terça-feira, 21 de abril de 2020

Coronavírus: Ananindeua vive o caos na saúde, o município recebeu 8 milhões. Cadê esse dinheiro Prefeito Pioneiro?

 Prefeito Pioneiro: cadê os R$ 8 milhões 
Não é de hoje que o município de Ananindeua vive um colapso na saúde publica; mas agora a situação tem se agravado muito agora com a pandemia do Covid-19.

Na contramão de outras prefeituras, em Ananindeua os investimentos são infimos e até demissão dos servidores da saúde já houve. Pasmem!

Para ajudar no combate ao Corona Vírus, o Governo Federal liberou aporte financeiro aos municípios. 
Ananindeua recebeu R$ 8,5 milhões. Isso mesmo: oito milhões e meio de reais. E, onde está esse dinheiro?
Várias denúncias de moradores não faltam. As UPAs e Unidades Básicas vivem um caos, com dezenas de mortes registradas em somente neste final de semana, por Corona Vírus.

A Secretaria de Saúde conta com apenas um carro para realizar exames nas residências de pacientes com suspeitas de Civid-19. As ambulâncias para atendimento e remoção também são pouquíssimas e em péssimas condições, inclusive sucateadas. 
Enquanto isso, pessoas como o aposentado, Francisco Chagas, morador do bairro do PAAR, esperam pela ajuda divina na luta contra a pandemia. 
"Já estou há três dias com os sintomas e não consigo nem fazer o teste e nem atendimento. Fui no posto aqui do PAAR e soube que os funcionários não possuem equipamentos de proteção, e alguns deles estão contaminados. Estou isolado em casa, para proteger minha família. Um verdadeiro absurdo", lamenta. 

Vale lembrar que Ananindeua, que conta com mais de 600 mil habitantes, e é o 3° munícipio em arrecadação monetária do Estado, e sempre teve um atendimento em saúde caótico. Inclusive com denúncias feitas ao Ministério Público do município sobre desvios de verbas entre 2014 e 2019. Basta ver as constantes trocas de secretários da pasta neste período. 

A cidade não tem hospital municipal; insuficiente número de profissionais e, com baixa remuneração. Filas e falta de médicos e remédios são uma constate na vida dos moradores. Isso sem falar na privatização do sistema de saúde que hoje tem 4 hospitais particulares pertencentes a vereadores e até a um deputado estadual, que recebem verdadeiras fortunas de repasse da prefeitura. Dinheiro que se fosse aplicado corretamente daria para construir um hospital a altura do tamanho do município e a qual a população merece.

Agora, com a Corona Vírus, os pacientes estão entregues à própria sorte, restando à eles apenas as orações. 

Com a palavra o Ministério Público.

Nenhum comentário: