terça-feira, 21 de novembro de 2023

O Xadrez eleitoral em Ananindeua 2024

 


Pesquisas apontam reeleição tranquila do Dr. Daniel; a disputa vai ser por uma vaga na Câmara de Vereadores

Com um alto índice de aprovação da administração, e também de intenção de votos, como mostram as pesquisas, o prefeito de Ananindeua não deve ter nenhum problema para se reeleger. As apostas são no sentido de que seja o prefeito com o maior percentual de votos do Pará. As emoções, então, vão ficar por conta da disputa para a Câmara.

 A chapa esquentou e cada  partido ou federação só podem ter 26 candidatos

Com as mudanças eleitorais, federações e partidos só podem apresentar 26 candidatos por chapa. Então individualmente os candidatos têm que ter votos para ajudar a chapa a eleger os seus parlamentares, e voto individual para se eleger, e ainda as sobras que devem beneficiar os partidos nanicos. Hoje ter uma vaga assegurada para disputar a eleição para a Câmara de Ananindeua em um partido, está a peso de ouro. 

Quanto às mulheres - Os partidos e coligações vão ter que garantir um mínimo de 30% de mulheres na chapa. A tendência é que tenhamos um aumento de representação feminina no parlamento do município (hoje são cinco mulheres). Os partidos têm que cumprir a lei, em relação à cota de mulheres, pois candidaturas "laranjas" trarão problemas para toda chapa. O TSE vem cassando mandatos de partidos que burlam a lei. 

Para a prefeitura - Com a provável reeleição garantida do prefeito Dr.Daniel, de acordo com as pesquisas, qualquer nome que venha a querer disputar o Executivo, e que já teve mandato parlamentar e pensa em voltar ao parlamento, pode comprometer seu patrimônio eleitoral e ter problemas em eleições futuras.

Nenhum comentário: