segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Quem são os pré-candidatos a vereadores de Pioneiro?


O prefeito Manoel Pioneiro fecha um ciclo de 16 anos (8 + 8) no comando da prefeitura, mas não vai abandonar a política - deve disputar o Senado no pleito de 2022. Apesar de comandar politicamente o município, por muitos anos, nunca criou uma base sólida parlamentar além das fronteiras Ananins. Depois de ser preterido para disputar o governo pelo PSDB estadual (leia Simão Jatene), sabe agora que precisa de uma base parlamentar.
 

Hoje o político mais influente de Ananindeua - e um dos mais influentes do Pará - é o presidente da ALEPA, Dr. Daniel Santos (MDB), um dos nomes mais fortes na disputa para prefeitura de Ananindeua, como apontam as pesquisas. Ele atualmente tem relação mais próxima com a família Barbalho e não depende de Pioneiro.

O quase ex-prefeito precisa  ter nomes para sua base política e isso passa pela eleição de Ananindeua. Eleger vereadores para consolidar essa base, e ter peso para o debate estadual, tem que ser prioridade para suas pretensões de disputar o Senado. Pioneiro não vai querer repetir uma solução caseira, como no caso do seu irmão deputado estadual, que fez um mandato pífio na ALEPA. Precisa garantir uma boa bancada de vereadores em 2020 e trabalhar, no mínimo, para ter uma bancada de três deputados estaduais  na eleição de 2022 (dos seis deputados  eleitos em 2018 com origem política em Ananindeua, nenhum o prefeito pode chamar de seu). Se quiser ser candidato ao Senado tem que ter base política, pois quando deixar a prefeitura ficará sem a caneta, restando-lhe apenas tapinhas nas costas. 

Seja quem for eleito prefeito de Ananindeua, terá que  mudar  totalmente o estilo do modus operandi  de Pioneiro, já que a política do "asfalto, pão e circo" se exauriu e as demandas com pautas: sustentabilidade, cultura, educação e saneamento, saúde, preparar Ananindeua para os 100 Anos (como defendia o saudoso Paulo Ferreira, presidente do PV) serão demandas exigidas pela população para o próximo gestor. No atual cenário da Câmara, quem  tem a maioria dos parlamentares é o deputado Dr. Daniel, com uma forte influência sobre  uns 18 vereadores.

Pioneiro, para continuar no jogo sem a caneta na mão, precisa eleger no mínimo 8 vereadores. Listamos aqui os pré-candidatos que podem receber o apoio político e institucional  do prefeito  para eleição: Neto Vicente, Sérgio Rato, Augusto Soares, Alexandre Gomes, Elias Barreto, "Filho do vereador Carlucio", Rui Begot, Coronel Osmar.

Nenhum comentário: