sábado, 31 de dezembro de 2022

Nota de repúdio


O Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (SINJOR-PA) e a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB-PA vem repudiar a ação covarde contra o jornalista Sandro Andre da Silva Ferreira, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 30. Sandro foi sequestrado, espancado e teve o material de trabalho roubado enquanto fazia reportagem sobre postos de saúde fechados no município de Tucuruí, sudeste paraense. Os responsáveis pela agressão seriam seguranças e o prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB).

De acordo com ocorrência registrada na seccional de Tucuruí, o crime ocorreu por volta das 16h quando Sandro filmava um posto de saúde fechado. O jornalista foi agredido por um dos seguranças, sequestrado e colocado dentro de uma caminhonete. Durante o trajeto, Sandro voltou a ser agredido na cabeça, no peito e no abdômen pelos seguranças e pelo prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira. 

As agressões apenas cessaram quando o jornalista foi levado para a delegacia do município, onde o gestor municipal Alexandre Siqueira ainda insultou o advogado de defesa da vítima, advogado Gabriel Lambert. Em seguida, Sandro foi atendido na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Tucuruí. O jornalista realizou na manhã deste sábado (31) exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Tucuruí.

O SINJOR-PA e a Comissão Em Defesa da Liberdade de Imprensa repudiam com veemência a ação covarde contra o jornalista. As entidades estão acompanhando o caso e em contato com entidades nacionais de jornalistas e dos direitos humanos na tentativa de resguardar a integridade de Sandro André e responsabilizar os agressores.

Belém, 31 de dezembro de 2022.

Nenhum comentário: