sábado, 20 de fevereiro de 2021

Belém pode ter crehes noturnas

 Vereadora Lívia Duarte (PSOL)
Via site Pará em Pauta - A vereadora Lívia Duarte (PSOL)  apresentou um   projeto de lei  (PL) propondo   creches noturna em Belém, na justifica do PL, a parlamentar diz que muitas mães e pais exercem suas atividades profissionais em horários que avançam parcialmente ao período da noite, outras estão alocadas em jornadas noturnas, isso sem mencionar os responsáveis que estudam no período noturno. Também são afetadas as mães e pais submetidos ao horário comercial, cuja saída do trabalho se dá entre 17h e 18h30, uma vez que, caso a creche ou a pré-escola não estejam nos arredores do seu local de trabalho, precisarão recorrer a terceiros para buscar seus filhos e filhas e cuidar deles até que o responsável direto chegue. A constituição em seu Art. 208. diz que   e dever do Estado educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade.  Para Lívia  o Projeto de Lei viabilizará, por intermédio do poder público municipal, a assistência às famílias que se encontram no dilema circunscrito pela jornada  de trabalho ou acadêmica noturna.  Nos estados  de São Paulo e no  Rio Grande do Sul já funcionam creches noturnas em algumas cidades.
  

Créditos: Alex Borgmann


Na cidade de  Passo Fundo (RS) Creche Noturna funciona  há 5 anos

Na  cidade de Passo Fundo tem uma iniciativa que revolucionou a vida dos pais que precisam trabalhar a noite: a creche noturna. A creche funciona,  há 5 anos na cidade. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 07h.

A coordenadora da Educação Infantil da Prefeitura de Passo Fundo, Deise de Oliveira, destacou que o trabalho é qualificado e atende, em média, 18 crianças. São 20 vagas destinadas a população que realmente precisa. A coordenadora afirmou que a creche é suficiente para atender a demanda da cidade, sendo que neste ano ainda restam quatro vagas em aberto. Deise explicou que há como aumentar o número de vagas no mesmo local, caso haja necessidade. Com Informações da Rádio Uirapuru

 

Nenhum comentário: