Via Ascom PMA - Nesta quinta-feira (25), o município de Ananindeua, região Metropolitana de Belém, alcançou a faixa etária de 60 anos ou mais no calendário da campanha de vacinação contra a Covid-19. Em todo o Pará, é o primeiro município a chegar nessa etapa, concluindo a vacinação de toda a população idosa.
"Hoje é um dia especial. Estamos vivendo um clima muito difícil. Estava ansioso por este dia. A gente se sente mais seguro", declarou o autônomo Lourenço Sei, de 60 anos, qu recebeu a primeira dose da vacina imunizante.
O segundo município mais populoso do Pará e o terceiro da região Norte recebeu, até agora, cerca de 54 mil vacinas. Mesmo assim, vem demonstrando organização e agilidade na campanha de vacinação contra a COVID-19. O calendário de Ananindeua está na dianteira de outros calendários do Pará, chegando a passar na frente da capital paraense, que já recebeu quase 250 mil doses, ou seja, quase cinco vezes mais.
"Essa vacina é muito importante para nós que temos mais de 60 anos. Estou resguardando minha imunidade e me alimentando bem. Não basta somente tomar vacina", destacou a aposentada Emerita Souza.
Pela manhã, o governador do Estado, Helder Barbalho, foi a um dos pontos de vacinação da cidade, um drive-thru na BR 316, para parabenizar o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel pelo feito e cumprimentar parte da equipe que faz parte de toda a campanha no município.
O chefe do executivo falou das novas estratégias para dar celeridade na campanha. Uma delas foi priorizar regiões com crescimento acentuado de casos de Covid. Ananindeua segue em lockdown desde o último dia 16. Até o dia 22 de março, o município tinha registrado 15.662 casos confirmados, sendo 14.485 recuperados e 495 óbitos.
"É fundamental que todos nós possamos agir para vacinar todos os cidadãos paraenses. Lamentavelmente o nosso estado foi o que menos recebeu vacina por parte do governo federal. O governo do Pará já está trabalhando para ampliar o maio número de imunizados com a compra de vacinas que chegará entre abril e junho para ampliar essa escala de cobertura", destacou o governador.
O prefeito, Dr. Daniel, que é médico e tem comparecido, todos os dias, nos locais de vacinação, ressalta a união de esforços para ter chegado nesta importante etapa da campanha.
"Conseguimos esse feito com muita união. A parceria com o governo estadual é fundamental para chegarmos a esta marca. Agradeço também à Câmara Municipal e as entidades religiosas que nos ajudaram cedendo os espaços para a vacinação", reiterou o prefeito.
Ele reitera a importância da agilidade na distribuição da vacina, seguindo o compromisso de aplicar as doses no maior número de pessoas, assim que elas chegam no município.
*Balanço* - Desde que a Campanha Estadual de vacinação começou dia 19 de janeiro, a prefeitura de Ananindeua já recebeu mais de 54 mil doses de vacina, e ultrapassa a marca de 52 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e de mais de 8 mil com a segunda.
Já foram vacinados no município, profissionais de saúde (da linha de frente e que trabalham em unidades de urgência e emergência), a população quilombola da comunidade do Abacatal, agentes de órgãos de segurança municipal e idosos com a faixa etária de 60 anos ou mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário