quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ganso filho de Ananindeua na Seleção Brasileira


Conheça como foi a infância de Ganso, o craque do Santos e queridinho da vizinhança desde pequeno, o educado Ganso é hoje a maior celebridade de Ananindeua (PA)



Paulo Henrique Ganso é, hoje, a celebridade de Ananindeua, sua cidade natal, localizada na Região Metropolitana de Belém (PA). O título cabe não apenas por ser uma das maiores revelações do futebol brasileiro nas últimas décadas. O camisa 10 do Santos tem algo a mais, que o diferencia de outros boleiros de carreira meteórica. Ganso não mudou: é o mesmo menino humilde e tímido de anos atrás. E prova isso quando volta às suas origens.

Antes de ser ídolo nacional, Henrique, como é chamado no bairro Cidade Nova II, já era o queridinho da vizinhança. Primeiro, pelo bom comportamento, educado como dona Creuza, sua mãe, o ensinou. Também pelo que já fazia com a bola nos pés. Louco por futebol desde pequeno, contagiava com o sorriso aberto que exibia ao correr pela Rua W-18, na qual viveu toda a sua infância.

Ganso nunca passou por dificuldades financeiras. Júlio, o pai que o criou, trabalhava na Petrobras e garantia uma condição estável à família, com casa própria e bom ensino para os filhos. Esse, no entanto, não foi o motivo que levou o jogador a preservar seus valores, mesmo diante de salário próximo de R$ 160 mil mensais.
Henrique ouviu em casa e de pessoas próximas que não poderia esquecer suas raízes. Diziam isso como receita para o sucesso. Desde que se mudou para Santos, em 2005, ele volta todo mês de dezembro a Ananindeua. Visita parentes, almoça com amigos e, mais importante, sente-se em casa.

Moradora mais antiga da Rua W-18, dona Piedade abre largo sorriso para falar do astro. Há 35 anos no local, diz que Ganso foi à sua casa no fim do ano:

– É o mesmo que dizia para ter cuidado com as plantas (risos).

O jogador é figura certa na já tradicional pelada anual da rua – o solteiros contra casados. Na última, Ganso jogou, brincou e se divertiu, mas não deixou sua marca. Não quis roubar a cena. Preferiu que a festa fosse de todos.

Tímido e boleiro também na vida escolar

Paulo Henrique nunca foi de dar trabalho na escola. Pelo contrário: era um garoto tímido, comprometido e de boas notas. Enquanto viveu em Ananindeua, estudou sempre próximo de casa.

Boa parte de sua infância se passou no Centro Educacional Emília, no qual cursou da 1ª à 6ª Séries. Durante o período em que estudou lá, ainda estava distante do sonho de ser jogador. Mesmo assim, ficou lembrado por sua íntima relação com o futebol.

– Ele era tímido, mas não se escondia. Ainda mais quando se tratava de futebol. Ele sempre trazia a bola na mochila, para brincar na hora do lanche – comentou Ozete Menezes, diretora da escola.

Ganso sempre manteve as boas notas, mas caiu de rendimento quando passou a se dedicar cada vez mais ao futebol. Entre os pontos negativos do histórico escolar do jogador algo um tanto impensável: na 5ª Série, ficou de recuperação bimestral em Educação Física. Tirou 5,8. Apesar do contratempo, começou o ano seguinte na 6ª Série.

Com a palavra, Ozete Menezes, diretora do Centro Educacional Emília:

"Lembro-me muito bem do tempo em que Paulo Henrique estudou aqui. Naquela época, o bairro ainda estava crescendo, mudou muito desde então. Ele chegou muito novo, era bem tímido. Aliás, sempre foi. Mas ele também não se escondia, não deixava de se soltar. Era um garoto participativo, nota dez mesmo.

Desde pequeno, ele sempre mostrou também que levava jeito para o futebol. Trazia sua bola todo dia. Brincava na hora do lance e nas aulas de Educação Física.

Dava para ver que o sonho dele era ser jogador de futebol. E isso foi fazendo parte dos planos do Paulo Henrique conforme ele foi crescendo. Mas ele nunca deixou a escola de lado. A família nunca permitiu. Sabiam que, para o bem do futuro dele, ele não podia se esquecer dos estudos, da educação. Ele está no caminho certo."


5 comentários:

Lígia Saavedra disse...

Caramba, amigo! Até que enfim o Brasil vai ter notícias de que existe algo de bom aqui em Ananindeua.
Pois ultimamente não tinhamos mesmo nada de que pudéssemos nos orgulhar.
E por mais que aqui vivam milhares de pessoas honestas e trabalhadoras, o que a mídia nacional mostra todos os dias são os assaltos com refém, menor baleada, estupro nas cadeias e por aí.

Fomos salvos pelo Ganso.

A ele muito sucesso e para nós, que Deus nos Guie e ilumine nosso voto nas próximas eleições.

Um abraço

Anônimo disse...

Só fico triste que o Ganso quando vem visitar sua terra Natal não tenha um estadio para bater uma pelada, não é Helder Barbalho?

Vlado Cruz Morador daCidade Nova 2.

Jadson disse...

Companheiro Rui, só pra deixar registrado: o Sócrates, ex-craque de bola e hoje comentarista e cidadão respeitado, declarou em recente entrevista na revista Caros Amigos que Ganso - que agora sei ser filho de nossa Ananindeua - é, atualmente, disparado, o melhor jogador de futebol do Brasil.

Anônimo disse...

GANSO VC JOGA MUITO PARABENS!!!!! MAIS VC EH MUITO FEIO E O SEU TIME EH UMA PORCARIA E A TORCIDA SO TEM FUBAZADA.

Anônimo disse...

NOSSA !!!!!!!!COMO VC EH FEIO !!!!!!