quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Serge Goulart - A Dilma não é candidata oficial do PT. Ela foi lançada por Lula pela imprensa sem discussão nenhuma com o partido



Entrevista exclusiva ao AnanindeuaDebates de Serge Goulart Candidato a Presidente Nacional do PT no PED (Eleição Interna do PT) de 2009






AnanindeuaDebates - Serge Goulart fale um pouco da sua trajetória política


Serge Goulart - Sou fundador do PT e fui dirigente do partido em Santa Catarina e membro do Diretório Nacional. Coordenei a campanha das “Diretas Já”em SC, e em 2003 fui eleito Coordenador do Conselho de Fábrica da CIPLA e Interfibra, fábricas ocupadas pelos trabalhadores, assim como Coordenador do Movimento Nacional das Fábricas Ocupadas. Sou da direção Internacional da campanha “Tirem as Mãos da Venezuela”. Sou dirigente da Esquerda Marxista do PT e autor de diversas publicações como “Devolvam a nossa Previdência”, “Racismo e luta de classes”, “ALCA, NAFTA, MERCOSUL e Tratados de Livre Comércio”, além de editor do “Jornal Luta de Classes” e da revista marxista América Socialista.

AD - Sua candidatura representa que setores do PT

Serge Goulart - Minha candidatura tem como objetivo reunir e organizar os petistas para fazer o PT virar à esquerda e retomar a luta pelo socialismo. Para discutir com todo o partido a necessidade de romper com a direita e os partidos da burguesia constituindo um governo dos trabalhadores do campo e da cidade, de luta pelo socialismo. Entre os companheiros e companheiras que apóiam nossa chapa e minha candidatura estão petistas que continuam acreditando e lutando pelo socialismo, operários químicos, ferroviários, vidreiros, metalúrgicos, têxteis, plásticos e de fábricas ocupadas, juventude de diversos estados, militantes do Movimento Negro Socialista, trabalhadores do campo e da cidade que não aceitam a direitização do PT e querem continuar fiéis a classe trabalhadora e ao socialismo.


AD - Qual são os pontos da política econômica do governo Lula que vc. concorda?

Serge
Goulart - A economia é um campo muito amplo. O que interessa é com o que nós não concordamos e isto abrange a continuidade da política de FHC, inclusive as privatizações (hidrelétricas, rodovias, a Amazônia, etc). Consideramos o PAC um projeto de transformação do Brasil numa plataforma de exportação agro-mineral. Toda a política econômica de Lula é para fazer feliz banqueiros e multinacionais. Por isso está ampliando a privatização do BB lançando ADRs em Nova Yorque. Sua política econômica é para salvar o capitalismo e isto tem um significado na luta de classes. Se cair alguma coisa da mesa para os pobres os comensais do banquete não se incomodam. A política econômica de Lula é capitalista. Nós consideramos que este não é o papel do PT. O PT nasceu socialista em luta contra o capitalismo e esta classe social ínfima e degenerada que vive da exploração de bilhões de seres humanos

AD - Em seu Twitter está escrito “FHC saudou Lula por fazer no BB o que ele fez na Petrobras. É verdade! E agora companheiro bancário do BB Ricardo Berzoini? E nós, do PT?!” quem acessa o seu twitter e a pagina do seu sítio www.marxismo.org.br, tem a impressão que é uma pagina de um partido de oposição ao PT e ao governo LULA.

Serge Goulart - Meu Twitter chama a atenção de um companheiro que é bancário, dirigente do PT. E o PT está no governo como patrão da maioria dos bancários. É melhor agir como socialista e atender as reivindicações e não como patrão e por isso os petistas estão incomodados.
E afinal, quem tem outra opinião sobre a política do governo seria de oposição? Esta não é a história do PT onde todas as posições sempre se expressaram livremente. Nós mantemos, de fato, todas as posições originais do PT, de seu Manifesto de Fundação e seu Programa original. Lula e a maioria da direção do PT abandonaram estas posições. Eles estão então em oposição ao PT? Acredito que são apenas diferenças de opinião política e esperamos convencer a maioria dos companheiros a voltar aos trilhos do socialismo.

AD - Dilma é a candidata oficial do Partido ou a espaço para outras pré-candidaturas no PT


Serge Goulart - A Dilma não é candidata oficial do PT. Ela foi lançada por Lula pela imprensa sem discussão nenhuma com o partido. E depois a maioria dos dirigentes foi aderindo sem nenhuma crítica. Mas é só o Congresso do PT que define a candidatura, em março. Até outros nomes podem se apresentar. Existem ótimos companheiros para impedir a direita de voltar e podermos avançar. Por exemplo, o senador Eduardo Suplicy, o Olívio Dutra e o melhor nome de todos, o próprio Lula. Afinal, na democracia é o próprio povo que decide quanto tempo fica no governo um dirigente. Não é Washington que deve decidir isso, como até agora.


AD - O Governo LULA Melhorou o Brasil?


Serge Goulart - A luta da classe trabalhadora mudou o Brasil. Começando por eleger Lula. Esta foi uma grande vitória popular com repercussão mundial. Agora, é evidente que o governo Lula ainda não se colocou a altura do esforço e das necessidades do povo trabalhador brasileiro. O fato de haver um Congresso de ampla maioria de reacionários deve ser resolvido mas o central é que o PT deveria romper as alianças com os partidos burgueses e governar apoiado na mobilização e na organização popular. É hora do PT explicar aos trabalhadores que o capitalismo traz a guerra e o sofrimento como a nuvem traz a tempestade. É preciso que o PT entre na luta para ter um verdadeiro governo do PT apoiado na CUT, no MST e nas organizações populares.

AD - Se vc. Ganhar a eleição para presidente do PT qual vai ser sua relação com o Governo LULA.


Serge Goulart - De companheiro que, representando a maioria do partido, o chamaria para discutir a aplicação, no governo, das posições históricas que fizeram a força do PT e elegeram Lula.
Iniciaríamos imediatamente uma discussão companheira e firme sobre como romper as alianças com os algozes da classe trabalhadora, como romper de fato com o imperialismo e o capitalismo, como mobilizar para defender os direitos e conquistas da classe trabalhadora, atender as reivindicações mais sentidas do povo e avançar para a socialismo. E tudo isso seria feito convocando os militantes a opinar e a decidir, mobilizando o partido desde a base para tomar o partido e o país em suas mãos e começar a varrer o lixo burguês que cobre o Brasil.

AD – Obrigado Serge Gulart

2 comentários:

A ESPERANÇA É UMA ESTRELA disse...

Realmente ela não é ,ainda, a candidata oficial do PT, mas certamente será eleita com a maioria dos votos dos petistas,... em minha opinião sincera o sonho de igualdade de direitos entre os homens, está mais que provado, passa antes pela moderação das atitudes, do saber comer pelas beiradas. Hoje ouvi um lider dizer que para se salvar bancos gastaram 3 trilhões de dolares, mas não gastam para matar a fome do mundo; é uma verdade, mas é muito fácil fazer uma critica imediata como sempre fazemos, mas no fundo sabemos que não é bem assim...não se gastou 3 trilhões para salvar bancos, gastou-se para evitar um colapso mundial onde tanto os barões quantos os peões estariam ferrados. Quanto a carta de intenções do PT, confesso que não a conhecia e a priori não concordo com a principio discriminatório dela, pelo simples fato de não haver TRABALHADOR se não houver quem gere TRABALHO; não devemos mirar nossa luta contra os seres humanos e sim seus atos, e se estes estiverem do nosso lado é mais fácil mostrar o porque da existência do PT.
O PT é realmente um Partido Politico, pois antes de chagarmos a qualquer cargo público temos que debater e provar aos nossos companheiros (ou pelo menos a maioria deles)(Democracia)que somos merecedores de ter nosso nome representando a sigla numa eleição, não devemos nunca deixar de debater e levar sem radicalização nosso ponto de vista sobre as decisões internas, pois são elas que permeiam o partido no ambito público. Temos que evitar o conflito como se todo ato já estivesse sido escrito, como na natureza das coisas onde pau é pau e pedra é pedra não adianta querer o inverso... nunca será.

Helmuth disse...

Ola Serge... voce realmente não aprender, esse teu pensamento marxista não vai te levar a lugar nenhum, só voce não quer acreditar que não existe mais espaço para esse tipo de pensamento nos nossos dias. Precisamos sim de muitas IDUSTRIAS e muitos PATRÕES GERADORES de EMPREGO para toda essa massa de trabalhadores que aí esta,a qual o ESTADO não consegue absorver. Estes geradores de empregos, estes sim são os verdadeiros SOCIALISTAS que geram riquesa e trabalho. Acho que voce ainda não se deu conta de que não existe Social sem CAPITAL.