Pedido foi assinado por mais de 400 entidades e pelos partidos PT, PCdoB, Psol, PCB, PCO, PSTU e UP
O maior pedido de impeachment da história brasileira foi protocolado na Câmara dos Deputados, nesta manhã, 21 de maio, contra Jair Bolsonaro (sem partido). A oposição pede o afastamento do mandatário por crimes de responsabilidade cometidos contra a sociedade agravados em meio a pandemia da Covid-19.
O pedido foi assinado por mais de 400 entidades e pelos partidos PT, PCdoB, Psol, PCB, PCO, PSTU e UP. O requerimento acusa Bolsonaro pelos crimes de responsabilidade contra a saúde pública em decorrência da crise do novo coronavírus, contra a ordem democrática e obstrução de Justiça.
Se o pedido for aceito pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), serão necessários 342 votos para abertura de um processo de impeachment. Em contrapartida, Bolsonaro precisa de 171 votos da casa para barrar a ação.
Nas últimas semanas, Bolsonaro vem distribuindo cargos públicos para o chamado Centrão, a fim de obter apoio político sobre possível aprovação do processo.
Mas, apesar da pressão da oposição, Maia afirmou no início do mês que o impeachment de Bolsonaro “não deve estar na pauta de hoje e, se Deus quiser, não deve estar na pauta dos próximos anos”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário