Foto Ricardo Amanajás
Via Ananews - Encontro reuniu mulheres em momentos de escuta, reflexão, autocuidado e fortalecimento da autoestima
"A roda de conversa me ajudou a entender meus sentimentos e a lidar melhor com o cotidiano. Muitas vezes pensamos que estamos sozinhas, mas encontros como esse mostram que sempre existe apoio e esperança", contou, emocionada, Eldiene Assunção, durante a ação organizada pela Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) na manhã desta sexta-feira, dia 26, no Creas II Ananindeua.
Com o tema "Violência que dói: voz que liberta", a programação integrou a campanha Setembro Amarelo, oferecendo às mulheres um espaço de escuta, reflexão e fortalecimento emocional. A atividade foi conduzida pela psicóloga Christiane Tenório, que destacou a importância de unir a valorização da vida ao enfrentamento da violência.
As participantes também vivenciaram a Dinâmica da Corrente de Apoio, além de atividades no espaço de autocuidado, como massagem, design de sobrancelhas, limpeza de pele e sorteio de brindes. O evento encerrou com um café da manhã preparado pelas equipes do Creas II e da SEMMU.
Para a coordenadora do Creas II, Adriana Sarita, momentos como esse são essenciais no processo de reconstrução da autoestima das mulheres.
"Falar de saúde mental é muito importante, não apenas em reflexo do indivíduo, mas de todo um coletivo. Nosso objetivo é mostrar que o cuidado com a saúde mental também passa pelo enfrentamento da violência. Aqui, trabalhamos para que cada mulher compreenda seu valor e encontre apoio para seguir em frente", afirmou.
Já a assistente social da SEMMU, Carmelita Abreu, reforçou que a campanha é um chamado coletivo. "Falar sobre valorização da vida significa também combater qualquer forma de violência que a ameace. Cada mulher tem voz, tem valor e não está sozinha", destacou.
A ação evidenciou a importância da escuta e do acolhimento como instrumentos de transformação social, reafirmando o compromisso do município com a promoção da vida e o combate à violência de gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário