Por Alessandro Martins
O New York Times pode desistir da versão impressa em cinco anos. Esse é só um dos aspectos das mudanças que vêm em breve no modo de ler, assistir, obter e divulgar informações.
Mudanças são difíceis. Porcelanas se quebram. O cachorro cai do caminhão. Alguém depena o papagaio. Ninguém se sente muito confortável no começo.
Creio que esta semana houve um certo desconforto por conta de uma publicidade de O Estado de São Paulo. Uma possível oposição entre jornalistas e editores de blogs.
Mas, na verdade, nem sei ainda se esse desconforto tem fundamento ou se as intenções de tal publicidade e das últimas entrevistas polêmicas sobre blogs foram mal interpretadas, se de fato existe essa oposição.
Mais vale perguntar se há mesmo uma guerra antes de declará-la, pois existe ainda muito desconhecimento de lado a lado.
Prefiro pensar como o Magalhães, que acredita na união de blogs e grande mídia em um futuro próximo.
Como você talvez já saiba sou jornalista e editor de diversos blogs. E pensei bastante sobre o assunto durante esses dias.
Por isso resolvi fazer esta série em duas partes. A seguir a esse artigo publicarei também 5 coisas que jornalistas ensinam a blogueiros.
Mas primeiro vamos às 5 coisas que blogueiros ensinam aos jornalistas.
1. Blogueiros sabem fazer links.
Embora haja importantes exceções, jornalistas habitualmente não sabem fazer links. Seja em seus blogs, seja nos portais em que trabalham.
Ou simplesmente não fazem, apenas citando a fonte. Ou fazem precariamente.
Usam o indefectível “clique aqui”, que não ajuda nem ao leitor nem aos mecanismos de busca. O que reflete também no leitor, que terá resultados de buscas de menor qualidade.
É uma das coisas que faz com que blogs de jornalistas não funcionem.
O que fazer para melhorar: pense nos links de duas formas. Primeiro considere-os como as veias e artérias da verdadeira energia da internet, que é a informação.
É pelos links que ela escoa e não fica estagnada.
E, segundo, considere-os como os títulos da página de destino do link. Afinal, você chamaria todos os seus artigos de “clique aqui”?.
2. Blogueiros sabem procurar informação na internet.
É uma minoria de jornalistas que sabe o que é o Digg, o Del.icio.us e, para ficar no Brasil, o Rec6.
Além disso, muitos ainda acham que blogs só têm potencial para diários online, se tanto, e não os vêem como possíveis fontes ou parceiros na propagação da informações.
Blogueiros, no entanto, sabem garimpar informações na internet e em que blogs confiar e a partir dos quais propagar as informações.
O que fazer para melhorar: descubra e entenda o funcionamento das novas ferramentas de notícia.
Para descobrir blogs de qualidade, vá ao ranking do BlogBlogs e pesquise. Alguns – não todos – são de muita valia jornalística e informativa. Investigue também em outras fontes que você descobrirá no caminho.
3. Blogueiros sabem ler na internet.
Blogueiros há muito tempo usam agregadores de feed para ler seus sites de notícia e blogs preferidos.
Eles não perdem tempo entrando nos endereços a cada vez que precisam de algo novo. Além disso, usam os feeds de muitas outras maneiras criativas para ler sobre seus assuntos preferidos sem perder tempo.
O que fazer para melhorar: aprender de uma vez por todas a usar os agregadores de feeds e usá-los efetivamente.
4. Blogueiros sabem ser pessoais.
Nós jornalistas estamos acostumados a escrever de modo impessoal, sem se enredar no texto, principalmente quando se trata das notícias do cotidiano.
Não se fala diretamente ao leitor e não se fala de nós.
É como se não tivéssemos nada a ver com aquilo. Isso tem suas vantagens, mas nem sempre funciona.
Os blogueiros, porém, sabem falar com você sobre como eles se posicionam no mundo.
Um levantamento da E.Life, aponta que a opinião de amigos e conhecidos é mais importante que a dos grandes veículos de comunicação atualmente.
Blogueiros sabem desenvolver esse nível de proximidade com o leitor.
O que fazer para melhorar: cultive um estilo mais pessoal.
Solte as amarras técnicas. Tire férias do lead de vez em quando, sem esquecer no entanto que um bom primeiro parágrafo é essencial. Escreva como se estivesse falando para um amigo.
Tire proveito do sistema de comentários para estabelecer um diálogo com seu leitor.
5. Blogueiros sabem estabelecer potentes laços virtuais.
Pedro Dória – um dos integrantes do falecido NoMínimo e descobridor da Bruna Surfistinha -, em entrevista para o Digestivo Cultural, diz acreditar que as redações sempre vão existir.
Eu também acredito nisso.
A redação é o espaço físico em que se dá o intercâmbio entre jornalistas e onde, ao final do dia – desse contato real -, é produzida a notícia.
Mas isso não quer dizer que os laços virtuais não virão a ganhar mais e mais poder nos próximos anos.
E, se os grupos – virtuais ou não – serão fortes, o poder do indivíduo dentro deles também deve crescer, tanto mais conexões ele tiver e mais fortes essas conexões forem.
O que fazer para melhorar: a falta de conexões virtuais se dá por não se saber usar corretamente os potenciais da internet e não se acreditar no poder que elas têm.
Aprenda a usar links, trackbacks, redes de relacionamento (não só o Orkut), comente em outros blogs, freqüente o Rec6 e outros sites de notícia do gênero.
São diversas modalidades de estabelecer ligações que os blogueiros dominam como ninguém.
Durante muito tempo o termo relacionamento virtual tem sido visto de modo pejorativo. Não há razões para isso desde que esse relacionamento seja conduzido com seriedade.
Não há razões para blogueiros e jornalistas não estabelecerem um, jogando em lados opostos.
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