domingo, 9 de fevereiro de 2020

O Xadrez da sucessão de Pioneiro: o PT para onde vai?



As peças do tabuleiro


A pré-campanha  em Ananindeua está quente: há uma grande polarização entre os deputados Miro Sanova e Dr. Daniel e mais as pré-candidaturas do vice-prefeito Carlito Begot, de Beto Andrade e do Major Marcony. Ainda podemos ter umas surpresas, com o aparecimento de outras pré-candidaturas.

O PT Ananindeua ainda não definiu seu candidato ou se vai ter candidato. Existe um cabo de guerra de um setor do partido que defende candidatura própria, pois avalia que o PT sem candidato a prefeito não elege vereador e vai continuar sem representação parlamentar no município; outro setor defende apoiar o candidato do prefeito Manoel Pioneiro (PSDB), o Dr. Daniel. Os dois principais dirigentes do PT no estado estão divididos: o senador Paulo Rocha quer que o partido tenha um alinhamento nas eleições municipais com setores que defendem a democracia e façam  oposição ao governo Bolsonaro; já o presidente  da legenda no estado, deputado Beto Faro, defende o apoio ao pré-candidato do prefeito Pioneiro. 




O PT não fez a campanha Lula Livre





O PT Ananindeua  vem nos últimos anos perdendo espaço. Não elegeu vereador na eleição de 2016 e há 8 anos não tem candidato a prefeito. O partido  não colocou a campanha Lula Livre na rua e vem perdendo espaço para o PSOL de Beto Andrade.




Pré-candidatos do PT





Alguns nomes têm circulado no debate  interno do partido para pré-candidatos: Dr. Newton Pereira, Ricardo Oliveira,  Felippe Bastos, Negona e Claudio Malcher. Mas a direção do partido no município, tendo à frente o professor Celio Rodrigues,  não abre a discussão. Por que? - pergunta um militante do partido ouvido pelo blog. Segundo este militante, a direção nacional terá reunião na próxima sexta-feira,  dia 7, para definir a posição do partido sobre o processo eleitoral de 2020; o PT Ananin vai ter que mostrar sua cara, alerta o militante petista que pediu anonimato.




O PT tem um histórico de oposição ao PSDB





"O PT e o  PSDB são adversários, com o agravante do PSDB ter sido protagonista do golpe contra Dilma. No estado, o PT sempre foi oposição e, no município, são 16 anos de oposição ao governo tucano. Se o partido apoiar o candidato de Pioneiro, vai fazer uma manobra de 180 graus na sua política. Qual será a reação do seu eleitorado e sua militância?", questiona o militante.




O fator Lula





Lula é o grande cabo eleitoral do PT,  avalia o militante petista,  que defende candidatura própria. Ele diz: "Um pronunciamento do ex-presidente na TV  em apoio ao candidato do partido pode ajudar o pré-candidato a prefeito e também os candidatos a vereador". 


E continua seu raciocínio lógico: se ficarmos indecisos no lançamento da pré-candidatura,  ou  querendo apoiar o candidato de Pioneiro (PSDB) o partido pode sofrer uma grande derrota e perder totalmente sua característica. Qual o interesse de alguns velhos dirigentes petistas quererem misturar óleo com água e jogar o partido  para apoiar o candidato dos tucanos? O ideal é o PT de Ananindeua puxar uma frente de esquerda, defendendo as bandeiras e projetos para melhorar a vida da população. Apoiando o candidato do Pioneiro, como vamos falar em melhoria do saneamento, saúde, educação, cultura, lazer, se passamos 16 anos criticando a administração tucana, como eu vou falar para meu vizinho que agora estou apoiando o candidato do prefeito Pioneiro? - concluiu o petista.

Nenhum comentário: