíz Capa Preta disse...

Eu me convenceria da credibilidade desta pesquisa ,caso o Instituto responsável, apresentasse uma carteira profissional de um pesquisador que seja empregado desta empresa, caso não apresente esta comprovação ,fica evidente que não existiu pesquisa de campo ..obrigado !

Agenor Bentes disse...

Sei que meu comentário não será publicado. Mas já sei que o grande objetivo desse bloguinho é lebar essa eleição de Ananindeua pata o 2o.turno. a manchete é tendenciosa, com claro objetivo.