domingo, 8 de março de 2020

Diretor escolhido para filmar Marielle deu ferramenta para genocídio da juventude negra, diz nota de protesto



VIO Mundo - Na sexta-feira, 6 de março de 2020, a Rede Globo e a Globoplay anunciaram uma série ficcional baseada na vida de Marielle Franco, cujo assassinato em 2018 continua sem respostas.

Acontece que o projeto anunciado é encabeçado por três pessoas brancas. A roteirista Antonia Pellegrino (“Sexo e as Negas”, “Bruna Surfistinhas” e “Tim Maia”), George Moura (“Onde Nascem os Fortes”, “Amores Roubados” e “O Canto da Sereia”) e José Padilha.

É revoltante.

No entanto, numa sociedade capitalista, não surpreende que a história de uma mulher negra seja contada a partir do ponto de vista de três pessoas brancas.

A única surpresa é o fato de terem demorado tanto para anunciar o projeto, visto a sanha que têm de se apropriar dessa história há tanto tempo.
Mas o desastre fica maior a cada detalhe.

O diretor escolhido para comandar a série é o homem que deu e dá ferramentas simbólicas para a construção do fascismo e genocídio da juventude negra no país.

É uma violência extrema envolver numa série sobre Marielle o autor de filmes que retrataram de forma heroica a polícia mais violenta do país.

Para se ter uma ideia, após Tropa de Elite, as inscrições no Bope aumentaram vertiginosamente.

O retrato ali inspirou e inspira ações violentas em todo o país.

Não à toa, a música tema da tropa no filme apareceu em dezenas de vídeos de apoio ao presidente em exercício.

É o filme que mais exaltou o tema “bandido bom é bandido morto”, simplificando a discussão da violência urbana a uma questão de polícia.

Além disso, ficcionalizar em torno de um crime que ainda está sendo investigado também é uma violência e uma naturalização do crime violento e dos 13 tiros disparados contra o carro de Marielle, que vitimaram ela e o motorista Anderson Gomes.

Depois disso, Padilha ainda dirigiu a série “O Mecanismo”, cujas falsificações históricas só fizeram recrudescer o discurso fascista que resultou no governo mais autoritário e violento das últimas décadas no Brasil.

É revoltante mais uma vez ver a branquitude disfarçar de boas intenções a apropriação da imagem de uma mulher negra, lésbica, favelada, mãe, filha, irmã e esposa.

Para defender sua propriedade de contar a história de Marielle, Antonia Pellegrino usou como argumento: “eu a conhecia muito bem”, “eu ajudei na sua primeira campanha”, “eu segurei o seu caixão”.

Mas a mesma pessoa que diz ter se inspirado em Marielle e diz ter respeito pelo feminismo negro, se lança como arauto para contar essa história aliada aos seus pares, masculinos e brancos.

Tudo isso é extremamente violento.

É um desrespeito a tudo que Marielle defendia.

Se qualquer uma dessas pessoas tivesse entendido de fato a luta de Marielle, saberia o quão violento é fazer esse projeto encabeçado apenas por pessoas que não refletem sua imagem e semelhança.

Existe um valor simbólico e financeiro em contar essa história.

Um valor que vai ficar na mão daqueles que sempre dominaram o audiovisual no Brasil.

Ter em algum momento convivido ou lutado ao lado de Marielle não tira o peso da decisão de se apropriar da história dela dessa forma.

Padilha disse em entrevista ao “O Globo” que “se dedicou por muito tempo a histórias de violência urbana do Rio. Essa é uma que precisa ser contada”.

A história de Marielle é muito mais do que apenas a violência institucional.

Ela é muito mais do que uma vítima da violência urbana que tentam fazer parecer.

Seu assassinato é o reflexo da necropolítica que ela denunciava.

A história de Marielle é também a história das tecnologias afetivas, pois Marielle sempre falou sobre afeto, empatia, mulheres lutando juntas, jovens negras movendo estruturas.

A branquitude quer se apropriar e narrar essa história sem ao menos entender sobre o que ela é.

Tudo isso é desesperador demais.

Às mulheres e homens pretos e lésbicas foi negado o direito de contar essa história.

Pois ainda que o racismo estrutural e institucional tente nos paralisar, homens e mulheres negros e negras se tornaram grandes realizadores, comandando produções e recebendo reconhecimento aqui e fora o Brasil.

Por isso, é ainda mais perverso saber que essa história só será contata se for produzida por essas pessoas, pois o racismo produziu mecanismo para distanciar pessoas negras do direito de contar a própria história.

Quem trabalha no audiovisual conhece bem as estratégias perversas da branquitude que domina esse meio e entende o código por trás de afirmações “bem intencionadas” sobre transformar a série numa “escola”.

Isso significa que as decisões finais serão todas tomadas por brancos e que os profissionais não-brancos da equipe terão no máximo o direito de brigar e adoecer tentando deixar a narrativa menos racista, sendo subjugados pelo tokenismo.

Marielle, em sua última fala pública, contou a respeito da prefeitura do Rio: “primeiro eles saem chutando a porta, depois eles pedem desculpas e por último oferecem um microcrédito, que não repara nada”.

Esse é o modus operandi da branquitude.

Se apropriar como se tudo a ela pertencesse: nosso corpos, nossa subjetividade, nossa história.

É um desastre, é violento e racista.

Assinam a nota:

1 – Ana Julia Travia – Roteirista e Diretora
2 – Maíra Oliveira – Roteirista e Dramaturga
3 – Mariani Ferreira – Roteirista
4 – Renata Martins – Roteirista e Diretora
5 – Myrza Muniz – Roteirista
6 – Carol Rodrigues – Roteirista e Diretora
7 – Jeferson da Silva Brum – Produtor e Distribuidor
8 – Gautier Lee – Roteirista e Diretora
9 – Ulisses da Motta Costa – Diretor
10 – Luiz Santana – Roteirista
11- Juliana Balhego – Realizadora Audiovisual
12 – Phelipe Caetano – Roteirista
13 – Adriana Silva – Produtora e Roteirista
14 – Lorena Montenegro – Roteirista e Crítica de Cinema
15 – Maitê Freitas – Jornalista
16 – Viviane Pistache – Roteirista, Doutoranda e Crítica
17 – Mariana Luiza – Roteirista e Diretora
18 – Thaise de Oliveira Machado – Diretora de Arte
19 – Daniel Ramos – Antropólogo
20 – Bruno dos Anjos Soeiro de Souza – Diretor de Fotografia
21 – Paulo Souza – Atriz
22 – Laís Werneck Oliveira – Produtora
23 – Manuela da Fonseca Miranda – Atriz
24 – Frederico Rosa da Paz – Produtor
25 – Daniela Israel – Produtora e Diretora
26 – Cibele Amaral – Roteirista e Diretora
27 – Gabriella Padilha Scott – Realizadora Audiovisual
28 – Roberta Rangel – Atriz e Realizadora
29 – Jessica Queiroz – Diretora e Montadora
30 – Julia Tolentino – Realizadora Audiovisual
31 – Maria Clara – Roteirista e Publicitária
32 – Caroline Moreira – Empreendedora
33 – Jonathan Raymundo – Produtor do Wakanda in Madureira
34 – Carmen Faustino – Escritora e Produtora Cultural
35 – Tabatha Sanches – Cantora e Professora
36 – Kelly Adriano de Oliveira – Antropóloga, Educadora e Gestora Cultural
37 – Eliana Alves Cruz – Escritora e Jornalista
38 – Sabrina Fidalgo – Roteirista e Diretora
39 – Luciana Damasceno – Atriz e Roteirista
40 – Bianca Joy Porte – Atriz e Roteirista
41 – Jorane Castro – Roteirista e Diretora
42 – Marília Nogueira – Roteirista e Diretora
43 – Sílvia Godinho – Diretora, Roteirista e Produtora
44 – Erica Malunguinho – Deputada Estadual do PSOL
45 – Rafaela Carmelo – Diretora e Roteirista
46 – Érica Sarmet – Roteirista, Diretora e Pesquisadora
47 – Jorge Washington – Ator fundador e membro do Colegiado gestor do Bando de Teatro Olodum
48 – Gabriel Nascimento – Professor, Pesquisador e Escritor
49 – Gabriela Ramos – Advogada e Pesquisadora
50 – Pedro Borges – Jornalista e co-fundador do Alma Preta
51 – Claudia Alves – Roteirista e Diretora
52 – Estevão Ribeiro – Roteirista e Escritor, criador da tirinha Rê Tinta
53 – Rafael Mike – Roteirista – Compositor, Cantor e Diretor Musical (Dream Team do Passinho)
54 – Thamyra Thamara de Araújo – Jornalista e Roteirista
55 – Ana Pacheco – Roteirista
56 – Thiago Bernardes – Músico e Educador
57 – Éthel Oliveira – Cineasta e Cineclubista
58 – Luiza Romão – Atriz e Slammer
59 – Marina Luísa Silva – Pesquisadora e Roteirista
60 – Eric Paiva – Roteirista
61 – Bruna Fortes – Montadora
62 – Ton Apolinário – Roteirista
63 – Atilon Lima – Audiovisualista e Fotógrafo
64 – Mariana Costa – Pesquisadora
65- Monique Rocco – Diretora de Produção
66 – Karoline Maia – Diretora
67 – Ébano Gama – Publicitário
68 – Nêga Lucas – Atriz, Diretora, Escritora

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