segunda-feira, 7 de maio de 2012

Crime ambiental em Ananindeua. Quem vai pagar por isso?

                                                                                              Foto Rui Baiano Santana
Morador do condomínio Viver Ananindeua, construído pela INPAR, denunciou a construtora na SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananindeua) e no Ministério Público,  devido a um crime ambiental que ocorre nesse condomínio: os  resíduos do sistema de tratamento de esgoto são jogados em um igarapé que passa dentro do condomínio, causando um forte odor de fossa, o que torna o ambiente insalubre para seus moradores, de acordo com a denúncia.


Quem vai pagar por isso?

Estamos vendo em Ananindeua a construção de condomínios e prédios de uma forma desordenada. Ananindeua só tem 2% de tratamento de esgoto. A gestão Pioneiro fez a política de asfaltamento pelo voto, e não fez o que deveria ser feito: criar um sistema de infraestrutura e de esgotamento sanitário. Por isso temos hoje uma cidade onde qualquer chuvinha que cai vira um rio.

Por outro lado, a gestão Helder Barbalho vem liberando o alvará  para essas construções, sem um mínimo de preocupação com o meio ambiente e a capacidade do esgotamento sanitário. Temos também os casos dos postos de combustíveis que estão aparecendo em todas esquinas de Ananindeua, assunto já denunciado pelo blog.

A pergunta é: esses gestores vão ser responsabilizados pelos danos ao meio ambiente? Ou a conta vai ficar para o cidadão de Ananindeua pagar por gerações e gerações?

8 comentários:

Anônimo disse...

Pergunte ao Felipe bastos se ele tem algo a dizer?

alice disse...

Infelizmente é assim, grande parte dessas empresas não estão nem aí para o meio ambiente, so tem interesse no lucro, independente de qualquer coisa. Cabe dencuncias como essas para que empresas desse porte respeitem mais o cidadão e o meio ambiente! so base da porrada mesmo....

alice disse...

Infelizmente é assim, grande parte dessas empresas não estão nem aí para o meio ambiente, so tem interesse no lucro, independente de qualquer coisa. Cabe dencuncias como essas para que empresas desse porte respeitem mais o cidadão e o meio ambiente! so base da porrada mesmo....

Marí disse...

Infelizemente é assim MESMO. Rui, posta também a situação do outro condomínio que está sendo construído em cima de um antigo lixão. Lá, na estrada do Guajará, entre a Estrada do Curuçambá e a Transcajuí. Eu tenho fotos da área antes da construção do condomínio. É uma vergonha!!!! Será que quem está comprando os apart sabe que vai morar em cima de um lixão?

Anônimo disse...

Em terras ananins é assim mesmo, a população que vota, continua votando nestes "caras de pau", são condominios espalhados pra tudo que é lado, o que importa mesmo é a grana da licença "AMBIENTAL" se observarmos este condominio é bem na ilharga das secretarias de meio ambiente, habitação e segurança, mas o que vermos é so a defesa do "SEU". NÃO EXISTE A PREOCUPAÇÃO COM A NATUREZA E MUITO MENOS COM A POPULAÇÃO, exemplo disso é aquele condominio construido no antigo ipanema, onde aterram a nascente, mas a mãe natureza ira cobrar!!!!!!!
Felícia

Anônimo disse...

Cade A Leia Esposa do Favacho candidato as prévias com o apoio do Puty. que trabalha na secretária de meio ambiente e não da um piu.

Castro.

Anônimo disse...

Se o Parque Ambiental foi construido so com restos de material que a CIRELA deu e mais 350.000,00. que foram pra onde eu não sei só sei que me contaram assim.
Chicó.

Noeli Domingos Bueno disse...

Muito bom a proposta de fazer a semana do Meio Ambiente mas aqui faço uma denúncia que aqui no Icuí no final da Rua PAulo Assunção (entrada do Sitio do Elizeu) tem uma lixeira à beira do braço do rio "criada" pela prefeitura de Ananindeua, inclusive lixo hospitalar, isso é crime ambiental que deve ser denunciado. Convido esta secretaria de meio ambiente para vir fazer uma visita e resolver este grave problema de crime ambiental. Até os peixes estão morrendo. O povo do Icuí está recoltado com esta situação. O meio ambiente deve ser defendido tambémaqui no icuí, pois até hoje este bairro continua a fazer parte desta prefeitura. Agurado um retorno desta secretaria.... Fone: 3295-34-94 ou 9191 0080 (Pastoral Social do icuí)