Via GP1 por Carolina Matta
O caso foi registrado na última quarta-feira (27), enquanto acompanhava a reforma de um terminal. repórter fotográfico Lúcio Távora foi detido na última quarta-feira (27) enquanto realizava a cobertura das obras no Porto de Outeiro, em Belém, que passa por uma reforma para a Conferência Mundial sobre as Mudanças Climáticas (COP30). O profissional, que trabalha para a Xinhua News Agency, agência estatal da China, foi detido por guardas portuários na praia de Brasília, no distrito de Outeiro.
No local, ocorre a reforma do terminal, que será utilizado na COP30, prevista para novembro. A Polícia Federal (PF) informou que o jornalista adentrou uma área alfandegária de acesso restrito e esclareceu que desconhecia a proibição de entrada no local. A corporação esclareceu que, devido à ausência de qualquer indicativo de crime ou infração por parte do profissional, ele foi liberado logo após o “registro administrativo dos fatos”. Segundo Távora, ele produzia imagens para a agência de notícias quando foi abordado. "Eu vim fazer uma reportagem para uma agência de notícias chinesa, uma reportagem positiva, pois o assunto está em alta. Então, subi no píer para fazer as fotos, mas não sabia que aqui estava em funcionamento Fui detido pela guarda portuária. Não achei um ato de censura à imprensa, mas achei desnecessário ser levado para a sede da PF, depois de me identificar como jornalista, pois não sou bandido", declarou o repórter.
O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) emitiu um comunicado afirmando que “se solidariza com o repórter e acompanhará o caso, sempre na defesa da democracia, da liberdade de imprensa, do exercício profissional e dos direitos dos trabalhadores de comunicação”.
Terminal em obras
As obras de ampliação e reforma do porto têm como objetivo permitir que navios de grande porte possam atracar no terminal, embarcações que também poderão ser usadas como alternativa de hospedagem temporária para os participantes da COP30. O serviço está orçado em R$ 180 milhões, com entrega prevista para outubro de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário