sexta-feira, 19 de março de 2010

Manuel Alves - lider comunitário ex-diretor do sindicato dos trabalhadores da construção civil de Belém e Ananindeua - é assassinado covardemente.

Revolta e consternação no enterro, do líder comunitário Manuel de Jesus Alves da Silva, de 54 anos, na sede da Associação de Moradores do Residencial Jardim Brasil, no Coqueiro, em Ananindeua. Ele foi assassinado com oito tiros na rua Juscelino Kubitschek no conjunto Jardim Brasil, onde morava com a família, anteontem. Após ser baleado, Manuel ainda foi socorrido por familiares, mas morreu a caminho do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE). No velório, sobre o corpo da vítima, foi colocada uma carta onde se lia, entre outras coisas, a frase: "Obrigada, seu Manuel, por tudo que fez por nós. O senhor nos deu força para lutar".

Familiares, amigos, líderes sindicais e políticos estiveram no velório do líder comunitário do conjunto Jardim Brasil. Atualmente, o conjunto possui cerca de 400 famílias. Manuel é lembrado pelos vizinhos como uma referência política e de luta. O sindicalista tinha quase 40 anos de trabalho em defesa dos direitos da comunidade.

O acusado pelo crime é um homem identificado apenas como "Luís", que estaria ameaçando a vítima. Maria do Rosário Trindade, esposa da vítima, contou que o marido ficava na frente da residência todas as noites, momento em que o assassino aproveitou para agir. "Ele havia comentado com a mulher de que estava sendo ameaçado por um homem que ligava constantemente para o celular. Ela não soube informar detalhes, mas estamos investigando para tentar chegar a esse suspeito pelo crime", afirmou um dos policiais que investiga o caso.

Emocionada, a filha do líder comunitário, Alessandra Lima, confirmou as ameaças recebidas pelo pai. "Começou há três meses. Ligavam para o celular dele e diziam que iriam ‘liquidar’ com a vida dele. Depois, as ameaças continuaram. Toda a madrugada, por volta de 1 hora, o celular tocava. Quando ele atendia, ninguém respondia. Ele ouvia apenas uma respiração do outro lado da linha, mas não falavam nada. Isso era toda noite", relatou a filha.

Alessandra disse ainda que Manuel estava preocupado com as ameaças, que tinham o objetivo de intimidá-lo. Entretanto, segundo afirmou, continuou com a lutar em favor da comunidade. "Ele nunca se intimidou, nem para políticos e nem para os sindicalistas. Não abaixou a cabeça em momento algum. Ele sempre lutou por essas famílias do Jardim Brasil e nunca desistiu de ajudar", completou.

Além de presidir associação de moradores, Manuel ocupou cargo de diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e foi dirigente municipal do Partido Comunista do Brasil (PC do B). O dirigente do partido, Paulo Fonteles, disse que a morte do sindicalista foi encomendada. Ele afirmou que Manuel enfrentou diversas dificuldades e resistências para garantir a permanência das famílias no conjunto. "Houve disputas recentes na área e ele sempre enfrentou as dificuldades. Lutou até o fim para manter essas famílias na ocupação. Esse foi um crime encomendado por causa da liderança dele na área", disse Fonteles.

Corpo foi levado para sepultamento no município de primavera

O sentimento de indignação tomou conta dos moradores e amigos de Manuel. Dezenas de pessoas foram à sede da associação prestar a última homenagem ao líder comunitário.

No final da manhã de ontem, o cortejo fúnebre saiu do conjunto Jardim Brasil, em Ananindeua, e seguiu para o o município de Primavera, localizado próximo ao município de Capanema. O corpo de Manuel foi enterrado no final da tarde no cemitério de Primavera, cidade natal do sindicalista. Manuel deixou sete filhos e a viúva Maria do Rosário Trindade.

O crime foi registrado na Seccional Urbana da Cidade Nova. Policiais civis investigam o caso, já que Manoel tinha um bom relacionamento com a vizinhança do conjunto e desenvolvia trabalhos junto à comunidade. Até o final da manhã de ontem, ninguém havia sido preso.
Fonte: Amazônia Jornal

8 comentários:

Rui Baiano Santana disse...

Conheci Manuel quando estava prestando serviços ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. Uma figura simples educada, um operário, desses que falam Chico e Vinícius em seus poemas. Sempre me falavam da preocupação, com sua segurança e a dos moradores em relação aos marginais que sempre estavam circulando no Jardim Brasil, um homem simples, desses que o socialismo recruta para lutar pelo Povo.

Infelizmente não vi no site estadual e nacional do PC do B nenhuma referência a sua morte ou homenagem.

Nossa homenagem a a Manuel.

Anônimo disse...

Mais um militante se vai....
Conheci Manoel, participei de algumas reuniões em que ele defendia com muita honra o Partido Comunista Do Brasil, sua ideologia e sentiamos o orgulho que o mesmo tinha ao falar do PC DO B.Ele era um homem simples de traços humildes e confiante em sua luta pelo Jardim Brasil, que diga-se de passagem não é recente pelo contrário é bem antiga.
Infelizmente perdemos uma grande liderança, talvez não reconhecida pelo próprio partido , já que só tem vez quem tem "canudo", ou fala bonito, ou quem se promove a custas do suor de terceiros. Por isso Baiano não houve divulgação do PC Do B em relação ao caso de Manoel, afinal.... vai minha critica... será que ele não foi tão importante quanto Newton Miranda?????

Socialista- Ananindeua

JAIR PENA disse...

Ruy coloca uma foto do manoel no blog lembro dele na epoca da ocupação do jardim brasil depois não tive mais contato.Não sabia que ele tinha sido assasinado.Mas na terça as 19h estava dirigindo na mario covas quando parou um fox na minha frente e desceram tres pessoas entre eles o Jorge Alex e pararam a 192 que vinha na pista contraria e gritaram que tinha um baleado no carro, não parei para descer e desviei e continuei.Então era o camarada que estava lá e nem imaginava que podia ser ele.Os grandes lutadores na maioria das vezes são ceifados assim.VIVA OS LUTADORES SEMPRE E JUSTIÇA É O QUE PEDIMOS.

Anônimo disse...

Mihas sinceras condolências a companheira Trindade e demais familiares pela perda de mais um comnheiro imprescindível à da luta socialista.

Toquinho

Anônimo disse...

Caro Jair não temos nenhuma foto do companheiro, fizemos uma busca no google não achamos, esses são os comapanheiros que fala chico buarque. "É uma gente que nem se ver", procurei no site do PCdoB não tinha nenhuma informação do companheiro e sobre sua morte até ontem, se tiver alguma foto ou alguém que tenha, manda via email.
abraços.

No mais, Manuel
Companheiro Manuel Alves presente!

Anônimo disse...

Cadê P PC DO B???????? se pronuncie por favor, afinal este ilustre comunista levantava a bandeira deste partido.
A........

Alessandra Lima disse...

Alessandra Lima, Filha.
Estou muito feliz em saber que meu pai é muito querido e que foi uma figura ilustri apesar de não ser um homem com um diploma em suas mãos. Mas tinha muito a ensinar e a aprender, eu mesmo aprendi bastante.
Ele sempre queria ajudar os outros, sempre se preocupava com todos a sua volta...Problemas para ele não existiam, existiam sim soluções...
Eu diferente de tenho um grande problema: DESCUBRIR QUEM TIROU MEU PAI DE MIM, POR ISSO LHES PEÇO QUE ME AJUDE A FAZER JUSTIÇA.
Pois até hoje ninguem foi preso. E eu e meus irmãos sofremos com a nossa perda.
Agradeço a todas as pessoas do PC do B que estiveram no velorio e pelo apoio que recebi. Quem quiser fotos de suas lutas é só me pedir que lhes dou.meu E-mail(alessandral.dasilva@hotmail.com)

QUEREMOS JUSTIÇA e não ficarei quieta enquanto não conseguir.

Alessandra Lima

Ceverina Lima disse...

Ceverina Lima

Obrigado por lembrar do pai dos meus filhos.
Fico muito feliz por ver essas homenagens para ele.
Que deus abençõe vc e sua familia.


Ceverina Lima