quinta-feira, 6 de maio de 2010

Esta eleição foi uma grande festa da democracia!

Esta eleição foi uma grande festa da democracia! Mais de três mil e quinhentos bancários, de um total de 4.313 sindicalizados aptos a votar, confirmaram sua opção nas urnas, o que representa mais de 80% do total de votantes. Chapa 1 tem 1870 dos votos contra 1627 da Chapa 2.

Com quase 85% do total de urnas já apuradas, é possível considerar a Chapa 1 - A Chapa da Unidade como vencedora das eleições para a nova direção do Sindicato dos Bancários do Para e Amapá para o triênio 2010/2013, tendo em vista ter contabilizado 1870 votos contra 1627 da Chapa 2 – Sindicato Livre É dos Bancários.

Esta eleição foi uma grande festa da democracia! A categoria bancária participou massivamente da eleição. Mais de três mil e quinhentos bancários, de um total de 4.313 sindicalizados aptos a votar, confirmaram sua opção nas urnas, o que representa mais de 80% do total de votantes.

A eleição foi bastante disputada e todo o processo, desde a eleição da comissão eleitoral até a apuração dos votos, foi totalmente transparente e democrática. Prova disso foi o fato de ambas as chapas terem acompanhado de perto tudo o que ocorreu nesta eleição: tiveram presença garantida na comissão eleitoral, na fiscalização das urnas, e na vigilância dos documentos da eleição.

A categoria bancária pôde testemunhar uma eleição amplamente transparente. Todo o processo de apuração dos votos foi acompanhado de perto por muitos bancários e bancárias que se fizeram presentes nas arquibancadas do ginásio de esportes do Sindicato nesses quatro dias de apuração. Além disso, tivemos uma advogada da Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará (OAB Pará), Dra. Ana Kelly, convidada para acompanhar o processo de apuração, e que constatou não haver nenhuma irregularidade que invalidasse as eleições.
Sendo assim, a categoria bancária está de parabéns e o Sindicato sai dessa eleição ainda mais fortalecido. Desejamos parabéns também aos integrantes da Chapa 1, que em breve estarão tomando posse como nova diretoria e com a responsabilidade de seguir defendendo os interesses da categoria, de maneira democrática e com o foco na luta dos trabalhadores. Assim como desejamos os parabéns aos integrantes da Chapa 2, por terem participado ativamente desta eleição.

Parcial quase final – Com 95 urnas apuradas, o que representa 85% do total de urnas da eleição, a última parcial da apuração, finalizada às 03h50 da madrugada desta quinta-feira foi a seguinte:

Total de urnas da eleição: 112
Total de urnas apuradas: 95
CHAPA 1 – 1870 (54%)
CHAPA 2 – 1627 (47%)
Fonte: Bancários PA/AP
Fonte Sindicato dos Bancários

12 comentários:

Na Ilharga disse...

Consumado o resultado, é hora de desarmar os espíritos e companheiros voltarem a tratar-se como tal. Nada de execrações públicas, rasteiras ou ódio acumulado.
Que o episódio sirva de lição a todos os companheiros para mostrar que nós passamos, mas o partido fica. Como instrumento de transformação de uma sociedade escravocrata, arcaica e desigual; Para uma que aponta o surgimento de um povo solidário, próspero e feliz.

Marlon George disse...

Caro Jorge, concordo com voce, pois o que aconteceu nos bancarios foi uma licao para nos. E que a disputa e salutar em uma democracia. Continuo respeitando os companheiros como amigos e sabendo da relevancia de cada um na transformacao de uma sociedade justa e igualitaria.
Um abraco.
Marlon

Anônimo disse...

Grande comentário do blog Na Ilharga, esse é, sem dúvida, o próximo grande desafio. Até bem pouco tempo apenas o SINTEPP era considerado o sindicato, que ia a luta, que enfrentava os interesses da categoria. Me parece que o sindicato dos bancários sai fortalecido nesse processo, onde se estabeleceu uma disputa pelo comando da entidade, embora deva ter havido excessos, até desnecessários, concordo também que o grande desafio é desarmar os espíritos e organizar as lutas do sindicato dos bancários, até porque, camaradas se resolverem ir pelo caminho da disputa interna, dos expurgos políticos, das execrações públicas, esse será o pior dos mundos, significará jogar por terra toda essa mobilização que trouxe ao voto mais de 80% da categoria. Lembrem-se os comandantes sejam os vitoriosos desse processo, sejam os derrotados eleitoralmente, mas que fazem parte da luta real da categoria que, o inimigo está lá fora é o sistema financeiro que alfere lucros vultosos, que acumula mais valia, que explora os companheiros bancários e todos os trabalhadores e que opta por afirmar que o rei "mercado" é quem dá as cartas no sistema capitalista. Portanto, ficar gastando energia em luta política interna é tudo aquilo que interessa ao sistema que infelicita, humilha, emprobrece a vida de milhares de pessoas e, ainda corações e mentes daqueles que são ou se acham a vanguarda do movimento.
Um grande abraço aos vencedores, que tenham o amadurecimento e a capacidade de unificar as lutas da categoria.

Anônimo disse...

apesar o resultado,a chapa 2 mostrou sua força com a expressiva votaçao que tever, tendo em vista o grande amparato estrutural que a chapa ds composta tbm por outro setores tinham ao seu dispor.infelizmente ainda vamos ter que conviver com um sindicato amarrado ao aparelho do estado, preocupado apenas na defesa do mesmo em detrimento a classe trbalhadora dos bancarios.

Simao Boliva

Anônimo disse...

É Sr. Marlon nada melhor que uma derrota para refletir, seu posicionamento na eleição e suas matérias raivosas no seu blog foi pra lá de PSTU.

Um "desses" amigos que vc. fala.

Marlon George disse...

Ao anônimo das 07:42
Tudo indica que você não entendeu o processo da eleição dos bancários. Não me considero um derrotado; pelo contrario. A chapa 2 saiu “vitoriosa”, pois disputou uma eleição desigual; onde toda a estrutura da maquina estava com eles. Posso citar a Artban, CSD, CUT, CONFRAF, FETECCN, gerentes de bancos, mais de 30 sindicalistas bancários de vários estados, como Brasilia, São Paulo, RJ, MT liberados aqui em Belem, fazendo campanha; enquanto tínhamos 2 pessoas liberadas(Eu e a Katia). Alem disso, eles tinham o aparelhamento do Estado. Com tudo isso, a chapa 1 teve 1.870 votos e a nossa chapa 1.627 votos, ou seja, ganharam por uma diferença de 243 votos. So você que diz que foi uma derrota.
Kakakakakakak
Ah! Ganhamos nas 3 urnas do BASA, onde eu trabalho!

Anônimo disse...

Ei Marlon vc. não é da DS? houve realmente uso da maquina do Estado?
queremos saber companheiro.

Marcus do PSTU

Anônimo disse...

esse Marlon realmente é um babaca.... perde a eleição, depois de um bando de mentira que a turma (ou quadrilha dele) fez. Aliaram PSTU, PSOL, defecção da DS/PT, defecção da Articulação/PT, PSB e ainda com apoio do Jader, da edilsa Fontes e Sandra Batista, não conseguiram nada kkkk

Anônimo disse...

Meu caro Marlon,
Esse é o pior debate que você pode optar por travar, na linha do "bateu levou", aceitando provocações descabidas, fazendo afirmações impensadas e inconsequentes, atacando sem refletir as consequências... velho não se joga a "bacia, a água e o menino dentro". Concordo com você a derrota eleitoral não significa necessariamente derrota política, mas entrar nessa linha denuncista inconsequente estabelece para você dois caminhos o do expurgo e execração pública por parte do grupo vencedor ou o da discussão política, do diálogo com a categoria e do bom combate na luta real da categoria. Até porque camarada, existe uma chapa vencedora que não é a sua e serão eles que comandarão o sindicato nos próximos anos e você por ser expressão pública respeitada, não pode travar as lutas do PSTU. Velho vamos combinar esses caras, sempre estiveram e estaram na linha do tanto pior melhor, esse povo é gueto e não vai passar disso, ou seja, companheiro perda total de tempo e você tem responsabilidade sobre sua categoria e não pode e não deve jogar fora toda sua história de luta e de vida ao lado desses caras. Meu caro, você tá de brincadeira, esses caras não vão a lugar nenhum, o que eles representam nos "aparelhos" em que eles estão, quem são eles para julgar ou criticar outros setores de outros partidos. Camarada a eleição acabou vamos baixar a adrenalina e racionalizar os próximos passos, temos uma luta muito grande pela frente e essas figuras não cerraram fileiras junto conosco.
Abraços e saudações socialistas!!!

Anônimo disse...

Ao anonimo das 8:37
Nao responderei a voce, pois pela sua liguagem percebe-se que voce nao cultura e nem e bancario!!!
Marlon

Anônimo disse...

Ao anonimo das 05:26
Irei refletir com suas palavras.
Um abraço.
Marlon
obs.: posso saber quem e voce...

Anônimo disse...

Pelo que disse ao anonimo das 8:30, o senhor Marlon só conversa com bancário, então está explicado a sua derrota, não serve para representar a categoria, não entende nada de democracia política. Esse Marlon é mesmo um energúmeno, atira para todo lado e faz afirmações duvidosas, vai ser ruim assim pra lá.