sexta-feira, 19 de março de 2010

Paulo Maluf e seu filho são incluídos em lista de procurados da Interpol



Maulf é acusado pela Justiça de Nova York por 'fraud conspiracy' e 'thefts'
A Interpol —agência de polícia internacional com representação em 181 países— incluiu em sua lista de procurados os nomes do ex-prefeito de São Paulo e atual deputado federal Paulo Maluf (PP), e seu filho, o empresário Flávio Maluf.

Ambos são alvo de um pedido de prisão da Justiça de Nova York. Em março de 2007, Maluf foi indiciado pela promotoria da cidade pelo suposto envio a bancos americanos de recursos desviados da Prefeitura de São Paulo. Ele sempre negou as acusações e sustenta nunca ter possuído conta no exterior.
Na página da Interpol, consta a informação de que o ex-prefeito é procurado pelos crimes de “fraude” (fraud conspiracy) e “roubo” (thefts). A defesa de Maluf afirma que tentará anular a medida, que considera uma ofensa ao Congresso brasileiro.
Apesar de procurado no exterior, Maluf e seu filho não correm riscos de prisão se permanecerem no Brasil, já que a Constituição Federal impede a extradição de brasileiros natos a outro país.

Túnel Ayrton Senna
No fim de novembro do ano passado, a Justiça de São Paulo condenou Maluf e mais seis pessoas a devolver R$ 4,9 milhões aos cofres públicos por irregularidades na construção do Túnel Ayrton Senna. Com a aplicação de multa no dobro do valor do prejuízo, a sentença subiu para pouco mais de R$ 15 milhões.
Na acusação, o Ministério Público apontou superfaturamento na obra e acusa o ex-prefeito e, seu então secretário de Obras, Reynaldo de Barros, os diretores da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) Célio Rezende Bernardes, Carlos Takashi Mitsuse e Reinaldo José de Barbosa Lima, e as empreiteiras CBPO e Constran, de serem os responsáveis.
Na época, o advogado de Maluf, Eduardo Nobre, afirmou que recorreria da sentença.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando Maluf não apoiava o governo Lula isso não acontecia. Agora só fazem isso para derrubar Lula